Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

A Coleção Negra da editora Record

Esta página pretende relacionar todos os romances e antologias policiais, de suspense e noir da Coleção Negra da editora Record.
 
Em processo de construção....
Última atualização: 31/03/2021



1997

Noir Americano, organização de Peter Haining

Os criminosos mais perversos, os detetives mais durões e as mulheres mais sensuais e perigosas estão reunidos nesta antologia que traz o melhor da ficção policial americana. De Raymond Chandler, Dashiell Hammett e James M. Cain, que representam as raízes da literatura 'noir' , ao revolucionário diretor e roteirista Quentin Tarantino, passando pelo mestre do horror Stephen King, todos mergulham no mundo do crime para criar tramas cheias de ação com muitos tiros, sopapos, mentiras, sedução, corrupção e tiradas de efeito.

Série Quarteto de Los Angeles 3
Los Angeles, Cidade Proibida de James Ellroy
[Resenha | Compre]

Los Angeles, início dos anos 50. A cidade convive com mafiosos, assassinos e tiras corruptos. Um deles dá um banho num chefão do crime organizado - rouba 12 quilos de heroína, 150 mil dólares e a amante do marginal. Acaba, evidentemente, com o corpo recheado de chumbo perto da fronteira mexicana. Mas nem o dinheiro, nem a droga, nem a mulher são encontrados. E mesmo um ano depois, continuam sendo um prêmio cobiçado por marginais de toda espécie.

1998

Trilogia Submundo Americano (Underworld USA) 1
Tablóide Americano de James Ellroy
[Resenha | Compre]

John Kennedy é um político pouco talentoso que não resiste a um rabo-de-saia. Howard Hughes, um paranoico drogado. Sinatra, traído pela mulher Ava Gardner, participa de festinhas de embalo. Quando vistas pelos olhos de James Ellroy em Tablóide americano, nenhuma dessas ou qualquer outra figura da política ou do showbiz americano escapa incólume. No primeiro livro da trilogia Submundo USA, o consagrado autor de Los Angeles — cidade proibida reconta a história americana recente de uma maneira bem particular, não deixando pedra sobre pedra.

Sob o Sol da Califórnia de Robert Crais
[Resenha | Compre]

Elvis Cole, brilhante criação de Robert Crais, é o representante nos anos 90 da linhagem de detetives clássicos como Philip Marlowe e Sam Spade. Em Sob o sol da Califórnia , o investigador durão, dedicado e ostensivamente heterossexual é contratado para descobrir se uma policial teria forjado provas para incriminar um milionário acusado de matar a mulher. À medida que se envolve no caso, Elvis defronta-se com os piores elementos da Los Angeles de final de século - assassinos, policiais e advogados inescrupulosos.

Série Dave Robicheaux 3
Negro e Amargo Blues de James Lee Burke
[Resenha | Compre]

O detetive aposentado Dave Robicheaux não quer mais saber de violência. Vive sossegado com a pequena filha adotiva alugando barcos e vendendo isca para pescadores nos rios da Louisiana. Mas o reencontro com o amigo Dixie Lee Pough - um velho astro do rock dos anos 50, alcoólatra e envolvido com traficantes - em uma noite de chuva é o início de um turbilhão de fatos que coloca Dave novamente no centro de uma trama perversa de crime e vingança, na qual a vida humana pouco vale ao lado de uma montanha de dólares.

1999

Noturnos de Hollywood de James Ellroy
[Resenha | Compre]

Este livro é composto de sete histórias com muita violência, pouca moral e a quantidade exata de estilo noir: a novela "O blues de Dick Contino" e os contos "Do passado"; "High Darktown"; "Disque Axminster 6-400"; "Já que não tenho você"; "Serviço fácil e rendoso" e "Canção tórrida". Feita de páginas e páginas de sexo, sangue, pancadaria, drogas, bravatas e ganância.

