Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Estante dos Livros Esquecidos II | Coleção Casa Do Pesadelo de Diane Hoh [O Terror Infanto-Juvenil]

Nem todos os livros de terror são dominados por monstros, de fato existem histórias de serial killers e thrillers psicológicos que conseguem desencadear uma resposta tão forte e visceral quanto uma narrativa de terror. Isso se deve pela natureza do horror, o gatilho que causador do "medo" é diferente para cada pessoa, essa disparidade é ainda mais pronunciada quando a questão é colocada entre jovens e adultos. A adolescência é um período infernal, naquele momento assustador em que o corpo infantil passa por mudanças e alterações o medo é uma constante, seja o de não ser aceito em grupo social ou a humilhação e alienação que permeiam o ambiente escolar. 

Os livros de terror infanto-juvenis tratam de temas que os adolescentes enfrentam diariamente, alguns extremamente pesados como a perda de um familiar ou as drogas, outros tabus como o primeiro amor e o sexo,  inserindo criaturas e situações sobrenaturais em provações que retratam a premissa mais arrepiante de todas, crescer. Os jovens leitores se identificam com os problemas apresentados e aprender a lidar com seus próprios problemas pessoais.

No início dos anos noventa os livros de terror infantos-juvenis se popularizaram através de duas grandes séries, Goosembumps de R. L. Stine e A Casa do Pesadelo de Diane Hoh, os livros traziam estórias simples e ágeis, nas quais adolescentes e crianças enfrentavam fantasmas, vampiros e maldições como uma espécie de metáfora para os pequenos problemas do dia-a-dia. Mas longe se parecerem com estórias com morais didáticas, eram realmente assustadoras. Diferente de  

Goosembumps, que trazia tramas infantis com intervenções explícitas do sobrenatural, Casa do Pesadelo era voltada para os jovens, com temáticas mais "adultas" flertava com o horror psicológico, deixando às vezes em aberto a questão de tudo ser real ou apenas fruto de histeria, geralmente o horror era a projeção externa de um medo do protagonista. No Brasil foram traduzidos pela Editora Rocco apenas 16 volumes dos 29 publicados nos Estados Unidos, conheça a seguir a coleção completa brasileira com suas respectivas capas e sinopses.  

1. O Grito Silencioso
No alto da colina, envolta em sombras e protegida pelo silêncio, está a Casa do Rouxinol, um pavilhão da Universidade de Salem e novo lar de Jéssica. Conhecido como Casa do Pesadelo, o lugar esconde tenebrosos segredos, que parecem brincadeiras, de tão absurdos. Mas... e se não forem?

2. A Verdade ou a Morte
No alto da colina, envolta em sombras e protegida pelo silêncio, está a Casa do Rouxinol, um pavilhão da Universidade de Salem. Para os estudantes, é a Casa do Pesadelo. Pois foi ali que o terror começou. Quando a estudante Parrie Moore conhece as outras garotas numa festa, junta-se a elas num inocente jogo de verdade ou desafio. Tinha tudo para ser divertido. Mas, a cadas dia, os desafios ficam mais estranhos, mais perigosos. O jogo passa a ganhar vida própria. Parrie está assustada. Mas é apenas um jogo... Ou não?

3. Atração Fatal
Hailey Kingman, caloura da Universidade de Salem, presenciou o primeiro encontro de Darlene e Robert. Ele tinha levado um fora da namorada, Gerrie, e queria deixar a "ex" enciumada. De imediato, todos percebem a estratégia do rapaz. Menos Darlene. Garçonete, moça simples, mas muito charmosa, ela está disposta a tudo para conquistar sua nova paixão. Durante uma festa onde parece não faltar ninguém, Darlene é humilhada publicamente por Robert. Decepcionada, jura vingança. A partir daquela noite os alunos da Universidade de Salem passam a ser perturbados por acontecimentos estranhos. 

4. A Sonâmbula
No alto da colina, envolta em sombras e protegida pelo silêncio, está a Casa do Rouxinol, um pavilhão da Universidade de Salem. Para os estudantes, é a casa do pesadelo. Pois ali que o terror começou. Quin Hadley está sob suspeita. Suas crises de sonambulismo estão cada vez mais freqüentes. E o pior: ela jamais se lembra do que fez ou onde esteve. Isso não chegava a ser um problema até começarem estranhos acidentes à noite, no campus da Universidade de Salem. Todas as pistas apontam para a jovem sonâmbula. Nem mesmo ela tem certeza de sua inocência. 

