Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Resenha | Terra AmaldiƧoada de Douglas Lobo


O tempo corre de maneira diferente no campo e na cidade, enquanto nas grandes metrópoles os segundos se esvaem em congestionamentos e situações estressantes, o ambiente rural estÔ imerso em um nevoeiro atemporal de morosidade que atrasa o caminhar do ponteiro dos relógios, alimentando a sensação de que o dia possui o dobro das horas que realmente tem. Essa diferença é mais notÔvel durante a noite, na cidade o silêncio noturno é formado por uma cacofonia de vozes de pedestres, barulhos de automóveis e todos aqueles sons que marcam o adormecer cosmopolita.

JĆ” no campo este silĆŖncio estĆ” envolto em uma aura sobrenatural, a noite em uma fazenda Ć© o momento em que a realidade Ć© engolida pela escuridĆ£o e a opressora tranquilidade da calada da noite parece esconder gritos mudos de horror e tensĆ£o. A quietude rural Ć© formada por um coral de insetos que Ć s vezes segue o ritmo de uma orquestra infernal e nĆ£o lhe dĆ” sossego,  em outras se cala repentinamente obliterada pelo urro de algum animal desconhecido. Nesse ambiente a mente esquece as linhas que separam o real do lendĆ”rio, criaturas que fazem parte do folclore ganham formas atravĆ©s das sombras, Ć© neste momento onde a loucura e a sanidade se mesclam, que o lugar que vocĆŖ conhece torna-se uma terra amaldiƧoada. 

Douglas Lobo consegue recriar com perfeição todo esse cenĆ”rio mĆ­tico do interior, onde o saber das crendices populares Ć© mais aceito do que as explicaƧƵes cientĆ­ficas, de um modo que o leitor sente-se inserido dentro da estória, mais do que isso, representa bem o saudosismo de "tempos mais simples", atravĆ©s de um olhar atual que contextualiza o efeito que as inovaƧƵes tecnológicas tiveram na vida do homem comum do campo. 

HÔ uma importante crítica social escondida atrÔs das linhas sobrenaturais do texto, o assassinato em massa da agropecuÔria familiar através do advento das grandes empresas alimentícias. Falo isso por experiência própria, hÔ quinze anos meu avÓ gerenciava uma fazenda aviÔria onde criava frangos para o abate, juntamente com os fazendeiros vizinhos perfaziam quase metade da demanda de uma grande empresa no ParanÔ.

Ano passado ao retornar Ć  sua fazenda fiquei chocado ao descobrir que mais de noventa por cento dos "galinheiros" faliram, a bela visĆ£o de um rico pedaƧo de floresta que povoava a horizonte foi destruĆ­da para dar lugar a moderno e automatizado incubatório, onde as aves sĆ£o especialmente selecionadas e alimentadas com raƧƵes transgĆŖnicas para engordar rapidamente. Ɖ praticamente uma "matrix" aviĆ”ria. Enquanto os bairros pobres nas margens das cidades aumentam para todos os lados, por causa do ĆŖxodo rural, as  as pequenas propriedades rurais sĆ£o engolidas por plantaƧƵes e pastos gigantescos. Gostei bastante  do modo utilizado pelo autor para explorar essa relação entre a necessidade moderna e a tradição familiar, que serviu de base para a inserção do sobrenatural.
 
Terra AmaldiƧoada explora a raiz  folclórica do mito do lobisomem, nĆ£o a figura europeia demonizada pelos jesuĆ­tas dentro das tradiƧƵes indĆ­genas, mas sim a própria manifestação bestial e selvagem da natureza, o protetor sanguinĆ”rio que nĆ£o distingue meio termos na  busca por vinganƧa. No livro o protagonista retorna a sua cidade natal após se decepcionar com a vida em uma grande metrópole, seu intuito Ć© recarregar as forƧas em um ambiente familiar com a ajuda de seus conhecidos e parentes, mas que encontra ao voltar, no entanto, Ć© totalmente diferente daquela imagem idĆ­lica que estava impressa em sua mente.

A opulĆŖncia dos fazendeiros foi substituĆ­da pelas ruĆ­nas causadas pelos tentĆ”culos da automatização, a antiga mĆ”quina provinciana de existĆŖncia estĆ” desgastada e modo de vida moderno engole os trabalhadores, com a popularização da educação ninguĆ©m mais quer ser apenas um peĆ£o recebendo ordens quando pode ser um engenheiro ou advogado na cidade grande. Em meio a essa transformação social, estĆ£o os cruĆ©is e misteriosos assassinatos de grandes fazendeiros na regiĆ£o, seus corpos sĆ£o encontrados dilacerados com uma brutalidade animalesca, assim como suas criaƧƵes que  jazem estripadas nos campos.

Segredos pútridos do passado surgem à tona infectando a população com medo. Quando a pilha de cadÔveres começa a aumentar e a polícia não possui nenhuma pista do suposto criminoso, os sussurros que falam de uma maldição ancestral aumentam, aquilo que parecia ser apenas mais uma lenda se prova real.

A narrativa de Douglas Lobo Ć© Ć”gil, as cenas sĆ£o bem construĆ­das e a leitura Ć© rĆ”pida e prazerosa, Terra AmaldiƧoada nĆ£o Ć© um livro que se propƵe a assustar o leitor, embora consiga arrancar arrepios com algumas cenas sangrentas, como a vĆ­vida descrição da luta de vida e morte de um personagem que tem sua cabeƧa abocanhada pela criatura, os segundos de lucidez antes da decapitação sĆ£o angustiantes,  Ć© uma obra bastante reflexiva. 

O sobrenatural serve como base para discutir vĆ”rios assuntos tabus, como o estupro, o preconceito, alĆ©m de outras questƵes sociais que envolvem o meio rural, como a reforma agrĆ”ria por exemplo. Terra AmaldiƧoada consegue prender todo o tipo de leitor, desde aquele que procura uma boa e velha história sangrenta de terror e aquele que busca algo alĆ©m, com cenĆ”rios fantĆ”sticos e uma prosa agradĆ”vel, ótima escolha para uma noite de lua de cheia. 

  Terra AmaldiƧoada (2015) | Ficha TĆ©cnica 
   Autor: Douglas Lobo
   Editora: Independente
   PĆ”ginas: 165 pĆ”ginas
   Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentƔrio

6 ComentƔrios

  1. Nossa, fiquei super curiosa para ler esse livro! minha lista de leituras só aumenta... Ɠtimo post!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba, adorei aqui! Ɖ o primeiro blog voltado ao terror/suspense que realmente parece ser interessante que eu encontro, hahaha
    Com certeza acompanharei aqui.
    Vi ali no gadget do skoob que vocĆŖ estĆ” lendo O Perfume, espero que goste, ele Ć© um dos meus livros favoritos em disparada!

    AbraƧos,
    Controle LiterƔrio

    ResponderExcluir
  3. OlÔ Rafa! Me interessei muito pelo livro mas não consigo achar pra comprar a versão física, só tÓ achando em formato e-book. Vc sabe aonde posso encontrÔ-lo?

    ResponderExcluir
  4. T. H., aqui é o autor. Você pode comprar a edição física aqui: http://www.amazon.com.br/Terra-Amaldicoada-Douglas-Lobo/dp/8544802192/ref=tmm_pap_title_0

    ResponderExcluir
  5. Tem na Estante Virtual tambƩm: http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=Terra+Amaldi%E7oada+

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse, mais no momento estou mega envolvida com a Dollanganger serie de V.C. Andrews, que recomendo muito.

    ResponderExcluir