Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Livros de terror e suspense sobre habilidades psíquicas


Histórias de terror protagonizadas por pessoas com habilidades psíquicas foram bastante populares na década de setenta e oitenta, Stephen King foi um dos grandes responsáveis pela popularização do tema ao lançar as raízes do gênero no clássico Carrie, a estranha. Nesse tipo de história o protagonista, geralmente uma criança ou adolescente, desenvolve poderes paranormais em uma narrativa caracterizada inicialmente pelas dificuldades de compreensão e controle destas habilidades.

O tom narrativo varia de acordo com a origem dos poderes, nos casos em que há uma explicação científica para o desenvolvimento das habilidades, geralmente associada a experiências conduzidas pelo próprio governo ou uma poderosa organização privada, temos uma trama ágil e repleta de ação em que o protagonista é perseguido por aqueles que querem controlar suas habilidades, enquanto aprende mais sobre seus próprios poderes. Um  exemplo comum são as histórias que envolvem habilidades psicocinéticas

Nos casos em que o sobrenatural é o gatilho para o surgimento dessas habilidades, a narrativa está associada a algum tipo de trauma que desperta os poderes do protagonista e os caminhos que segue estão relacionados ao tipo de manifestação desses poderes, por exemplo a psicometria está ligada a histórias de fantasmas e a clarividência a suspenses em que o protagonista obtém informação sobre algum desastre futuro e luta para impedi-lo.

As habilidades psíquicas mais comuns nas histórias de terror são: a telecinese, a habilidade de mover objetos ou pessoas com o poder da mente, na qual se inclui a levitação; a pirocinese, a capacidade de aumentar a temperatura de um objeto ou de suas moléculas até a combustão e dependendo da extensão dos poderes, controlar as chamas e o fogo; o teletransporte, no qual a pessoa se move de um ponto a outro sem atravessar fisicamente a distância que os separa.

A psicometria, a capacidade de obter informações sobre pessoas, objetos ou lugares, através de sensações obtidas por meio do toque em um objeto e a clarividência, habilidade de obter essas mesmas informações sem nenhum auxílio dos sentidos físicos. Há ainda dezenas de outros temas como a capacidade de ver e conversar com os mortos, telepatia, projeção astral, vidência, controle mental. A seguir eu compilei uma lista com os principais livros sobre o tema que li.

Carrie, a estranha de Stephen King (1974)

Carrie White é uma adolescente tímida, solitária e oprimida pela mãe, cristã ferrenha que vê pecado em tudo. A rotina na escola não alivia o dia a dia em casa. Para os colegas e professores, ela é estranha, não se encaixa e, por consequência, é alvo constante de bullying. O que ninguém sabe ainda é que, por trás da aparência frágil e indefesa, Carrie esconde um enorme poder: ela consegue mover objetos com a mente. Trancar portas. Derrubar velas. Dom ou maldição, isso mudará para sempre o destino das pessoas que algum dia lhe fizeram mal.

Mergulho No Subconsciente de Paddy Chayefsky (1978)
[Resenha | Compre]

Mergulho no Subconsciente deu origem ao clássico da década de oitenta Viagens Alucinantes, é um livro que explora a manifestação física dos poderes da mente sobre a matéria. Na trama um professor utiliza uma droga obtida a partir de uma raiz, utilizada em rituais sagrados por tribos mexicanas, para induzir um estado de consciência no qual é possível manipular a matéria, suas experiências são conduzidas com o auxílio de um tanque de isolamento que cria a situação perfeita para o surgimento de um horror inimaginável.

A Incendiária de Stephen King (1980)
Andy e Vicky eram apenas universitários precisando de uma grana extra quando se voluntariaram para um experimento científico comandado por uma organização governamental clandestina conhecida como “a Oficina”. As consequências foram o surgimento de estranhos poderes psíquicos — que assumiram efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonaram e tiveram uma filha.  Desde pequena, Charlie demonstra ter herdado um poder absoluto e incontrolável. Pirocinética, a garota é capaz de criar fogo com a mente. Agora o governo está à caça da garotinha, tentando capturá-la e utilizar seu poder como arma militar.

A Casa do Mal de Dean Koontz (1990)
[Resenha | Compre]

Frank Pollard desperta em uma vila, sem lembrar-se de nada além de seu nome. Mas ele sabe perfeitamente que está correndo enorme perigo. Refugia-se num hotel e, mais de uma vez, acorda com as mãos manchadas de sangue. E, a casa noite que passa, encontra nas mãos e nos bolsos estranhos objetos aterrorizantes... A ajuda a Frank vem da dupla de detetives Bobby e Julie Dakota, que, por compaixão e curiosidade, concordam em ir até o fundo e desvendar essas misteriosas e amnésicas fugas. Mas, à medida que os Dakota começaram a descobrir para onde se dirige o seu cliente, eles são atraídos a reinos sombrios, onde uma sinistra figura.