5. O Último Encontro 
No alto da colina, envolta em sombras e protegida pelo silêncio, está a Casa do Rouxinol, um pavilhão da Universidade de Salem. Para os estudantes, é a Casa do Pesadelo. Pois foi ali que o terror começou. Uma noite que você nunca esquecerá. Ligue para mim. Demi foi ousada. Ela mandou publicar estas palavras na seção de encontros pessoais do Diário de Salem. Muitos rapazes ligaram. E as noites eram tudo que o anúncio prometia. Inesquecíveis. Assustadoramente inesquecíveis. Porque,um a um, os rapazes que encontravam Demi começavam a sofrer pequenos acidentes assustadores. Desaparecendo. Até mesmo... morrendo.

6. O Sussurro
Shea Fallon não podia contar a ninguém o que tinha feito. Não dava para escolher, era agir assim ou nada. De qualquer maneira sabia que ninguém conseguiria descobrir. Isso, é claro, até ouvir aquele sussurro sinistro ao telefone.  "Não tenha medo. Ninguém saberá o que você fez. Tomei providências para isso." Quem estaria por trás daquilo, e como chegou a saber de tudo? Shea estava assustada. E mais terrível ainda... qual seria o preço daquele segredo?

7. Bela Gentileza
Quando Johanna sofreu um acidente e ficou com seu lindo rosto marcado, passou também a sofrer ameaças. Alguém na universidade não suportava a feiura... e para acabar com ela era até capaz de matar... O belo é do bem? O feio é do mal? Nem sempre. Mas alguém na Universidade de Salem pensava assim. Para que o bem imperasse na face da Terra, era preciso destruir o feio. Não ser bonito era uma afronta.

8. O Monstro
Boatos circulam pela Universidade de Salem. São histórias sobre um monstro vagando no campus e atacando violentamente estudantes na madrugada. Abby McDonald acredita que os rumores não passam de tolice. Um trote de algum grupo baderneiro ou de veteranos fazendo uma performance teatral extraclasse. No momento Abby tem coisas importantes demais na cabeça para se preocupar com boatos. E o mostro com certeza não era uma delas. Mas deveria ser. Porque a verdade sobre o monstro é mais terrível do que a jovem poderia imaginar..

9. A Iniciação 
No alto da colina, envolta em sombras e protegida pelo silêncio, está a Casa do Rouxinol, um pavilhão da Universidade de Salem. Para os estudantes, é a Casa do Pesadelo. Pois foi ali que o terror começou. Eles se autodenominavam Os excluídos e se encontravam secretamente em volta de uma fogueira no meio da floresta. Molly Keene, caloura da Universidade de Salem, participou da cerimônia de iniciação ao lado daquele grupo de estudantes tão solitários quanto ela. Era apenas isso mesmo? Ou não?

10. O Livro dos Horrores
A autora de livros de horror Victoria McCoy, nova escritora residente da Universidade de Salem, sabe como fazer horror real. Por isso, Reed fica eletrizada quando é contratada para ser sua nova assistente... até descobrir que todos os assistentes anteriores da autora desapareceram. A partir daí, coisas assustadoras começam a acontecer na vida de Reed... coisas que parecem ter saído diretamente dos famosos livros de horror de McCoy. E o próximo terá um final muito pior do que os piores pesadelos de Reed.

11. Prisioneiras
Quem gosta de emoções fortes vai acompanhar, com o coração aos pulos, as aventuras de Daisy, Tônia e Molly, as três amigas quer resolveram fazer o curso de verão na Universidade de Salem. Só que a viagem era para ter sido apenas uma grande brincadeira. Pelo menos, foi com este objetivo que elas saíram de casa e enfrentaram uma terrível tempestade na estrada. Quando perceberam que não adiantava prosseguir e procuraram abrigo em uma casa abandonada, lá no alto da montanha, não sabiam que estavam a segundos de viver a mais tenebrosa de todas as experiências. E que a casa que a princípio pareceu aconchegante e acolhedora logo se transformaria em um verdadeiro inferno.

12. O Sequestro
O pai e a mãe de Nora já tinham morrido há muito tempo. Mas a jovem não se lembrava de nenhum deles. Aliás nem conseguia recordar a própria infância. Nenhum momento. Nenhum rosto. Nem a morte de pessoas tão importantes parecia fazer diferença. Restavam apenas alguns pedaços. pedaços que iam e vinham como se fossem vagos pesadelos. De repente os dias de Nora tornaram-se mais assustadores que suas noites. quase foi estrangulada por uma corda de pular. Em seguida levou um tombo da escada por cauda do par de patins abandonado no meio do caminho. Não demorou muito para ter certeza de que aqueles ataques estavam diretamente ligados ao seu passado esquecido. Nora precisava lembrar ou... pagaria com a própria vida.