Série Noir Europeu
Série Comissário Montalbano 1
A Forma da Água de Andrea Camilleri
[Resenha | Compre]

A história se passa na pequena cidade natal de Montalbano, Vigáta, na Sicília, onde um grande terreno na periferia da cidade foi transformado num paraíso para drogados e prostitutas desde que o ministro do interior transferiu para o lugarejo um enorme contingente militar. Neste terreno, dois jovens encontram, entre as muitas camisinhas usadas que recolhem diariamente, o corpo do engenheiro Luparello, cacique da política local. Os dois correm para dar a notícia ao comissário Salvo Montalbano, que faz de tudo para descobrir a verdade, mesmo lutando contra a insuficiência das leis e a impotência do Estado italiano diante dos negócios político-mafiosos.

2000

Série Lincoln Rhyme 1
O Colecionador de Ossos de Jeffery Deaver
[Resenha | Compre]

Criminologista brilhante, Lincoln Rhyme é um gênio da investigação médica forense. No entanto, sua carreira é interrompida por um terrível acidente, que o deixa tetraplégico. Mas mesmo completamente arrasado física e emocionalmente, ele acaba se defrontando com o maior caso de sua vida: um assassino diabólico que ataca vítimas inocentes nas ruas de Nova York. Rhyme é o único que pode detê-lo, mas para isso terá de colocar a bela detetive de polícia Amélia Sachs, que o ajuda a desvendar um labirinto de pistas para tentar evitar o próximo crime hediondo do Colecionador de Ossos. A corrida contra o relógio transforma-se em uma batalha de inteligência à medida que Rhyme penetra, passo a passo, na mente do louco.

Série Quarteto de Los Angeles 1
Dália Negra de James Ellroy
[Resenha | Compre]

James Ellroy, o maior escritor policial da atualidade, tem um passado tão barra pesada quanto o dos personagens de seus romances. O autor foi um garoto sofrido nas ruas de Los Angeles. Sofria com o fracasso do pai e a devassidão da mãe. Mas tudo piorou muito quando ela foi encontrada morta, em um terreno baldio, com marcas violência sexual. James não escapou de um destino triste. Virou delinquente e viciado, vivendo como mendigo pelas ruas da Califórnia até descobrir a literatura. Impressionado pela morte da mãe, James transferiu traumas, preocupações e curiosidade para um assassinato muito parecido. Uma jovem encontrada em circunstâncias semelhantes com a de sua mãe, que ganhou manchetes de jornais como a Dália Negra. Obcecado, Ellroy pesquisou o caso a fundo. E, quando percebeu, estava com um romance prontinho em sua cabeça. 

Série Quarteto de Los Angeles 4
Jazz Branco de James Ellroy
[Resenha | Compre]

Uma investigação federal ameaça desmontar uma poderosa rede de corrupção na polícia de Los Angeles. Por causa de ligações com todo o tipo de bandidos, o tenente Dave Klein, um advogado que trocou os tribunais pela vida de tira, percebe que está com os dias contados. Tornou-se um incômodo tanto para o crime organizado quanto para a instituição. Temendo virar bode expiatório da polícia, Klein precisa usar todas as armas que encontrar para tirar seu pescoço da reta, mesmo que, para isso, tenha de infringir outras leis. 

Série Noir Europeu
Rios Vermelhos de Jean-Christophe Grangé
[Resenha | Compre]

A cena é macabra: um corpo é encontrado nu e todo mutilado nos arredores de uma cidadezinha universitária francesa. Apenas um crime com requintes de crueldade ou obra de uma seita satânica? Para rastrear as pistas deixadas pelo assassino, o escritor Jean-Christophe Grangé escalou a dupla de tiras Niémans e Abdouf. Experientes, acham que o cotidiano de uma delegacia francesa não poderia reservar-lhes mais nenhuma surpresa. Até que mergulham nesta investigação e são levados além do limite da imaginação humana em um dos melhores thrillers europeus da década de 1990.

