Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Por Trás de Seus Olhos de Sarah Pinborough


Por Trás de Seus Olhos é mais um daqueles livros que dividem a opinião das pessoas, ao mesmo tempo que recebeu elogios de Stephen King, Joe Hill, Josh Malerman, Harlan Coben e de inúmeros leitores que destacaram seu final surpreendente, causou "revolta" em outros exatamente por essa surpresa nas últimas páginas. Como fã de terror me situo na primeira categoria, Sarah Pinborough construiu um suspense psicológico primoroso, e embora eu tenha adivinhado sua premissa no início da segunda metade, a autora utiliza a mesma ideia de um clássico fantástico do século XIX escrito por Theóphile Gautier, o jogo mental para descobrir as reais intenções dos protagonistas e a revelação final me absorveram completamente.

E é este elemento "fantástico" a fonte de descontentamento de alguns leitores, as comparações com Garota Exemplar e A Garota no Trem são falhas, tirando o ritmo narrativo, as obras estão em gêneros diferentes e Por Trás de Seus Olhos tem um final muito mais assustador.  Tudo o que você precisa saber sobre o enredo do livro está descrito na sinopse, esta é uma daquelas obras estranhas das quais você só pode realmente comentar com quem já vivenciou o horror que há por trás de suas linhas. 

Sarah Pinborough conduz o leitor a um labirinto de pistas verdadeiras e falsas mescladas com insanidade, sua narrativa é um breve facho de luz que ilumina sombras monstruosas pelos corredores da mente, criando ilusões que flertam com sua percepção até o final. 

Não há como estar preparado para seu final, por mais que você desenvolva teorias que desafiem a imaginação, nenhuma será mais doentia que a da autora. Gostando da leitura ou não, é impossível negar que Sarah Pinborough engana o leitor até a última linha. Se você gosta dos thrillers atuais e acha que Por Trás de Seus Olhos é mais um para lista, irá se decepcionar ao encontrar vermes chafurdando em seu banquete, mas se curte histórias de terror, descobrirá um coração negro pulsando por entre essas páginas e o que jaz em seu interior é deliciosamente macabro. Uma das melhores leituras do ano!

 Por Trás de Seus Olhos (2017) | Ficha Técnica 
   Título original: Behind Her Eyes (2017)
   Autor: Sarah Pinborough
   Tradutor: Alexandre Raposo
   Editora: Intrínseca
   Páginas: 345 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Cheguei até o livro pela resenha no site. Peguei a versão em ebook e li em questão de dias. Leitura excepcional. Em alguns momentos, até achei o texto meio arrastado, mas o desfecho é fantástico. Sarah Pinborough dá uma aula de como surpreender os leitores, sendo que durante a narrativa podemos captar detalhes da reviravolta que ela tramou. Infelizmente não me impressionei com "Entre quatro paredes".

    ResponderExcluir
  2. Resolvi ler o livro por causa dessa resenha, mais precisamente por causa da "promessa" do tal final doentio... Bem, é simplesmente inexplicável, não tenho palavras, estou chocada! Ainda não sei se amei ou odiei o livro, preciso digerir tudo isso. Mas de uma coisa eu tenho certeza, o autor da resenha tem razão,'doentio' é a única palavra capaz de traduzir o que se passa no fim desse livro.

    ResponderExcluir