Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Ricochet Joe de Dean Koontz


Ricochet Joe é o lançamento internacional mais recente de Dean Koontz, uma novela de 95 páginas exclusiva para o Kindle, que tem como tema a física quântica e seres de outras dimensões, uma história curta com um bom desenvolvimento que entrega uma aventura divertida, recheada com os elementos típicos de Dean Koontz: um protagonista honesto e carismático, a personalidade de Joe Mandel é muito parecida com a de Odd Thomas e um cachorro com "poderes paranormais."

A editora responsável pela publicação de Dean Koontz no Brasil, a Record, parece ter abandonado completamente o autor, o que é uma pena pois seus últimos livros tem recebido grandes elogios, principalmente a série de thrillers protagonizados por Jane Hawk. Sua última publicação por aqui em 2014 foi Seu Coração me Pertence, um drama psicológico que passou despercebido, em grande parte talvez por sua edição de 384 páginas custar quase setenta reais. Até a série Odd Thomas, que tem uma boa base de leitores, entrou em hiato após a publicação de As Horas de Odd em 2013.

É importante destacar que as publicações de Koontz no Brasil sempre foram bem irregulares, as editoras pularam várias obras e abandonaram séries sem a menor explicação, sem falar que o próprio autor modificou bastante seus temas e estilo de escrita, embora os mesmos sempre girem em torno de premissas relacionadas a ficção científica, o que talvez explique sua pouca popularidade entre o leitor brasileiro. Nos Estados Unidos ele quase sempre está na lista dos mais vendidos, enquanto no Brasil a maioria das pessoas que o conhece é por causa de seus livros publicados aqui nos anos oitenta.

Numa pequena retrospectiva dos últimos livros do Koontz publicados pela Record, fora a série Odd Thomas, é possível notar que ou as obras são consideradas pelos seus leitores como inferiores, os anos 2000 foram ruins para o autor, ou são muitos densas para competir os thrillers atuais. Talvez falte apostar em uma obra mais moderna e atual e Ricochet Joe é uma boa escolha para isso, uma obra que tem tudo para atrair tanto os fãs mais velhos de Koontz como o público mais jovem. Não é a melhor coisa que ele escreveu nos últimos anos, mas garante uma leitura divertida e é esse elemento que falta em alguns de seus últimos livros publicados aqui.

A história de Ricochet Joe é bem simples, Joe é  um jovem que vive em uma pequena cidade americana imerso na normalidade até que ao tocar em um objeto sente uma estranha compulsão, ele fala o nome de outro objeto em voz alta e começa a correr até encontrar esse objeto, quando isso acontece o ciclo se reinicia e logo Joe se vê ricocheteando de objeto a objeto em uma trilha bizarra e engraçada de acontecimentos que sempre o levam diretamente para o meio de uma confusão.

Quando as coisas começam a ficar mais sérias e mortes acontecem, Joe busca descobrir o motivo daquilo estar acontecendo e as respostas que encontra mudarão para sempre sua vida e seu sentido cósmico de existência. Dean Koontz cria um suspense ágil e divertido, em poucas páginas seus protagonistas conquistam o leitor e seus dilemas ao longo da história são interessantes, com um grande destaque para o seu final, chocante e surpreendente, e que mostra que às vezes nem tudo acaba bem quando as coisas dão certo. 

  Ricochet Joe (2017) | Ficha Técnica 
   Autor: Dean Koontz
   Editora: Amazon
   Páginas: 95 páginas
   Compre: Amazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (7/10 Caveiras) 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A Editora Record não publica e não cede os direitos. Quando o autor vira modinha eles publicam rapidinho em livros com blurbs enormes de "O LIVRO QUE DEU ORIGEM A SERIE DE TV" ou "O LIVRO QUE ORIGINOU O FILME". Aff, fico triste quando vejo que alguma obra que gosto tem os direitos adquiridos por ela. Mas é assim mesmo, vida de leitor em português é sofrida rsrsrs...

    ResponderExcluir