Série Noir Europeu
Série Comissário Montalbano 2
O Cão de Terracota de Andrea Camilleri
[Resenha | Compre]

O comissário Siciliano Salvo Montalbano, prende um importante chefão da máfia e apreende um grande contrabando de armas escondido em uma caverna. Mas é no fundo da gruta à beira-mar que ele se depara com o crime que realmente o intriga. Por trás de uma pilha de pedras, em um salão escondido, encontra os corpos de um casal de amantes mortos há 50 anos, guardados por um misterioso cão de Terracota. Obcecado, Montalbano vasculha as memórias dos habitantes de Vigàta para descobrir tanto a identidade da vítimas quanto a do assassino, em uma busca pelo passado regada a muito vinho e com o melhor do tempero italiano.

Série Noir Brasileiro
A Maneira Negra de Rafael Cardoso
[Resenha | Compre]

Romance brasileiro no estilo 'noir' publicado pela Coleção Negra e ambientado no Rio de Janeiro. O livro é formado por dois contos. O primeiro é o que dá nome ao livro, sobre um restaurador de papel que se vê envolvido num esquema de falsificações de gravuras, ao mesmo tempo em que precisa deixar seus preconceitos de lado, ao se apaixonar por uma mulher que vive na periferia e é filha de sua ex-empregada. Já o outro conto, intitulado "Blecaute", se passa durante o "apagão" ocorrido em março de 1999, onde a busca por velas para o velório de seu tio desencadeia uma série de acontecimentos, levando o jornalista e candidato a escritor Fabrício Caminha a se enveredar pelos recantos e personagens da Lapa.

2001

Série Lincoln Rhyme 3
A Cadeira Vazia de Jeffery Deaver
[Resenha | Compre]

Ao ficar paraplégico em um grave acidente, o brilhante criminologista de O colecionador de ossos Lincoln Rhyme vê a possibilidade de melhorar seu condicionamento físico em uma arriscada cirurgia experimental. Mas antes de tentar sua recuperação, ele se envolve em uma caçada humana pelos desolados pântanos da Carolina do Norte. Em um escritório improvisado na delegacia local e com a ajuda de sua assistente Amelia Sachs, o especialista comanda a busca a um sequestrador e assassino apelidado de Menino-Inseto. 

A Lágrima do Diabo de Jeffery Deaver
[Resenha | Compre]

Do mesmo autor de O colecionador de ossos, Jeffery Deaver, este livro da Coleção Negra traz um romance policial onde o enredo está em descobrir um assassino misterioso que dispara contra uma multidão no metrô e desaparece. Uma carta é encontrada na prefeitura, ameaçando repetir a chacina se 20 milhões de dólares não forem pagos. Somente o bilhete serve como pista do FBI. O tempo é curto, e dezenas de inocentes estão com a vida em perigo.

Série Quarteto de Los Angeles 2
O grande deserto de James Ellroy
[Resenha | Compre]

Três policiais de personalidades completamente diferentes são chamados para uma missão comum: encontrar agentes comunistas infiltrados na indústria cinematográfica. A história, narrada em um ritmo frenético, se passa em Los Angeles da década de 50.

Série Noir Europeu
As Pérolas Peregrinas de Manuel de Lope
[Resenha | Compre]

Duas pérolas de um colar valioso são roubadas. O advogado Alfred Kauffman é contatado por um joalheiro que pretende revendê-las ao proprietário do colar, mas este é assassinado com requintes de crueldade. Agora, Kauffman irá se envolver com o submundo de Madri para tentar reaver as pérolas e descobrir o assassino.

Série Noir Europeu
Série Comissário Montalbano 4
A Voz do Violino de Andrea Camilleri
[Resenha | Compre]

Por conta de um acidente de carro sem importância, o comissário esbarra num intrincado crime: o estranho assassinato da bela Michela Licalzi. Entre uma investigação e depoimentos, o detetive siciliano ainda enfrenta crises pessoais como a rejeição do filho adotivo e brigas com a namorada. Mas nem isso faz com que Montalbano perca seu faro de policial ou seu paladar apurado. 

Série Dave Robicheaux 9
Cadillac K.K.K. de James Lee Burke
[Resenha | Compre]

O detetive David Robicheaux está de volta em mais uma aventura que o leva aos mais sombrios recônditos dos pântanos e do submundo do crime n a Louisiana. Dessa vez, ele se envolve com a máfia, com a Ku Klux Klan e com a política local durante a investigação de um assassinato cometido três décadas antes. Regado com o melhor da cozinha creole e embalado pelo melhor blues do planeta, Cadillac K.K.K. é um livro antológico do autor de Negro e amargo blues e Perversão na cidade do jazz.

