Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Lista dos Vencedores do Bram Stoker Awards 2016

   O Bram Stoker Awards, o prêmio máximo da literatura de horror, é concedido anualmente pela The Horror Writers Association para os trabalhos que mais se destacaram em cada uma das onze categorias da premiação, que vão desde melhor romance de estreia até melhor roteiro. Este ano o evento nomeado em homenagem ao autor do clássico Drácula, aconteceu na noite de sábado, dia 29 de abril, confira a lista dos ganhadores e respectivas sinopses:

Superior Achievement in a Novel (Melhor Romance)
The Fisherman de John Langan 
  No estado de New York, nos arredores de Woodstck, o Dutchman’s Creek flui para fora do reservatório Ashokan. Sua inclinação torna a correnteza rápida, oferecendo a promessa de boa pesca e de algo mais, uma possibilidade fantástica demais para ser real. Quando Abe e Dan, dois viúvos que encontram consolo na companhia um do outro e na paixão compartilhada por pescaria, ouvem o rumor sobre o rio e o que pode ser encontrado lá, o remédio para suas perdas, eles o descartam como sendo apenas mais uma história de pescador. No entanto, logo se veem envolvidos em uma lenda tão antiga e profunda quanto o reservatório. É uma história sobre pactos sombrios, segredos enterrados há muito tempo e de uma figura misteriosa conhecida como: o Pescador. Ele colocará Abe a Dan face a face com tudo o que perderam e com o preço de deverão pagar para recuperá-lo.


Superior Achievement in a First Novel (Melhor Romance de Estreia) 
Haven de Tom Deady
   Em 1961, a pequena cidade de Haven pensou que havia se livrado de seu monstro. Depois de uma série de assassinatos de crianças, Paul Greymore foi encontrado carregando uma menina ferida. Seu rosto, desfigurado por um acidente na infância, parecia confirmar que ele era o monstro que a comunidade buscava. Com Paul na prisão, os assassinatos pararam. Por dezessete anos, Haven conheceu a calmaria novamente.
   Mas Paul cumpriu sua pena e agora retornou a Haven - a cidade onde cresceu e cenário de seus supostos crimes. Ele insiste que ele não cometeu esses crimes e várias pessoas da cidade acreditam nele, incluindo o padre local, um rapaz chamado Denny, e seu melhor amigo Billy. O problema é que, agora que Paul está de volta em casa, os assassinatos bizarros começaram novamente - e os padrões combinam com as mortes do passado de Haven. Se Paul não é o assassino, quem é? Ou o QUE é?
   Um grupo improvável de aventureiros tenta descobrir a verdade, mergulhando em túneis há muito escondidos que podem ser habitados por uma estranha criatura predatória. Haven é um épico de horror convincente no espírito de It - A Coisa ou Summer of Night, um romance de estreia impressionante de um talentoso autor que sabe que os horrores mais sombrios espreitam dentro dos seres humanos, mesmo quando há um monstro à solta.

Superior Achievement in a Young Adult Novel (Melhor Romance Juvenil)
Snowed de Maria Alexander
   Charity Jones é uma adolescente de 16 anos, gênio em engenharia, que sofre intimidação em sua escola, por conta sua origem e seu ceticismo, no conservador Condado de Oak, Califórnia. Tudo muda em sua vida quando sua mãe, assistente social, traz para casa um jovem fugitivo chamado Aidan para passar as férias. Semelhantes em vários sentidos, Charity e Aidan rapidamente se apaixonam. Mas parece que ele não é a única novidade: Charity encontra o cadáver, brutalmente assassinado, de um dos seus piores perseguidores da escola e juntando as peças descobre que um assassino está agindo no Condado de Oak. Enquanto ela e seu clube de céticos investigam esta e outras mortes, chegam à conclusão de que a cada descoberta o mistério torna-se mais sombrio e mortal. Uma coisa é certa: há uma batalha sangrenta nesta temporada de férias que vai mudar suas vidas - e história da humanidade - para sempre. Eles estarão prontos?

Superior Achievement in Long Fiction (Melhor Ficção Longa/Novela) 
The Winter Box de Tim Waggoner
   É o aniversário de vinte e um anos de casamento de Todd e Heather. Uma nevasca explode fora de sua casa, mas está muito mais frio lá dentro. Seu casamento está caindo aos pedaços, o amor que uma vez compartilharam acabou e em seu lugar há apenas um ressentimento amargo. À medida que a noite avança, coisas estranhas começam a acontecer na casa - coisas ruins. Se eles conseguirem trabalhar juntos, podem encontrar uma maneira de sobreviver até de manhã ... mas apenas se não abrirem a Caixa de Inverno.

Superior Achievement in Short Fiction (Melhor Conto)
“The Crawl Space” de Joyce Carol Oates, publicado em Ellery Queen Magazine

Superior Achievement in a Fiction Collection (Melhor Coletânia de Contos)
The Doll-Master and Other Tales of Terror de Joyce Carol Oates
   De uma das escritoras contemporâneas mais importantes, The Doll-Master e and Other Tales of Terror é uma coleção de seis histórias assustadoras. Na história do título, um jovem se torna obcecado com a boneca de sua prima, após ela morrer tragicamente de leucemia. À medida que envelhece, ele começa a coletar "bonecas encontradas" em bairros vizinhos e armazena seus tesouros em uma estação abandonada na propriedade de sua família. Mas que tipo de bonecas será que são aquelas? Em "Gun Accident", uma adolescente fica emocionada quando seu professor favorito lhe pede para cuidar de sua casa enquanto está fora, mas quando um intruso invade a residência enquanto ela está lá, o destino de mais de uma vida é mudado para sempre. Em The Doll-Master e and Other Tales of Terror, Joyce Carol Oates evoca o "fascínio da abominação" que está no cerne da mais profunda, mais perturbadora e mais memorável história humana.

