Resenha | Uma Casa no Fundo de Um Lago de Josh Malerman - Biblioteca do Terror

Biblioteca do Terror

O maior e mais completo site brasileiro sobre literatura de terror!

20 de julho de 2018

Resenha | Uma Casa no Fundo de Um Lago de Josh Malerman



Uma Casa no Fundo de um Lago de Josh Malerman foi publicado originalmente nos Estados Unidos no halloween de 2016, através do selo editorial do site/podcast This is Horror, quando o autor ainda estava sob a sombra do sucesso de Caixa de Pássaros. Demorou mais de dois anos para a novela chegar no Brasil, seu segundo romance Piano Vermelho foi até lançado antes por aqui, mas finalmente o livro chega às livrarias e se eu pudesse definir a sua história com uma palavra seria decepção. 

A narrativa de Uma Casa no Fundo de um Lago pode ser avaliada por duas perspectivas. A primeira é como se fosse uma história de amor adolescente, que fala sobre as emoções da primeira paixão e se utiliza de aspectos sobrenaturais como metáforas para descrever os conflitos e a confusão de sentimentos que marcam esse tipo de relação, sendo assim a trama até poderia funcionar com o tipo correto de leitor. A segunda perspectiva é como uma história de suspense, como o próprio livro está sendo vendido, mas nesse caso a história falha completamente em entregar o esperado, a narrativa que começa forte nos primeiros capítulos, perde força na metade e no final acaba se afogando em seu próprio enredo pegajoso.

A premissa da obra é interessante, Josh Malerman foge dos clichês do gênero que envolvem jovens casais, na tentativa criar uma trama em que o terror estivesse intrinsecamente ligado a própria ambientação da história, sua vontade provavelmente era causar no leitor o mesmo assombro que o clássico Os Salgueiros de Algernoon Blackwood, no qual o medo vem diretamente do desconhecido e está associado a inquietante sensação que algo está errado e de alguém ou alguma coisa está à espreita nas sombras. 

No caso de Blackwood a desolação provocada pela floresta de salgueiros consegue esse efeito, mas no caso do mistério da casa no fundo do lago a narrativa falha em envolver o leitor. Isso se deve principalmente a indecisão do autor com a condução da história, ora tenta fazer acreditar que estamos diante de um suspense psicológico, e que tudo pode ser fruto da imaginação dos protagonistas, ora sugere que há algo sobrenatural por trás de todo o mistério, em uma espécie de labirinto literário que conduz o leitor através de miríade de espelhos enganosos até uma sala vazia. 

As descrições da casa conseguem aguçar a imaginação no início, mas conforme as páginas avançam se tornam monótonas e repetitivas, e embora a leitura seja fácil e ágil poucos detalhes são fortes o suficiente para ficarem marcados na mente do leitor. A sensação ao finalizar a leitura é de que algo nos escapou, mesmo para um final aberto há poucos elementos para a mente do leitor trabalhar, a não ser é claro que você pense no livro como uma história de amor, nesse caso o final tem um gosto agridoce.

 Uma Casa no Fundo de Um Lago | Ficha Técnica 
   ISBN: 978-8551003855
   Autor: Josh Malerman
   Tradutora: Fabiana Colasanti
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 160
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (4/10 Caveiras)

3 comentários:

  1. Parei com o Josh Malerman, já não tinha curtido Piano Vermelho agora esse, putz.

    ResponderExcluir
  2. Parece que esse autor usou todo o talento que ele tinha pra escrever Caixa de Pássaros e não sobrou mais nenhum pros outros livros agora. É decepção atrás de decepção, nossa senhora.

    ResponderExcluir