2002

Trilogia Submundo Americano (Underworld USA) 2
6 mil em espécie de James Ellroy
[Resenha | Compre]

James Ellroy dá continuidade à eletrizante trama de “Tablóide Americano” (1995) em “6 Mil em Espécie”. O livro começa em 1963, no dia da morte do presidente John F. Kennedy. Na ocasião, o policial Wayne Tedrow Jr. chega a Dallas com 6 mil dólares em espécie no bolso, com a tarefa de matar um cafetão negro, e se vê enredado na misteriosa teia que encobre a morte de JFK. “6 Mil em Espécie” embarca em uma jornada de cinco anos pelo submundo da política que mistura fatos como o crime organizado em Dallas e Las Vegas, a Ku-Klux-Klan, o tráfico de heroína no Vietnã e extremistas de direita, com a maestria de Ellroy em costurar histórias reais com elementos fictícios.

O Vôo das Cegonhas de Jean-Christophe Grangé
[Resenha | Compre]

Por que as cegonhas, naquele ano, não chegaram à Suiça em sua migração periódica? Para resolver esse enigma, Louis, um jovem intelectual, é contratado por um famoso ornitólogo suiço chamado Max Böhm. Sua missão: chegar à África, onde se inicia a viagem dos pássaros, e segui-los até o destino final no coração da Europa. Pouco antes de partir, porém, Louis faz uma última visita a Böhm, o homem que o contratou. Lá, o encontra morto e já parcialmente devorado no alto de um ninho de cegonhas. A morte, aparentemente acidental, chama a atenção de um agente de polícia francesa, que convence Louis a ir até as terras africanas. Não mais para descobrir a causa do desaparecimento das cegonhas, mas os motivos que levaram à morte de Böhm, um homem com um obscuro passado no interior do Continente Negro.

2003

Série Lincoln Rhyme 4
O Macaco de Pedra de Jeffery Deaver
[Resenha | Compre]

Um navio se aproxima de Nova York com uma carga macabra: um porão cheio de imigrantes chineses ilegais, que sonhava, com a liberdade nos Estados Unidos. Todos sob as garras de um bandido chamado o Fantasma, impiedoso traficante de carne humana que era o verdadeiro comandante daquela viagem. Quando o cargueiro é alcançado por uma tempestade e se vê perseguido pela Guarda Costeira, o Fantasma não hesita: explode a embarcação e foge em um bote de borracha. Poucos passageiros conseguem escapar. E passam a ser perseguidos pelo criminoso, que tem de eliminar as testemunhas de seus atos. Só o talento da dupla Lincoln Rhyme e Amelia Sachs poderá salvar essas pessoas.

Trilogia Lloyd Hopkins 1
Sangue na lua de James Ellroy
[Resenha | Compre]

Primeiro de uma trilogia do mestre da literatura policial James Ellroy, tem como protagonista o sargento "Crazy Lloyd" Hopkins, do bureau de homicídios da polícia de Los Angeles. A trama começa em 1965, enquanto o detetive Hopkins enfrenta o caso mais difícil de sua vida. Ao investigar o violento homicídio de uma mulher, descobre, entre centenas de casos antigos não resolvidos, que o assassino, há anos, vem atuando na região, deixando rastro de crimes hediondos. Ao aprofundar suas investigações, descobre estar diante de um maníaco, que por muitos anos vinha matando mulheres sem deixar uma pista sequer. A investigação transforma-se em obsessão e a caçada desintegra sua vida pessoal.

