Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Os Livros da Série Arquivo X: As novelizações de episódios da série da televisão


Arquivo X é uma das séries de maior sucesso de todos os tempos, a fórmula que misturava o gênero policial com a ficção científica e o sobrenatural atraiu uma grandiosa massa de fãs, sua popularidade na televisão floresceu através de outras mídias, em especial na literatura com várias novelizações de seus episódios mais famosos, além de romances baseados em roteiros inéditos e livros sobre curiosidades dos bastidores. Criada por Chris Carter no início dos anos 90, a série apresentava os investigadores Fox Mulder e Dana Scully, responsáveis por uma divisão especial do FBI conhecida como Arquivos X: casos sem solução que envolviam fenômenos paranormais e inexplicáveis. 

No Brasil o sucesso de Arquivo X motivou a publicação de uma coleção de novelizações que totalizam 11 obras. São livros pequenos, com pouco mais de cem páginas apresentam um texto ágil e enxuto totalmente fiel aos episódios. Se você é fã da série será uma leitura deliciosamente nostálgica, mas se não conhece provavelmente não irá gostar, já que os livros não primam pela qualidade das descrições, os autores partem do pressuposto que você os conhece os episódios e quer apenas ter uma nova visão dos fatos através do conhecimento do que se passa na mente dos personagens. A seguir um breve comentário sobre todas as novelizações:

Livro I: A Verdade Está Lá Fora de Les Martin
Esta é a novelização do primeiro episódio da série Arquivo X [(S1E1) X Marks the Spot] onde conhecemos pela primeira vez a sessão especial  homônima do FBI destinada a investigar casos inexplicáveis, fenômenos paranormais e contatos com alienígenas. É o primeiro contato do leitor com os agentes Fox Mulder e Dana Scully, parceiros que  no trabalho possuem  visões de ação totalmente diferentes, enquanto um segue seu coração e acredita no misticismo, o outro se pauta na ciência  para buscar explicação. Em sua primeira investigação juntos recebem o estranho caso assassinato de jovens que apresentam marcas vermelhas pelo corpo.  

Livro II: Quando a Noite Cai de Les Martin
Curiosamente os livros não seguem a ordem da série, tanto que após a novelização do primeiro episódio há um grande salto para o vigésimo [(S1E20) Darkness Falls], a proposta era transformar em livros apenas os episódios mais curiosos e interessantes. Em Quando a Noite Cai estranhos desaparecimentos ocorrem no interior de uma  remota floresta americana, as vítimas são sempre lenhadores, sequestrados por algum tipo de criatura que ataca somente à noite e deixa como rastro uma graxa misteriosa.É neste livro que é definido um molde para o enredo nas próximas novelizações,  similar aos episódios da televisão o texto é aberto por um prólogo que mostra o "crime" ocorrendo,  seguido por páginas de investigação até um final explosivo com um confronto marcante. 

Livro III: Terrível Simetria de Les Martin
Os livros de Arquivo X apesar de serem pequenos e de leitura extremamente rápida, em poucas horas você devora um volume, possuem um aspecto em especial que os tornam interessantes, a construção do mistério na trama que consegue prender completamente a atenção do leitor,  mesmo que você conheça a estória e saiba que tipo de monstro se esconde na escuridão, há sempre uma nova nuance para se deliciar. Em Terrível Simetria, a calmaria de um zoológico é perturbada por estranhos desaparecimentos de animais, o curioso é que nenhuma das portas das celas é aberta, o aparecimento dos mesmos ocorre pouco tempo depois mas a vários quilômetros de onde deveriam estar. Paralelo a isso é registrada um grande atividade ufológica nas redondezas. Essa é a adaptação do episódio dezoito [(S2E18) Tiger, Tiger].

Livro IV: Assassino Imortal de Ellen Steiber
Os mais famosos casos resolvidos pelo Arquivo X  são referentes a atividade alienígena, mas as investigações não se limitam a apenas esse tema,  há vários momentos em que o sobrenatural se imiscui pelos episódios. Em muitas ocasiões as provas são incontestáveis, mas tão insanamente fantásticas que nenhum tribunal as aceitaria como "verdades". Assassino Imortal é um desses casos. Uma onda de mortes suscita a crença de que há um assassino em série agindo, o que causa estranheza é que seus métodos são similares a um antigo caso sem solução trinta anos atrás, mais do que isso há registros de casos não resolvidos muito mais antigos que seguem o mesmo modus operandi. Essa é a novelização do episódio [(S1E03) Squeeze].