13. O Boneco
Convidada para participar da festa de Halloween que aconteceria na Casa do Pesadelo, Jaye resolveu apresentar um número de ventriloquia. Precisava de um boneco. Como o modelo que encontrou no shopping estava além do orçamento previsto, decidiu chamar Fiona para interpretar o personagem. Fiona era pequena e bem magrinha. Mais perfeita, impossível. As duas trabalharam incansavelmente durante quinze dias para criar uma história assustadora. Ocupada com os ensaios, Jaye acabou negligenciando todos que estavam habituados a andar junto dela. Não via a hora de poder voltar a viver normalmente, passeando e se divertindo ao lado do namorado e das amigas. Fiona, entretanto, acabou descobrindo que tinha sido usada apenas em função do seu tipo físico e ficou completamente descontrolada. A partir daquele momento, coisas aterrorizantes começaram a acontecer.

14. A Voz no Espelho 
Uma certa euforia tomou conta da Universidade de Salem por conta dos preparativos para o Natal. Annie adorava aquele período do ano, até presenciar os acidentes que duas de suas melhores amigas sofreram, e de desconfiar que ela poderia ser a próxima vítima. Primeiro foi Helene que levou um tombo da escada. Ela estava no último degrau, pregando enfeites na parede e ajudando a decorar o salão. Logo em seguida Gerrie sofreu um grave acidente de trenó. Diante de problemas tão sérios, Annie até que tentou, mas era praticamente impossível ficar animada como antes. Até porque, na opinião dela, os tais "acidentes" significavam muito mais do que simples coincidências. 

15. Lição de Morte 
Um professor atraente e misterioso. Uma aluna inteligente e sonhadora. De repente, ela passa a sofrer ameaças de morte. E todos são suspeitos...

16. Desejos Macabros 
Alex jamais se esqueceria daqueles olhos de vidro, azuis, gélidos, que pareciam persegui-la. Bobagem. Por que temer se o boneco é uma máquina velha que supostamente realiza desejos e distribui previsões para o futuro? Ela jamais perderia tempo diante daquela porcaria. Mago! Pois sim! O Vinnie que inventasse outra forma de ganhar dinheiro. Vinnie era o dono da pizzaria, ponto de encontro dos alunos da universidade de Salem. Foi lá que pela primeira vez Alex teve a sensação de estar sendo observada pelo boneco. Um sentimento que provocava arrepios.


Postar um comentário

7 Comentários

  1. MEUS DEUSES!!! QUE NOSTALGIA!
    Caraca, Diane Hoh era tipo a autora que eu sempre estava atrás dos livros. A procura por suas obras só perdia para os do livro do R.L.Stine. Na verdade, ainda procuro alguns livros da Casa do Pesadelo só pela nostalgia e porque eram divertidos de se ler.
    Que post mais maravilhoso.
    Rafa você podia fazer um sobre a Rua do Medo de R.L.Stine também. Esses também eram fantásticos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, eu não conhecia essa série Casa do Pesadelo! Goosebumps fez parte da minha infância (e eu me cagava de medo hahaha), mas Casa do Pesadelo me parece ser ainda mais interessante. Gosto muito de terror psicológico, pois eu meio que acabo levando ele pra vida (tentando não enlouquecer), rs

    Abraço,
    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu adorava ler esses livros! Li quase todos e tenho dois até hoje. Ótima abordagem, já que esses livros jazem esquecidos em prateleiras obscuras e empoeiradas.

    Rafa, você bem que poderia fazer posts sobre as coleções Goosebumps e Rua do Medo, ambas de R.L. Stine. Também são excelentes, e andam meio esquecidas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela apreciação :)

    Tem várias séries que desejo abordar futuramente, Goosebumps e Rua do Medo estão entre elas, estou apenas reunindo material, relendo livros. Em breve haverá mais especiais como esse :)

    ResponderExcluir
  5. Eu ganhei "O Último Encontro" e adorei lê-lo. Percebi que são bem raros de achar agora, e eu quero todo o resto!

    ResponderExcluir
  6. Nossaa, lembro que o primeiro livro que ganhei de presente foi O Boneco, me apaixonei por livros imediatamente e comecei essa jornada incrível através de Diane Hoh, hoje falta somente quatro títulos para completar a coleção e no Rio poupa Tempo sempre tem os livros da Casa do Pesadelo a 2 reais, comprei a coleção quase toda lá.

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo em inglês, são ótimos para treinar.

    ResponderExcluir