Trilogia Lloyd Hopkins 2
Por Causa da Noite de James Ellroy
[Resenha | Compre]

Por causa da noite é a segunda das três únicas aventuras do sargento da polícia de Los Angeles Lloyd Hopkins, um detetive quase tão desequilibrado quanto os piores criminosos. Apresentado aos leitores em Sangue na Lua, o louco Hopkins está de volta em mais uma aventura antológica. Desta vez, o detetive assume dois casos sem ligação: o desaparecimento misterioso de um dos melhores tiras de Los Angeles e uma chacina em uma loja de bebidas cometida por um maníaco que utiliza uma arma dos tempos da guerra civil. 

Réquiem em Los Angeles de Robert Crais
[Resenha | Compre]

Neste livro, investigador durão, dedicado e ostensivamente heterossexual, é contratado para ajudar na investigação do desaparecimento de uma antiga namorada do parceiro Joe Pike. O caso se complica quando a moça, herdeira de uma grande fortuna, é encontrada morta, provável vítima de um serial killer. Aos poucos, o passado nebuloso de Pike influencia as investigações e ele se torna o principal suspeito. E cabe a Cole limpar a barra do amigo. Mesmo que para isso negligencie a mulher, a carreira e até a própria vida.

Série Noir Europeu
Tela Escura de Davide Ferrario
[Resenha | Compre]

A trama inicia em Roma, novembro de 1947. Um avião aterrissa na pista de Ciampino. A bordo está Orson Welles, o gênio do cinema, que se prepara para interpretar o papel do lendário Cagliostro na primeira grande produção realizada pelos americanos na Itália pós-guerra. Welles está fugindo de muitas coisas: dos credores, do macartismo, do ódio dos chefões de estúdios hollywoodianos, de uma vida sentimental cheia de desilusões, inclusive o recente divórcio de Rita Hayworth. Mas outras encrencas logo o aguardam: a morte acidental de um figurante durante as primeiras tomadas o arremessa numa teia de aranha de delitos e intrigas, na qual - logo ele que pratica o culto das ilusões -, não consegue mais distinguir a realidade do sonho. 

Nossa Senhora da Solidão de Marcela Serrano
[Resenha | Compre]

Uma detetive de 40 anos investiga o desaparecimento de uma escritora. A trama empolgante, com ramificações políticas, é também pretexto para uma discussão sobre o fazer literário.

2004

Trilogia Lloyd Hopkins 3
O Morro do Suicídio de James Ellroy
[Resenha | Compre]

O Morro do Suicídio é a terceira e última aventura do sargento da polícia de Los Angeles Lloyd Hopkins, um detetive quase tão desequilibrado quanto os piores criminosos. Apresentado aos leitores em Sangue na Lua, o louco Hopkins está de volta em mais um caso antológico. Desta vez, o detetive que abusa da violência e do desrespeito às regras está prestes a ter uma aposentadoria compulsória. Para evitar sua demissão, seus superiores o encarregam de um caso de assalto a bancos sem importância. A investigação, porém, mostra que há muito mais por trás daqueles crimes. E mais uma vez Hopkins se vê cara a cara com um assassino perigoso, que circula entre traficantes, prostitutas, pervertidos e muitas outras figuras que se escondem nas sombras da noite de Los Angeles. 

Refém de Robert Crais
Jeff Talley tinha um dos empregos mais estressantes e difíceis do mundo. Era negociador de reféns de uma equipe de elite da SWAT de Los Angeles. Comandava dezenas de homens em operações que duravam horas, às vezes dias, sempre com vidas humanas em riscos. Depois de um caso terrível, no qual um menino morreu em seus braços após uma negociação fracassada, Talley desistiu daquela vida. Largou a cidade grande e perigosa e tornou-se o chefe de polícia de um lugarejo chamado Bristo Camino. Os problemas, porém, o perseguem. E logo ele se vê diante de uma situação com reféns muito mais grave do que qualquer outra que já havia enfrentado. Uma crise na qual se envolvem a máfia, a grande imprensa e o FBI, além de sua esposa e filha. Talley vai precisar de muita habilidade para salvar os reféns. E a própria família.

