Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

7 Séries de TV de suspense e terror que viraram livros publicados no Brasil



Quando uma série de televisão é bem sucedida comercialmente sua história costuma a migrar para outras mídias, sendo as adaptações para quadrinhos e livros os formatos mais comuns. Essa é uma grande ferramenta na expansão do universo da série, pois sem a preocupação monetária a única limitação é a imaginação dos autores. O resultado são livros que exploram desde novas aventuras de personagens conhecidos até adaptações de episódios famosos em versões alternativas ou com maiores detalhes do que os apresentados na TV. 

Os livros baseados em séries são criados para o próprio nicho de fãs do programa, em muitos casos para um entendimento completo da história é necessário ter assistido até determinado episódio de tal temporada, ou até mesmo o livro funciona apenas como um elemento de ligação entre temporadas e que quando lido sem essa contextualização não faz o menor sentido.

No Brasil as editoras sempre acompanharam as séries do momento, principalmente aproveitando seu sucesso em rede aberta, para publicar livros baseados em suas tramas. Em alguns casos a aposta dá certo e o retorno é bom o suficiente para investir em mais publicações, mas a grande maioria é descontinuada após dois ou três lançamentos. Confira a seguir uma lista com 7 séries de terror e suspense cujas adaptações literárias ganharam edições nacionais:

 CSI: Investigação Criminal

A série policial foi aposta da editora Prestígio que publicou três livros diretamente ligados a seu enredo no Brasil, todos de autoria de Max Allan Collins: Cidade do Pecado, Jogo Duplo e Morte no Gelo. Aproveitando o sucesso da série a editora publicou a obra de não-ficção de Connie Fletcher, Não existe crime perfeito, com o subtítulo de CSI - A história real. 

Lost

Como uma das séries de mistério mais famosas de todos os tempos, Lost ganhou quatro livros oficiais que expandem seu universo  e todos foram publicados no Brasil pela Ediouro: Risco de Extinção e Identidade Secreta de Cathy Hapka, Sinais de Vida de Frank Thompson e o metalinguístico Bad Twin de Gary Troup, obra que existe dentro do universo da série. 

Arquivo X

Arquivo X é a série com o maior número de livros lançados no Brasil, a editora Unicórnio Azul publicou dezenas de títulos na segunda metade da década de noventa. Já comentamos aqui detalhadamente no site a coleção juvenil de novelizações de episódios que totalizam 11 livros: A Verdade está lá Fora, Quando a Noite Cai, Terrível Simetria, Fraude, Sangue, Guerra das Baratas, O Ser do Espaço e O Fantasma da Máquina de autoria de Les Martin; Assassino Imortal e A Besta Humana de Ellen Steiber e O Raio da Morte de Easton Royce.

Além de vários livros de não-ficção e bastidores da série, a editora publicou vários romances únicos com histórias originais e novas adaptações de episódios: Duendes e Redemoinho de Charles Grant; Ponto de Impacto, Ruinas e Anticorpos de Kevin J. Anderson; Os Calusari de Garth Nix; Transplante de Ben Mezrich; Projeto Litchfield (Eva) de Ellen Steiber;  A morte vem do espaço de Easton Royce.

Também há a novelização do filme Arquivo X: Resista ao futuro de Chris Carter; os recentes The X Files Origens: Agente do Caos de Kami Garcia e Advogado do Diabo de Jonathan Maberry, publicados pela HarperCollins Brasil que narram a adolescência de Fox Mulder e Dana Scully e a coletânea  Arquivo X: A Verdade está lá fora, também organizada por Maberry e publicada pela editora Ornitorrinco.

Supernatural


Supernatural foi a grande aposta da Gryphus, inicialmente o foco da editora foram os livros que complementavam o universo da série: O Diário de John Winchester e O Livro dos Monstros Espíritos Demônios e Ghouls de Alex Irvine e O Guia de Caça de Bobby Singer de David Reed. Mais tarde a editora passou a também publicar romances protagonizados pelos Winchester: Nunca Mais e  Coração do Dragão  de Keith R. A. Decandido; Feito de Carne de Tim Waggoner; Fogo Gelado de John Passarella e Guerra dos filhos de Dessertine Rebecca e David Reed.

Buffy, a Caça Vampiros 

Publicados pelo selo jovem da editora Arx no final da década de noventa os livros da série Buffy, a Caça Vampiros ganharam apenas duas edições: A Irmandade de Elizabeth Massie e  Sangue de Christopher Golden e Nancy Holder. A curiosidade é que a série spin-off Angel também ganhou uma publicação em terras brasileiras: Angel - Bem-vindo a Los Angeles de Nancy Holder.

Twin Peaks


O fenômeno Twin Peaks ganhou no início da década de noventa um livro que se tornou objeto de culto entre os adolescentes que cresceram nessa época: O Diário Secreto de Laura Palmer de Jennifer Lynch, publicado pela editora Globo. Recentemente a Companhia das Letras aproveitando o retorno da série publicou A História Secreta De Twin Peaks Mark Frost, obra que desvenda segredos de seu universo.

The Walking Dead


Um dos maiores sucessos dessa década The Walking Dead ganhou uma série de livros, escrita por Robert Kirkman em parceria com Jay Bonansinga, que exploram a história de um dos seus vilões mais icônicos: o Governador: A Ascensão do Governador, O Caminho Para Woodbury, A Queda do Governador - Parte 1 e A Queda do Governador - Parte 2 marcaram a colaboração da dupla e o desfecho do arco do personagem. No entanto Jay Bonansinga continuou a saga sozinho, dando sequência a história de personagens que existem apenas no universo dos livros, com mais quatro obras: Declínio, Invasão, Busca e Destruição e Return to Woodbury, inédito no Brasil. Os livros foram publicados pela editora Record, famosa pelo abandono de séries sem nenhuma explicação.

Com o grande sucesso de produções atuais, impulsionadas pelos serviços de streaming, várias séries populares estão transpondo a barreira da imagem para outras mídias. Um exemplo é o caso de Black Mirror, que ganhará uma série de antologias organizadas pelo seu criador Charlie Brooker. O primeiro volume chega às livrarias americanas em setembro com histórias originais de Cory Doctorow, Sylvain Neuvel e Claire North. No Brasil ainda não há nenhuma data definida, mas a editora Suma já anunciou que irá publicar os livros da série. 

Postar um comentário

0 Comentários