Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Terror de Dan Simmons


Durante séculos grandes navegadores buscaram desbravar a famosa Passagem Noroeste, uma área supostamente navegável entre o Círculo Ártico e o Canadá, de todas as tentativas a mais trágica e desastrosa foi a da Expedição de Sir John Franklin. Em maio de 1845 dois navios, o HMS Terror e o HMS Erebus, capitaneados por Franklin e tripulados por 128 marinheiros, partiram da Inglaterra rumo ao Ártico na expectativa de serem os primeiros desbravadores da inóspita passagem. Eles jamais foram vistos novamente.

Equipes de resgate foram enviadas e fizeram dezenas de buscas na provável rota das embarcações, porém nenhum destroço ou sinal jamais foi encontrado. Doze anos depois os primeiros esqueletos dos marinheiros foram descobertos, e entre eles, um diário documentando a batalha pela sobrevivência da tripulação, que viveu por dois anos nos navios encalhados no meio do mar congelado, esperando um desgelo que nunca aconteceu. 

Os sobreviventes abandonaram os navios em abril de 1848 e caminharam em direção ao sul, enfrentando temperaturas abaixo de zero, na esperança de encontrar alguma salvação. O mistério do que aconteceu com a tripulação durou quase 150 anos, foi apenas em 2014 que os destroços dos navios foram encontrados. Análises revelaram detalhes desconcertantes, várias doenças acometeram a tripulação e existem até histórias contadas de geração em geração pelas tribos de esquimós locais sobre homens brancos presos no gelo e canibalismo.

O Terror de Dan Simmons é uma narrativa profunda e perturbadora que reimagina os horrores enfrentados pelas tripulações do Terror e do Erebus durante os anos que passaram em meio a neve. Entre os longos meses escuros de inverno, quando o sol não aparece no horizonte, e a claustrofóbica imensidão solitária do deserto de gelo, a história explora os limites do ser humano em situações extremas. Uma história de terror realmente baseada em fatos reais.

Publicado originalmente em 2007, o livro é mistura desconfortável entre romance histórico e terror, é difícil traçar uma linha que separe fantasia de realidade, Dan Simmons construiu sua história em cima de um extenso trabalho de pesquisa e o resultado é um romance impressionante. O clima de suspense e terror é aumentado com a inserção do sobrenatural, a tripulação além de lutar contra a natureza precisa enfrentar uma criatura cujas garras podem cortar um homem ao meio e com um apetite incontrolável por carne humana.

Há muito tempo eu não lia uma obra que me impactasse tanto quanto O Terror, a construção dos personagens é tão sublime que o leitor sente cada morte profundamente na própria pele. A escrita de Dan Simmons é complexa e ágil, suas descrições são detalhadas e explicitamente chocantes,  desde a deterioração do dia a dia da tripulação até as cenas de carnificina. 

É uma história para ser degustada aos poucos, mas conforme as páginas finais se aproximam, é impossível parar a leitura. As últimas 300 páginas do livro trazem o melhor da literatura de horror em décadas! Não é apenas sobre fazer o leitor sentir medo, mas sim sobre conectá-lo à narrativa para que experimente as mesmas sensações dos protagonistas, agonizando com fome ou congelando com o frio, o fato é que é impossível não ser afetado pela trama.

Isso garantiu a O Terror de Dan Simmons um lugar no topo das minhas melhores leituras do gênero de todos os tempos, ao lado de A Coisa de Stephen King e Os Mortos Vivos de Peter Straub. É uma leitura desafiadora que tira qualquer leitor de sua zona de conforto, mas que proporciona momentos inesquecíveis aos fãs de terror. 

   
  O Terror (2017) | Ficha Técnica 
   Título original: The Terror (2007)
   Autor: Dan Simmons
   Tradutor: Alexandre Martins
   Editora: Rocco
   Páginas: 752 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Ótima resenha. Livro muito bom mesmo. Recomendo !!!
    Espero que a serie siga o mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  2. O livro chega a ser perturbador.....eu adquirir ele e foi um dos melhores livros que já li. Embora uma obra de ficção, muito do que se descreve no livro acaba sendo confirmado pela história real, sendo que os dois barcos já foram localizados, inclusive alguns cadáveres em ótimo estado de conservação. Impactante mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Adquiri o primeiro dos dois volumes e a leitura não me agradou, será que o volume 2 deixa a história tão emocionante assim?

    ResponderExcluir
  4. Livro extraordinário! Comecei a ler e não consigo parar.

    ResponderExcluir
  5. O Terror está junto de O Hobbit é As Aventuras de Tom Sawyer no topo dos melhores livros que já li. Magistral: vc sente frio ao ler o livro, só personagens interessantes, descrição perfeita das cenas...

    ResponderExcluir