2005

Série Lincoln Rhyme 3
A Cadeira Vazia de Jeffery Deaver (2º Edição)
[Resenha | Compre]

Ao ficar paraplégico em um grave acidente, o brilhante criminologista de O colecionador de ossos Lincoln Rhyme vê a possibilidade de melhorar seu condicionamento físico em uma arriscada cirurgia experimental. Mas antes de tentar sua recuperação, ele se envolve em uma caçada humana pelos desolados pântanos da Carolina do Norte. Em um escritório improvisado na delegacia local e com a ajuda de sua assistente Amelia Sachs, o especialista comanda a busca a um sequestrador e assassino apelidado de Menino-Inseto. 

Série Histórica
Série Matthew Shardlake 1
Dissolução de C. J. Sansom
[Resenha | Compre]

No Inverno de 1537, a Inglaterra encontra-se dividida entre os que são fiéis à Igreja Católica e aqueles que são leais ao rei e à nova Igreja inglesa. Quando um dos seus comissários é assassinado num mosteiro, em Scarnsea, na costa sul de Inglaterra, Thomas Cromwell, o temido vigário-geral de Henrique VIII, convoca Matthew Shardlake, "o corcunda mais perspicaz dos tribunais de Inglaterra", para liderar a investigação.

Mundos sujos de José Latour
[Resenha | Compre]

Em 'Mundos sujos', Latour mostra porque foi recebido de braços abertos no berço do gênero policial. De Havana a Miami, a trama analisa a ligação entre cubanos e americanos sob um prisma pouco usado e mostra o que significa ser latino em qualquer uma das duas cidades nas últimas quatro décadas. O livro acompanha a trajetória de Elliot Steil, filho de mãe cubana e pai americano, vivendo na quente Havana com um salário de pouco mais de US$ 2/mês como professor de inglês. Elliot é abordado por Dan Gastler, aparentemente um velho amigo de seu pai, que lhe oferece a oportunidade de fugir para o paraíso dourado do sonho americano. Mas no meio do caminho, Dan o joga ao mar, deixando-o para morrer. Resgatado nas corredeiras da Flórida, ele inicia a busca pelo homem que o traiu. Uma saga de sangue e vingança com reviravoltas surpreendentes e diálogos afiados.

2006

Espinheiro de Ross Thomas
[Resenha | Compre]

Em "Espinheiro", Ross Thomas conta a história de Benjamin Dill e sua luta para descobrir os assassinos da irmã, a investigadora Felicity. A policial teve um fim assustador. E no dia de seu aniversário, que ela compartilha com Dill, mas com dez anos de diferença. Testemunhas contam que ela acabara de destravar a porta do Honda. Ao inserir a chave na ignição, o carro se transformou em uma espessa bola de fogo. Única irmã de Dill, Felicity e o nosso herói sempre mantiveram um estreito relacionamento. Benjamin então retorna à cidade natal. É o começo de uma perigosa investigação, na qual vai esbarrar em políticos corruptos e encontrar resistências de uma comunidade conservadora. Em meio a chantagens, ele ainda vai encarar um dolorosa verdade a respeito de Felicity, algo que nunca imaginara.

2007

Mulheres Perigosas, organização de Otto Penzler
[Resenha | Compre]

Dezessete dos maiores autores de ficção de mistério e suspense da atualidade estão em Mulheres Perigosas. Organizado por Otto Penzler, premiado por sua dedicação à literatura policial, o livro reúne curtas e eletrizantes obras-primas sobre as mais fatais e sedutoras das mulheres. “A maioria das grandes mulheres da história, bem como as figuras literárias femininas mais significativas, era perigosa. Talvez não para todo mundo, mas frequentemente para os que se apaixonaram por elas. Homens mataram por mulheres perigosas, traíram seus países, traíram seus seres amados e a si próprios, desistiram de tronos e cometeram suicídio. Algumas vezes as mulheres perigosas podem até valer isso - podem valer arriscar tudo e desistir de tudo de que gostamos”, explica Penzler.

Trilogia Cartel 1
A Lei do Cão de Don Winslow
[Resenha | Compre]

Uma eletrizante história de amor e vingança, honra e corrupção, envolvendo um agente de Divisão de narcóticos do FBI, uma garota de programa, um assassino de aluguel, um chefão das drogas e um padre. Cada um tenta, a seu modo, se livrar dos erros do passado, enquanto são atraídos para as armadilhas do presente.