Livro V: Fraude de Les Martin
Um ponto interessante na série é a divergência de opiniões entre Mulder e Scully, mesmo com a diferença entre suas personalidades, seus métodos investigativos se completam. Mulder é lado "crente" da dupla, um acontecimento em sua infância fez com que sua mente se abrisse para a pluralidade de manifestações não naturais e fenômenos estranhos existentes na natureza, enquanto Scully é mais cética e se baseia na ciência para construir suas opiniões. Fraude é uma das estórias mais bizarras da série, em uma cidade habitada por vários artistas de circo misteriosos e brutais assassinatos acontecem. Que tipo de criatura poderia dilacerar um corpo humano com tamanha violência? A lista é grande, há o homem-crocodilo, a mulher barbada, o anão, gêmeos siameses. A conclusão do crime é uma das mais surpreendentes! Essa é a novelização do episódio [(S2E20) Humbug].

Livro VI: A Besta Humana de Ellen Steiber
Há episódios em que a solução do mistério por trás dos casos chega a um impasse moral, em que  o misticismo altera todas as linhas da justiça. Em A Besta Humana, uma fera mortal emerge das lendas americanas em busca de vingança contra os cruéis atos cometidos ao seu povo, ela é o Manitou, uma espécie de espírito da natureza que transforma em lobisomens aqueles que possui. Essa é a novelização do episódio [(S1E19) Shapes].

Livro VII: Sangue de Les Martin 
Uma das principais modificações que as novelizações sofreram com relação aos episódios da série foram mudanças sutis, pequenos cortes envolvendo censura e alterações na mitologia dos personagens. Nos Estados Unidos essa coleção de novelizações foi publicada voltada ao público infanto-juvenil, de modo que as descrições de violência são bem mais brandas e comedidas. Sangue tem uma das premissas mais interessantes, pessoas normais se transformam em sanguinários assassinos após serem bombardeadas por mensagens luminosas, em seus aparelhos domésticos, incitando-as a matar. Essa é a novelização do episódio [(S2E3) Blood].

Livro VIII: O Raio da Morte de Easton Royce
O que a novelização pode oferecer de complemento aos episódios da televisão é uma visão mais intimista dos personagens, uma construção mais sólida de suas personalidades, principalmente dos vilões. Paralelo a isso a falta de uma ordem nas publicações, essa é a novelização do episódio [(S3E3) D.P.O.], cria um grande abismo de referências nos diálogos, há casos em que para a resolução de um mistério é preciso recorrer a outro já apresentado , para um fã da série isso não passa despercebido, mas para um leitor de "primeira viagem" é uma informação que se perde e cria uma falha no texto. Apesar de momentos como esse, O Raio da Morte é uma das leituras mais divertidas da coleção pela forma com que a mente do vilão é dissecada. Após ser atingido por um raio um jovem desenvolve estranhos poderes elétricos e decide que é hora de se vingar da rejeição de sua comunidade.

Livro IX: O Ser do Espaço de Les Martin
Investigações sobre contatos com alienígenas são as premissas de maior sucesso de Arquivo X, o tema é sempre acompanhado de subtramas como conspirações do governo, agências secretas acobertando descobertas e segredos além da nossa compreensão. Em O Ser do Espaço, Mulder e Scully descobrem uma grande série de eventos ufológicos ocultados do público, ao investigar mais profundamente a origem das histórias são barrados por seus próprios chefes que pedem o fim das investigações. Desconfiados começam a seguir pistas que revelam uma trama de corrupção e mentiras dentro do centro do poder americano. Essa é a novelização do episódio [(S1E17) E.B.E].

Livro X: Guerra das Baratas de Les Martin
Mulder e Scully são levados a Miller’s Grove, no estado de Massachusetts, atendendo a relatos de uma cidade invadida por baratas, onde está ocorrendo uma série de mortes misteriosas. Ao investigar mais, uma questão aparece: seriam estes insetos criaturas robotizadas feitas pelo homem, ou sondas alienígenas enviadas a Terra como um meio de nos aterrorizar? Essa é a novelização do episódio [(S3E12) Die Bug, Die!].

Livro XI: O Fantasma da Máquina de Les Martin
No último volume da coleção Arquivo X a inteligência artificial é a grande vilã. Em O Fantasma da Máquina Scully e Mulder veem-se diante de um misterioso caso envolvendo inteligência artificial e enfrentam o conflito entre o que acham que devem fazer e o que o Departamento de Defesa dos EUA deseja que eles façam. Essa é a novelização de [(S1E07) Ghost in the Machine].

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa Rafa! Cara já topei meia dúzia de vezes com as obras em sebos literários. Mea culpa, sequer folheei a obra. Depois da leitura dessa resenha, vale a máxima "se arrependimento matasse...". Mas nada que uma corrida ao sebo não cure! Forte abraço, Biblioteca do Terror mandou bem!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria sobre a melhor série de todos os tempos! Descobri o blog á pouco tempo mas tem sido de longe o meu favorito!

    ResponderExcluir