ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de maio de 2016

Resenha: Darth Plagueis de James Luceno [Star Wars]


Sinopse:
   Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Um deseja viver para sempre; o outro busca o controle político supremo. Juntos, eles poderão enfim destruir os Jedi e dominar a galáxia. A não ser que impiedosas tradições Sith fiquem em seu caminho...


O Lado Sombrio da Força
   O Universo Expandido de Stars Wars é definido temporalmente pela Batalha de Yavin, que ocorreu no primeiro filme da franquia, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, além dos selos Legends e Cânone, sendo que o primeiro faz referência a todas as obras publicadas antes de 2014, data esta em que foram estipulados os novos parâmetros para o universo expandido, levando em consideração o novíssimo Episódio VII: O Despertar da Força. Darth Plagueis de James Luceno foi publicado originalmente em 2012, sua trama se inicia quase sete décadas antes da Batalha de Yavin e narra a estória de um dos mais poderosos Sith de todos os tempos, o temível Darth Plagueis, o Sábio e de seu aprendiz, Palpatine, o Darth Sidious. James Luceno, autor  de Tarkin, possui um estilo de escrita envolve a imaginação do leitor, uma narrativa consistente e complexa que seduz não por suas cenas de ação, mas por seus diálogos memoráveis. Darth Plagueis até o momento é o meu livro favorito de Star Wars, não apenas por contar a história através da visão de um dos vilões da saga, mas também por seu conteúdo, sua trama é focada na política do universo, nas conspirações, golpes e tentativas de assassinato que permeiam o intrincado e perigoso jogo do poder no Senado. 
   Darth Plagueis é um representante da espécie Munn, habitantes do planeta Muunilinst que controlavam o Clã Bancário Intergaláctico, que atua em uma posição  extremamente privilegiada dentro do sistema organizacional da galáxia, o que  o permitia a um acesso aos principais comerciantes, governantes e foras-da-lei do espaço,  e isso dentro do seu plano para a ascensão dos Sith, destruição da República e a inevitável derrota dos Jedi, era essencial. Mas o maior desejo de Darth Plagueis era o de descobrir os segredos da vida e da morte através da manipulação da força, antigos relatos de Lordes Sith fazem menção a um possível controle dos midi-chlorians, o qual possibilitaria um domínio completo sobre os processos naturais do corpo e assim a vida eterna. Paralelo a esse grande projeto de pesquisa, o Lorde Sith viajava através dos planetas da Orla-Exterior reunindo contatos, recolhendo favores e preparando o terreno para uma futura insurreição contra a ordem vigente, seus tentáculos sombrios  envolviam desde criminosos de rua até reis de planetas inteiros. Em uma dessas viagens conhece o jovem e ambicioso Palpatine e reconhecendo sua inclinação à Força o recruta como aprendiz do lado sombrio. O livro narra toda a trajetória dos dois na construção de uma teia diplomática de mentiras que acarretará na destruição da República.  
     James Luceno transporta o leitor para uma viagem aos confins obscuros do universo, tendo como guia o lado sombrio da força. Darth Plagueis é um dos protagonistas mais interessantes do Universo Expandido de Star Wars, suas ações fogem do usual conflito moral que rege as estórias focadas nas ações dos Jedi, um Sith não hesita em torturar e matar suas vítimas, seja em busca de alguma informação valiosa ou apenas por prazer. Como o próprio autor diz, em uma entrevista anexa ao final do livro, explorar as ações de um vilão em uma história é muito mais interessante que a de um herói, pois não há um limite ou uma linha de ações que se deva seguir. Quanto mais cruel e odiável for um vilão, melhor. E Darth Plagueis consegue ser esse vilão, seu principal destaque está na forma com que encara a Força, ao invés do misticismo da trilogia original, há toda uma base teórica e científica que norteia suas pesquisas.  Por outro lado o livro traz uma visão mais detalhada das origens do Supremo Chanceler Palpatine e isso possibilita novas perspectivas para analisar seus atos nos filmes clássicos.  A narrativa é completada por uma ambientação fantástica, no qual cenários de planetas e personagens conhecidos estão sempre orbitando ao redor das ações dos Sith. Darth Plagueis não é livro centrado na ação, embora haja várias cenas de assassinatos e emboscadas, mas sim nas conspirações que marcaram a insidiosa e silenciosa ascensão dos Sith, dentro do universo dos filmes é uma grande preciosidade por suprir vários pontos obscuros dentro da trama principal. Indispensável para todo o fã da saga.

Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Um comentário :

  1. Gostei muito desse livro, é o décimo livro que leio do universo star wars, a leitura do Tarkin, foi mais prazerosa devido a complexidade deste, mas foi interessante conhecer um pouco mais dos siths: Tenebrius, Maul, Sidius, Plagues e outros.

    ResponderExcluir