Série Histórica
Série Matthew Shardlake 2
Fogo Negro de C. J. Sansom
[Resenha | Compre]

Em 1540, a dissolução dos monastérios está chegando ao fim, sob ordem de Henrique VIII. Thomas Cromwell, o temido vigário-geral, encontra-se ameaçado por insurgentes católicos. Nesse cenário conturbado, o advogado Matthew Shardlake tem um desafio: resgatar a fórmula de uma lendária substância bizantina, esquecida há séculos em um mosteiro.

Camaradas em Miami de José Latour
[Resenha | Compre]

Victoria Valiente tornou-se famosa em Cuba por seus serviços de espionagens. Durante 45 anos, manteve os olhos fixos em Miami. Agora, ela e o marido resolvem dar um golpe milionário e deixar tudo para trás, rumando para a Flórida. Mas o casal não contava com o FBI em seu encalço, auxiliado pelo cubano Elliot Steil.

Série Noir Europeu
Série Comissário Montalbano 1
A Forma da Água de Andrea Camilleri (3º Edição)
[Resenha | Compre]

A história se passa na pequena cidade natal de Montalbano, Vigáta, na Sicília, onde um grande terreno na periferia da cidade foi transformado num paraíso para drogados e prostitutas desde que o ministro do interior transferiu para o lugarejo um enorme contingente militar. Neste terreno, dois jovens encontram, entre as muitas camisinhas usadas que recolhem diariamente, o corpo do engenheiro Luparello, cacique da política local. Os dois correm para dar a notícia ao comissário Salvo Montalbano, que faz de tudo para descobrir a verdade, mesmo lutando contra a insuficiência das leis e a impotência do Estado italiano diante dos negócios político-mafiosos.

2008

Série Histórica
Série Matthew Shardlake 3
Soberano de C. J. Sansom
[Resenha | Compre]

Outono, 1541. O rei Henrique VIII e toda a sua corte se dirigem para York, a fim de presenciar a rendição da cidade, palco de uma rebelião papista. Naquela cidade ao norte de Londres encontram o advogado corcunda Matthew Shardlake e seu assistente Jack Barak. Além de tratar de aspectos jurídicos das petições formuladas pelos habitantes locais, Shardlake, com relutância, aceita uma missão especial, conferida pelo arcebispo Cranmer: garantir a segurança de um perigoso conspirador que deve ser levado a Londres para interrogatório. Mas os acontecimentos tomam um estranho rumo. A morte de um vidraceiro enreda Matthew Shardlake em mistérios mais profundos, ligados não apenas ao prisioneiro do castelo de York, mas à própria família real

Série Noir Europeu
O Vôo de Sexta-Feira de Martin W. Brock
[Resenha | Compre]

Uma sequência de ações fracassadas vem ridicularizando a polícia de Munique. A suspeita de corrupção leva o comissário de polícia a investigar seus próprios colegas. Quando extratos bancários de uma conta na Suíça são encontrados na gaveta do delegado Ricardo Bauer, oficial considerado exemplar, sua situação torna-se insustentável. Ávido por justiça, o agora ex-delegado precisa reconstituir os eventos ocorridos desde as malsucedidas ações da policia de Munique e descobrir como e porque os extratos foram plantados em sua gaveta. Para isso, Bauer, orientado por um de seus informantes, procura o advogado Keufer. Auxiliado por ele e pelo detetive particular Klaus Port, Bauer vai correr contra o tempo para limpar seu nome.

Série Noir Europeu
Série Comissário Montalbano 4
A Voz do Violino de Andrea Camilleri (2º Edição)
[Resenha | Compre]

Por conta de um acidente de carro sem importância, o comissário esbarra num intrincado crime: o estranho assassinato da bela Michela Licalzi. Entre uma investigação e depoimentos, o detetive siciliano ainda enfrenta crises pessoais como a rejeição do filho adotivo e brigas com a namorada. Mas nem isso faz com que Montalbano perca seu faro de policial ou seu paladar apurado. 

