Resenha: Preciso Saber de Karen Cleveland - Biblioteca do Terror

Biblioteca do Terror

O maior e mais completo site brasileiro sobre literatura de terror!

27 de fevereiro de 2018

Resenha: Preciso Saber de Karen Cleveland



Preciso Saber é um thriller de espionagem que homenageia e atualiza vários elementos clássicos do gênero para os dias atuais, Karen Cleveland utiliza sua experiência como ex-analista da CIA para mostrar que o espião moderno não precisa mais ter o estereótipo de James Bond, em um mundo onde toda a informação está disponível online, qualquer um pode ser um espião. E isso faz com que a  paranoia da "caça às bruxas" do marcartismo ganhe uma nova dimensão.

Na década de cinquenta Jack Finney escreveu o que se tornaria um dos clássicos da ficção-científica, Os Invasores de Corpos, um romance sobre invasão espacial cujas páginas escondiam uma metáfora política sobre um dos maiores medos da época: a disseminação do comunismo. Na história os alienígenas invadem o planeta e se tornam réplicas perfeitas e sem emoções dos seres humanos, ou seja, por fora eles se pareciam com seus familiares ou vizinhos, mas por dentro eram criaturas completamente diferentes. Uma clara alusão a transformação interna advinda da mudança de ideal político pela perspectiva americana. 

Mas o combustível da trama de Jack Finney é a sensação claustrofóbica de não saber em quem confiar, qualquer estranho na rua pode ser um alienígena, ou pior, a pessoa que dorme ao seu lado pode ser um deles. A inserção de um elemento de incerteza em um ambiente conhecido cria uma tensão insuportável, ao mesmo tempo que tudo parece estar igual, tudo está diferente. 

O conhecimento deste segredo por parte dos protagonistas, em comparação a ignorância das pessoas comuns, é o que dá o tom de suspense a narrativa e é exatamente essa sensação que Karen Cleveland resgata em Preciso Saber. Ao mesmo tempo que explora a tensão residual entre Estados Unidos e Rússia em seu eterno embate atrás de segredos políticos e industriais, a autora disseca a relação entre um casal que descobre um segredo que faria Jack Finney sorrir por conta de sua elaborada ironia. 

Na história Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, que trabalha na divisão especial de combate aos inimigos russos em solo americano. Durante a realização de uma de suas tarefas mais importantes ela consegue acesso ao computador de um possível suspeito e o que encontra entre os arquivos criptografados muda completamente sua vida. Um segredo tão terrível que além de ser capaz de destruir seu país, pode acabar com sua família.

Essa polarização entre o dever para com seu país e a ligação íntima entre uma família é a força motriz da trama, temperada cuidadosamente com alta doses de paranoia e desconfiança. Mais do que a construção dos personagens, Karen Cleveland acerta ao explorar o relacionamento entre eles, através de flashbacks aprofunda e apresenta aos leitores peças que serão essenciais para desvendar o mistério do presente.

Com uma escrita hermética e ágil Preciso Saber é uma história em que não há desperdiço de palavras, aquele tipo de livro que você não consegue largar até chegar na página final. A autora conduz de forma inteligente o suspense durante toda a história e quando você acredita que já desvendou todos os mistérios surge uma revelação que muda tudo o que você leu. O livro está sendo adaptado para os cinemas, com Charlize Theron no papel principal. 

Preciso Saber | Ficha Técnica  
   Autor: Karen Cleveland
   Tradução: Maryanne Linz
   Editora: Planeta
   Páginas: 304
   Gênero: Suspense
   Compre: Amazon
   Nota: ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ ☠ (10/10 Caveiras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário