Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Geek Love | Cultos bizarros e mutilações no controverso romance de Katherine Dunn


A primeira vez que ouvi falar de Geek Love foi alguns anos atrás, quando pesquisava por obras com premissa similar a Raça da Noite de Clive Barker, que abordassem o tema do "monstro" por uma perspectiva diferente da usual na literatura de terror.

O livro de Katherine Dunn, publicado pela primeira vez no Brasil na década de noventa com o título  Amor de Monstro, me chamou atenção por sua premissa bizarra: um show de horrores onde as deformidades são fabricadas através de métodos extremamente cruéis, como mutilações e ingestões de venenos, tudo isso realizado de forma consensual. 

Infelizmente, embora fosse pouco conhecido, o livro estava em estado de raridade no Brasil e a notícia de que a DarkSide vai lançar uma nova edição me surpreendeu. Geek Love não é exatamente um livro de terror, mas seus temas fluem para esse lado mais sombrio, o cerne da história parece girar em torno da constituição da família, como conceito primordial, e da nossa percepção do significado da palavra "monstro". Discussão essa que Clive Barker explora com personalidade em Raça da Noite. 

A abordagem de Katherine Dunn explícita e visceral de tabus e temas pesados suscitou um grande debate entre os leitores, não existe meio termo, ou você ama Geek Love ou odeia. É incrível o número de pessoas que ficaram horrorizadas com algumas passagens do livro, eu ainda não o li, mas só essa questão aguçou ainda mais minha curiosidade, principalmente pela editora ter lançado uma obra com fama similar, A Fábrica de Vespas, cuja leitura foi deliciosamente perturbadora. 

Para completar Geek Love concorreu na época de seu lançamento, em 1989, ao Bram Stoker Award na categoria de melhor romance, juntamente com Meia-Noite de Dean Koontz, mas perdeu para o clássico Carrion Comfort de Dan Simmons. Confira a sinopse oficial da DarkSide:

"Senhoras e senhores, sejam bem vindos ao circo dos Binewskis, um lugar repleto de atrações extraordinárias e seres estranhos que vão surpreender o mais cético dos espectadores. Quando os ambiciosos donos de um circo itinerante se veem diante da decadência de seu próprio negócio, eles decidem mudar o jogo de maneira nefasta. 

Com o uso de substâncias radioativas e drogas, eles transformam seus filhos em aberrações - um espelho de sua própria moral - para salvar o negócio da família. Suas apresentações pelo país inspiram devoção de alguns e ódio de outros, e as tensões e valores familiares são levados a um novo nível. Geek Love lança sua luz sobre as nossas noções de bizarro e normal, belo e feio, sagrado e obsceno."

Geek Love | Ficha Técnica 
   ISBN:  978-85-9454-044-7
   Autor:  Katherine Dunn
   Tradutora: Débora Isidoro
   Editora: DarkSide Books
   Páginas: 464
   Mês de lançamento: Maio
   CompreAmazon

Postar um comentário

1 Comentários

  1. tenho "amor de monstro", é um dos meus livros pouco conhecidos favoritos, agora fiquei com vontade de reler, vai vir depois do "koko", do peter straub, que estou terminando...

    ResponderExcluir