Curiosidades | As continuações literárias de Horror em Amityville - Biblioteca do Terror

Biblioteca do Terror

O maior e mais completo site brasileiro sobre literatura de terror!

29 de janeiro de 2018

Curiosidades | As continuações literárias de Horror em Amityville

Resultado de imagem para amityville wallpaper

Você sabia que Horror em Amityville de Jay Anson não foi o único livro a explorar os estranhos acontecimentos sobrenaturais envolvendo a família Lutz e a casa em Amityville?

Dentre todos os investigadores paranormais que visitaram Amityville, Hans Holzer foi o que mergulhou mais profundamente na história da casa e na tragédia da família Defeo. Ele causou bastante controvérsia ao afirmar que a casa havia sido construída sobre um antigo cemitério indígena e que o espírito de um chefe índio havia possuído Ronald Defeo Jr. e o instigado a cometer os assassinatos.

As investigações de Hans Holzer foram publicadas em Murder In Amityville (1979), livro que serviu de inspiração para o segundo filme da saga Amityville, The Amityville Curse (1981) e no livro de ficção The Secret of Amityville (1985).

 Resultado de imagem para Murder In AmityvilleImagem relacionada

Com o  grande sucesso de Horror em Amityville, tanto na versão cinematográfica como na literária, George e Kathy Lutz foram convidados a participar de vários programas de televisão, sempre em entrevistas polêmicas cercadas por debates acalorados sobre a veracidade de seus relatos. Em uma dessas entrevistas o casal afirmou que ainda estava enfrentando perturbações sobrenaturais e que um novo livro chamado "A Force of Magnitude: Amityville II" traria o relato dessa nova assombração.

Em Invocadores do Mal de Cheryl A. Wicks, George Lutz numa entrevista para Ed Warren reclama sobre a sua pouca participação na criação da história e nos lucros do livro de Jay Anson, o fato é que eles estavam precisando de dinheiro e isso provavelmente foi uma das motivações para a criação de uma série de livros sobre Amityville, dos quais os Lutz são detentores dos direitos autorais. 

"A Force of Magnitude: Amityville II" nunca foi publicado, mas um escritor chamado John. G ​​Jones demonstrou interesse pela história e a reescreveu com o título "The Amityville Horror II".

The Amityville Horror Part II de John G. Jones (1982)
Resultado de imagem para The Amityville Horror Part II de John G. Jones (1982)
The Amityville Horror Part II continua com a premissa de ser baseado em fatos reais, sua principal característica está nas várias modificações que faz à história de Jay Anson, sendo a mais relevante com relação a noite final dos Lutz na casa. 

Após escapar de Amityville, os Lutz vão para a casa da mãe de Kathy, onde acreditam que finalmente estarão em segurança. Porém George ainda é despertado todas as noites por uma força sobrenatural e Jodie ainda persegue seus filhos. Em paralelo aos eventos paranormais, o casal ainda tem que enfrentar os ataques da imprensa e dos céticos.

Assim como a história de Jay Anson, este livro sofreu várias críticas, principalmente com relação a nova versão da última noite dos Lutz em Amityville. 

Entre os leitores, The Amityville Horror Part II, foi bem recebido, John G. Jones conseguiu manter o mesmo clima macabro de verossimilhança criado por Jay Anson.

Amityville: The Final Chapter de  John G. Jones (1985)
Resultado de imagem para Amityville: The Final Chapter de John G. Jones (1985)
Com o sucesso dos dois primeiros livros, surgiu a obra que traria o suposto final da história dos Lutz, o último confronto do casal com as forças sobrenaturais que há anos os perseguiam. E desta vez, além de assombrações fantasmagóricas, há genuinamente manifestações demoníacas.

Mais uma vez o casal enfrentou grandes críticas sobre a veracidade do seu relato, muitos afirmam que este é um livro puramente ficcional e há poucas fontes críveis que contestam essa afirmação. Entre os leitores a recepção da obra foi mista: aqueles que encaravam a leitura como ficção, ficaram satisfeitos com a conclusão, mas quem ainda acreditava nos Lutz, odiou o rumo que a história tomou.

Amityville: The Evil Escapes de John G. Jones (1988)
780308
Puramente ficcional, Amityville: The Evil Escapes é uma coleção de seis contos que possuem ligação com a história sangrenta da casa. O livro inspirou dois filmes da saga de Amityville: Amityville 4 - A Fuga do Mal e Amityville 6 - Uma Questão de Hora.

Amityville: The Horror Returns de John G Jones (1989)
E para quem acreditou que a participação do casal Lutz na história de Amityville havia acabado em Amityville: The Final Chapter, surge Amityville:  The Horror Returns, a prova de que não há limites para os criadores quando a questão é lucro. 

Com uma péssima explicação para o envolvimento dos Lutz com o sobrenatural novamente, o livro foi execrado pelos leitores, embora tenha sido um sucesso de vendas. Originalmente seria adaptado para os cinemas, mas o projeto foi cancelado. 

Amityville: The Nightmare Continues de  Robin Karl (1991)
Resultado de imagem para Amityville: The Nightmare Continues de Robin Karl (1991)
Mesmo duramente criticado Amityville: The Horror Returns vendeu bem, de modo que pensaram que seria uma boa ideia fazer um reboot da série, ignorando completamente todos os acontecimentos anteriores. The Nightmare Continues não acrescenta nada para a história de Amityville, tanto que sua continuação jamais foi publicada.

Amityville: The Nightmare Continues não foi escrito pelo autor oficial da série, John G Jones, na verdade ninguém ouviu falar dele por mais de trinta anos, até que em 2014 ele reapareceu e lançou o conto Amityville Horror Christmas na  Amazon. 

Um ano depois publicou Amityville Now: The Jones Journal, livro que narra sua experiência supostamente real com o sobrenatural, advinda do envolvimento com os Lutz e Amityville.

2 comentários:

  1. Pena que aparentemente, não há nenhum livro desses autores traduzidos para o português BR? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especificamente de Horror em Amityville não, mas tem outras obras que sim, como é o caso de Tubarão, Drácula, O Bebê de Rosemary... Em breve vai sair uma lista falando sobre essas continuações de livros clássicos de terror que foram publicadas no Brasil.

      Excluir