Superior Achievement in an Anthology (Melhor Antologia)
Borderlands 6 org. de Oliva F. Monteleone & Thomas F. Monteleone
  Esta antologia não temática de horror apresenta obras nunca antes publicadas de: Louis Dixon, John McIlveen, Jack Ketchum, Rebecca J. Allred, Dan Waters, Michael Bailey, John Boden, Trent Zelazny e Brian Knight, Bob Pastorella, Peter Salomon, Carol Pierson Holding, Steve Rasnic Tem, Darren O. Godfrey, David Annandale, Anya Martin, G. Daniel Gunn e Paul Tremblay, Gordon White, Sean M. Davis, Tim Wagoner, Bradley Michael Zerbe e Gary A. Braunbeck . Incluindo também uma novela, já publicada anteriormente de David Morrell

Superior Achievement in Non-Fiction (Melhor Não-Ficção)
Shirley Jackson: A Rather Haunted Life de Ruth Franklin
   Ainda reconhecida por milhões principalmente como autora de The Lottery, Shirley Jackson (1916-1965) está curiosamente ausente do cânone literário americano mainstream. Um gênio do suspense literário e horror psicológico, Jackson sondou a ansiedade cultural da América do pós-guerra mais profundamente do que ninguém. Agora, a biógrafa Ruth Franklin revela a vida tumultuada da autora de clássicos como A Assombração na Casa da Colina e Sempre Vivemos no Castelo.
   Colocando Jackson dentro da tradição gótica americana, cujas raízes remetem à Hawthorne e Poe, Franklin demonstra como sua contribuição única para este gênero veio de seu foco no "horror doméstico". Quase duas décadas antes de a Mística Feminina acender o movimento das mulheres, as histórias de Jackson e as crônicas de não-ficção já exploravam a exploração e o isolamento desesperado das mulheres, particularmente das mulheres casadas, na sociedade americana.
   Cada vez mais presciente, Shirley Jackson emerge como uma ferozmente talentosa, determinada e prodigiosamente criativa escritora em um tempo quando era incomum para uma mulher ter uma família e uma profissão. Uma mãe de quatro filhos e a esposa do proeminente crítico e acadêmico do New Yorker Stanley Edgar Hyman, Jackson viveu uma vida aparentemente bucólica na cidade de North Bennington, Vermont, na Nova Inglaterra. No entanto, bem como suas histórias, que canalizavam o ocultismo enquanto explorava a claustrofobia do casamento e da maternidade, a ascensão criativa de Jackson era assombrada por um lado mais sombrio. Como sua carreira progrediu, seu casamento tornou-se mais tênue, sua ansiedade aumentou, e ela tornou-se viciado em anfetaminas e tranquilizantes. Em detalhes, Franklin examina com perspicácia os efeitos da educação de Jackson na Califórnia, na sombra de uma mãe hipercrítica, seu relacionamento com seu marido, justapondo as infidelidades de Hyman, comportamento dominador e ciúme profissional com sua infalível admiração pela ficção de Jackson.
   Com base em uma abundante correspondência previamente desconhecida e dezenas de novas entrevistas, Shirley Jackson - uma exploração de um talento surpreendente formada por uma infância prejudicial e um casamento turbulento - torna-se a biografia definitiva de um avatar geracional e de um gigante literário americano.

Superior Achievement in a Poetry Collection (Coletânea de poemas)
Brothel de Stephanie M. Wytovich
   Wytovich interpreta uma madame em uma coleção de horror erótico que desafia a conexão filosófica entre a morte e o orgasmo. Há um striptease que acontece no bordel que não é nem fato nem ficção, nem fantasia e nem memória. É uma dança do erotismo, da morte e da decadência. O corpo humano torna-se uma estação de serviço para a dor, para o prazer, para o solitário e o confuso. A sexualidade está pendurada na porta e o ato de amar está longe de tudo o que é decente. Suas mulheres abrem suas pernas para a violência, para em seguida, fumar um cigarro e ficar de quatro patas. Eles usam seus corpos como armas e aprendem a encontrar-se no clímax dos limites que cruzam, a fim de definir sua humanidade... ou falta dela.
   Wytovich nos mostra que a definição do feminino não está associada à palavra vítima. Seus personagens ressuscitam uma e outra vez, lutando contra estereótipos, matando expectativas. Ela nos mostra que o sexo não é sobre o amor; é sobre controle. E quando o controle é desproporcional à fantasia, ela nos mostra o verdadeiro significado de femme fatale.

Superior Achievement in a Graphic Novel (Melhor Graphic Novel)
Kolchak the Night Stalker: The Forgotten Lore of Edgar Allan Poe
   Entre histórias de corações delatores e enterros prematuros, de gatos pretos e da morte vermelha, o repórter Carl Kolchak luta com horror e loucura cada vez mais profundos quando os eventos dos contos de Edgar Allan Poe ganham vida na moderna Baltimore.

Superior Achievement in a Screenplay (Melhor Roteiro)
A Bruxa, roteiro de Robert Eggers
   Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Darki Side os 5 primeiros tem a cara da editora, vamos sair na frente, pois tem editora que compra os direitos e demora anos para lançar.

    ResponderExcluir
  2. Grande trabalho que vocês fazem.

    ResponderExcluir
  3. Tomara que o Melhor Romance, e o Melhor Romance de Estréia lancem por aqui !!

    ResponderExcluir
  4. A DarkSide poderia usar esse Brothel como experimento para lançar um novo selo de poesia dark. Nota altíssima dele no Goodreads.

    ResponderExcluir
  5. Espero que sejam lançados por aqui.

    ResponderExcluir