2010

Série Lincoln Rhyme 7
Lua Fria de Jeffery Deaver
[Resenha | Compre]

A engenhosidade diabólica de Deaver desta vez envolve a dupla de investigadores Lincoln Rhyme e Amelia Sachs numa série de crimes genialmente orquestrados. O assassino é o autodenominado Relojoeiro: nas duas primeiras cenas de crime ele já deixou sua marca, um relógio com a face da Lua que marca os últimos momentos das vítimas. Rhyme e Sachs serão obrigados a correr contra o tempo e evitar que a série de mortes desse gênio do crime continue.

Escondido em Havana de José Latour
[Resenha | Compre]

Na socialista Havana, a jovem professora Elena Miranda tem a chance de ficar milionária: um casal de estrangeiros que ela conheceu casualmente alguns meses antes alega que no banheiro do seu apartamento há dezenas de diamantes escondidos. Como confiar nos quase estranhos e tornar-se cúmplice do que seria um crime em seu país? E, supondo que a fortuna de fato exista, o que fazer para poder aproveitá-la?

2011

Trilogia Submundo Americano (Underworld USA) 1
Tablóide Americano de James Ellroy (2º Edição)
[Resenha | Compre]

John Kennedy é um político pouco talentoso que não resiste a um rabo-de-saia. Howard Hughes, um paranóico drogado. Sinatra, traído pela mulher Ava Gardner, participa de festinhas de embalo. Quando vistas pelos olhos de James Ellroy em Tablóide americano, nenhuma dessas ou qualquer outra figura da política ou do showbiz americano escapa incólume. No primeiro livro da trilogia Submundo USA, o consagrado autor de Los Angeles — cidade proibida reconta a história americana recente de uma maneira bem particular, não deixando pedra sobre pedra.

Trilogia Submundo Americano (Underworld USA) 2
6 mil em espécie de James Ellroy (2º Edição)
[Resenha | Compre]

James Ellroy dá continuidade à eletrizante trama de “Tablóide Americano” (1995) em “6 Mil em Espécie”. O livro começa em 1963, no dia da morte do presidente John F. Kennedy. Na ocasião, o policial Wayne Tedrow Jr. chega a Dallas com 6 mil dólares em espécie no bolso, com a tarefa de matar um cafetão negro, e se vê enredado na misteriosa teia que encobre a morte de JFK. “6 Mil em Espécie” embarca em uma jornada de cinco anos pelo submundo da política que mistura fatos como o crime organizado em Dallas e Las Vegas, a Ku-Klux-Klan, o tráfico de heroína no Vietnã e extremistas de direita, com a maestria de Ellroy em costurar histórias reais com elementos fictícios.

Trilogia Submundo Americano (Underworld USA) 3
Sangue Errante de James Ellroy
[Resenha | Compre]

Última parte da trilogia iniciada com Tabloide americano e Seis mil em espécie, Sangue errante, considerado pelo próprio autor sua obra-prima, abrange o conturbado período de 1968 a 1972. Dwight Holly, escolhido por John Edgard Hoover para implementar sua política racista, Wayne Tedrow, ex-policial e traficante, e Don Crutchfield, um investigador particular com conexões entre assassinos reacionários e revolucionários de esquerda atuam no submundo de Los Angeles, em meio a movimentos políticos, racismo, tráfico de drogas e manobras do FBI.

Série Histórica
Série Matthew Shardlake 4
Revelação de C. J. Sansom
[Resenha | Compre]

Na primavera de 1543, o soberano inglês planeja seu sexto casamento, sob o olhar atento do arcebispo Cranmer. Desta vez o alvo é a reformista Catarina Parr. Enquanto isso, Shardlake que se encontra afastado dos assuntos da corte, tem sua tranquilidade interrompida ao saber que um velho amigo foi brutalmente assassinado. Abalado ele promete à viúva levar o culpado à justiça. Mas, o que ele pensava ser uma caso de homicídio isolado é, na verdade, parte de um ritual macabro.


Postar um comentário

0 Comentários