O Pacto de Joe Hill (2009)
Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Descobre também algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis.

A Fúria de John Farris (1976)
[Resenha | Compre]

Peter Sandza, funcionário do governo americano alocado no Oriente Médio, prepara-se para retornar para os Estados Unidos quando seu filho Robin, um paranormal, é raptado em um atentado forjado por seu maior amigo, o colega Ben Childress. Ele dirige uma agência secreta dedicada a estudos psíquicos e pretende utilizar Robin para fins militares. 

Visões de Dean Koontz (1977)
[Resenha | Compre]

Este livro narra a fantástica história de uma jovem mulher dotada de talentos paranormais, de um assassino psicopata que a persegue e o terror que a acompanha pelos corredores do tempo. Aos seis anos de idade, Mary Bergen foi torturada e quase morta. Ao sair do hospital, descobriu que seu encontro com a morte lhe deixou um estranho presente — a clarividência. E desde então, durante vinte e quatro anos, usou seus talentos psíquicos para ajudar a polícia na solução de centenas de crimes de morte. Agora, mais de duas décadas depois, Mary é novamente o alvo de um maníaco homicida. E terá que empregar toda a sua coragem, ânimo e poderes paranormais para encontrá-lo... antes que ele a encontre.

Raízes do Mal de Gwenda Bond (2019)
[Resenha | Compre]

Em plena década de 1960, os Estados Unidos estão passando por profundas mudanças políticas e sociais, e Terry Ives, estudante de uma cidadezinha em Indiana, se vê à parte dos acontecimentos. Cansada de ser uma mera espectadora das mudanças à sua volta, ela enxerga sua grande chance de entrar para a história ao se voluntariar para participar de um projeto ultrassecreto do governo chamado MKULTRA, realizado no laboratório de Hawkins. É lá que ela conhece o dr. Martin Brenner, um homem cruel capaz das maiores atrocidades para alcançar seus objetivos. Terry logo se vê presa em uma trama repleta de manipulações e perigos, travando com Brenner uma guerra em que a mente humana é o campo de batalha.

A Zona Morta de Stephen King (1979)
[Resenha | Compre]

Depois de quatro anos e meio, John Smith acorda de um coma causado por um acidente de carro. Junto com a consciência, o que John traz do limbo onde esteve são poderes inexplicáveis. O passado, o presente, o futuro – nada está fora de alcance. O resto do mundo parece considerar seus poderes um dom, mas John está cada vez mais convencido de que é uma maldição. Basta um toque, e ele vê mais sobre as pessoas do que jamais desejou. Ele não pediu por isso e, no entanto, não pode se livrar das visões. Então o que fazer quando, ao apertar a mão de um político em início de carreira, John prevê o que parece ser o fim do mundo?

A Caça de Amanda de Andrew Klavan (1999)
[Resenha | Compre]

Um encontro casual em uma rua deserta de Manhattan. Um jazzista angustiado e uma mulher misteriosa em fuga. Uma única noite de amor intenso que degenera para a obsessão. Assim começa a frenética perseguição de vida ou morte do thriller À Caça de Amanda. A vida e a carreira de Lonni Blake só têm degringolado desde o assassinato da esposa. Então, em uma fria noite de outono, Carol Dodson surge subitamente do meio da escuridão da cidade e lhe pede abrigo. Naquela única noite, Lonnie e Carol se tornam amantes, enquanto ela, uma prostituta eventual, concorda em fingir que é mulher que ele amou e perdeu tragicamente. Muito tempo depois de Carol ir embora, Lonnie se recorda dela e da paixão que ela reavivou, a paixão que ele achava estar morta. Obcecado, passa a segui-la - e, assim, levado pelo desejo, penetram em um mundo de perigos, uma armadilha que se fecha rapidamente.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. amei a lista de livros e a resenha texto bom
    demais abraços

    ResponderExcluir
  2. A casa do mal é meu preferido do Koontz até agora, principalmente devido ao seu vilão tão bem construído!

    ResponderExcluir
  3. Zona morta se encontra no meu top 3 do King. Achei a "habilidade" do protagonista muito bem explorada. Livraço.

    ResponderExcluir