
O tempo corre de maneira diferente no campo e na cidade, enquanto nas grandes metrópoles os segundos se esvaem em congestionamentos e situações estressantes, o ambiente rural estÔ imerso em um nevoeiro atemporal de morosidade que atrasa o caminhar do ponteiro dos relógios, alimentando a sensação de que o dia possui o dobro das horas que realmente tem. Essa diferença é mais notÔvel durante a noite, na cidade o silêncio noturno é formado por uma cacofonia de vozes de pedestres, barulhos de automóveis e todos aqueles sons que marcam o adormecer cosmopolita.
JÔ no campo este silêncio estÔ envolto em uma aura sobrenatural, a noite em uma fazenda é o momento em que a realidade é engolida pela escuridão e a opressora tranquilidade da calada da noite parece esconder gritos mudos de horror e tensão. A quietude rural é formada por um coral de insetos que às vezes segue o ritmo de uma orquestra infernal e não lhe dÔ sossego, em outras se cala repentinamente obliterada pelo urro de algum animal desconhecido. Nesse ambiente a mente esquece as linhas que separam o real do lendÔrio, criaturas que fazem parte do folclore ganham formas através das sombras, é neste momento onde a loucura e a sanidade se mesclam, que o lugar que você conhece torna-se uma terra amaldiçoada.
Douglas Lobo consegue recriar com perfeição todo esse cenĆ”rio mĆtico do interior, onde o saber das crendices populares Ć© mais aceito do que as explicaƧƵes cientĆficas, de um modo que o leitor sente-se inserido dentro da estória, mais do que isso, representa bem o saudosismo de "tempos mais simples", atravĆ©s de um olhar atual que contextualiza o efeito que as inovaƧƵes tecnológicas tiveram na vida do homem comum do campo.
HĆ” uma importante crĆtica social escondida atrĆ”s das linhas sobrenaturais do texto, o assassinato em massa da agropecuĆ”ria familiar atravĆ©s do advento das grandes empresas alimentĆcias. Falo isso por experiĆŖncia própria, hĆ” quinze anos meu avĆ“ gerenciava uma fazenda aviĆ”ria onde criava frangos para o abate, juntamente com os fazendeiros vizinhos perfaziam quase metade da demanda de uma grande empresa no ParanĆ”.
Ano passado ao retornar Ć sua fazenda fiquei chocado ao descobrir que mais de noventa por cento dos "galinheiros" faliram, a bela visĆ£o de um rico pedaƧo de floresta que povoava a horizonte foi destruĆda para dar lugar a moderno e automatizado incubatório, onde as aves sĆ£o especialmente selecionadas e alimentadas com raƧƵes transgĆŖnicas para engordar rapidamente. Ć praticamente uma "matrix" aviĆ”ria. Enquanto os bairros pobres nas margens das cidades aumentam para todos os lados, por causa do ĆŖxodo rural, as as pequenas propriedades rurais sĆ£o engolidas por plantaƧƵes e pastos gigantescos. Gostei bastante do modo utilizado pelo autor para explorar essa relação entre a necessidade moderna e a tradição familiar, que serviu de base para a inserção do sobrenatural.
Terra AmaldiƧoada explora a raiz folclórica do mito do lobisomem, nĆ£o a figura europeia demonizada pelos jesuĆtas dentro das tradiƧƵes indĆgenas, mas sim a própria manifestação bestial e selvagem da natureza, o protetor sanguinĆ”rio que nĆ£o distingue meio termos na busca por vinganƧa. No livro o protagonista retorna a sua cidade natal após se decepcionar com a vida em uma grande metrópole, seu intuito Ć© recarregar as forƧas em um ambiente familiar com a ajuda de seus conhecidos e parentes, mas que encontra ao voltar, no entanto, Ć© totalmente diferente daquela imagem idĆlica que estava impressa em sua mente.
A opulĆŖncia dos fazendeiros foi substituĆda pelas ruĆnas causadas pelos tentĆ”culos da automatização, a antiga mĆ”quina provinciana de existĆŖncia estĆ” desgastada e modo de vida moderno engole os trabalhadores, com a popularização da educação ninguĆ©m mais quer ser apenas um peĆ£o recebendo ordens quando pode ser um engenheiro ou advogado na cidade grande. Em meio a essa transformação social, estĆ£o os cruĆ©is e misteriosos assassinatos de grandes fazendeiros na regiĆ£o, seus corpos sĆ£o encontrados dilacerados com uma brutalidade animalesca, assim como suas criaƧƵes que jazem estripadas nos campos.
Segredos pĆŗtridos do passado surgem Ć tona infectando a população com medo. Quando a pilha de cadĆ”veres comeƧa a aumentar e a polĆcia nĆ£o possui nenhuma pista do suposto criminoso, os sussurros que falam de uma maldição ancestral aumentam, aquilo que parecia ser apenas mais uma lenda se prova real.
A narrativa de Douglas Lobo Ć© Ć”gil, as cenas sĆ£o bem construĆdas e a leitura Ć© rĆ”pida e prazerosa, Terra AmaldiƧoada nĆ£o Ć© um livro que se propƵe a assustar o leitor, embora consiga arrancar arrepios com algumas cenas sangrentas, como a vĆvida descrição da luta de vida e morte de um personagem que tem sua cabeƧa abocanhada pela criatura, os segundos de lucidez antes da decapitação sĆ£o angustiantes, Ć© uma obra bastante reflexiva.
O sobrenatural serve como base para discutir vÔrios assuntos tabus, como o estupro, o preconceito, além de outras questões sociais que envolvem o meio rural, como a reforma agrÔria por exemplo. Terra Amaldiçoada consegue prender todo o tipo de leitor, desde aquele que procura uma boa e velha história sangrenta de terror e aquele que busca algo além, com cenÔrios fantÔsticos e uma prosa agradÔvel, ótima escolha para uma noite de lua de cheia.

Terra AmaldiƧoada (2015) | Ficha TƩcnica
Autor: Douglas Lobo
Editora: Independente
PƔginas: 165 pƔginas
Compre: Amazon
Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)
6 ComentƔrios
Nossa, fiquei super curiosa para ler esse livro! minha lista de leituras só aumenta... Ćtimo post!
ResponderExcluirLeitora Compulsiva
http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/
Caramba, adorei aqui! Ć o primeiro blog voltado ao terror/suspense que realmente parece ser interessante que eu encontro, hahaha
ResponderExcluirCom certeza acompanharei aqui.
Vi ali no gadget do skoob que vocĆŖ estĆ” lendo O Perfume, espero que goste, ele Ć© um dos meus livros favoritos em disparada!
AbraƧos,
Controle LiterƔrio
OlĆ” Rafa! Me interessei muito pelo livro mas nĆ£o consigo achar pra comprar a versĆ£o fĆsica, só tĆ“ achando em formato e-book. Vc sabe aonde posso encontrĆ”-lo?
ResponderExcluirT. H., aqui Ć© o autor. VocĆŖ pode comprar a edição fĆsica aqui: http://www.amazon.com.br/Terra-Amaldicoada-Douglas-Lobo/dp/8544802192/ref=tmm_pap_title_0
ResponderExcluirTem na Estante Virtual tambƩm: http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=Terra+Amaldi%E7oada+
ResponderExcluirQuero muito ler esse, mais no momento estou mega envolvida com a Dollanganger serie de V.C. Andrews, que recomendo muito.
ResponderExcluir