ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2 de setembro de 2015

Resenha: O Endemoniado de Olinto J. Oliveira


Sinopse:
  Um caso de magia e violência sexual, mais forte que "O Anticristo". Tudo isso pode estar acontecendo agora. 

Opinião: 
   Foi por puro acaso que acabei encontrando o livro O Endemoniado de Olinto J. Oliveira. Se existe na literatura nacional algum livro que é tido como maldito é este, não há nenhuma menção em qualquer lugar sobre a sua existência, exceto lógico os lugares  onde você o encontra à venda. Horas de pesquisa na internet não resultaram em nada e o mais próximo que consegui chegar de uma resposta foi através de uma página do Diário Oficial do Estado de São Paulo de 22 de Janeiro de 1981. O texto se referia a um leilão de produtos apreendidos no qual constavam a existência de 150 exemplares novos de O Endemoniado no simbólico valor de CR 30.000,00. Nesse momento eu soube que precisava ler esse livro, a curiosidade aumentava a cada pequeno rastro de informação, de modo que fui atrás de um exemplar. Qual será a história por trás deste escritor? Será que existe apenas um pequeno número limitado de edições? 
  A cena inicial de O Endemoniado é brutal, o próprio título é bastante sugestivo, mas nenhuma sinopse ou advertência é chocante o suficiente para preparar o que vem a seguir, o leitor é praticamente empurrado da beira de um abismo, do qual vislumbra a sensação do medo para a completa escuridão do horror. No coração de uma floresta um crime bárbaro foi cometido, o que investigadores têm a sua frente é tão insano que suas próprias mentes precisam de tempo para juntar cada imagem maldita daquele lugar a fazê-las terem sentido. O maravilhoso do cérebro humano é que esse processamento é feito em poucos segundos, porém o resultado é tão macabro que como forma de desviar a atenção e manter a lucidez provoca poderosas ânsias de vomito. Olhar mais de dois segundos para aquela cena pode deixar qualquer um louco.  A clareira era a visão do inferno, presos nas árvores mais próximas haviam pedaços sangrentos de membros decepados de animais, caveiras humanas foram dispostas em um arco que circundava uma espécie de altar pagão, em meio ao círculo um caixão coberto por restos de velas jazia com duas espadas transpassadas em sua madeira. O horror mesmo estava sobre o altar, o corpo mutilado e torturado de uma menina que não aparentava ter mais de quinze anos,  seu rosto estava congelado em uma expressão de dor angústia que cortavam o coração alma mais insensível. Não vou me estender em detalhes, mas essa é a descrição mais visceral e indigesta de um ritual satânico que já li. E é apenas o início do livro!
   O Endemoniado é produto da sua época, Olinto J. ao invés de seguir a receita de sucessos como A Profecia de David Seltzer ou mesmo O Exorcista de William Peter Blatty cria uma perturbadora estória original que mescla a histeria das conspirações satânicas e magia negra com elementos religiosos da cultura brasileira como a Umbanda e o Candomblé. Foram poucos os livros de terror que conseguiram me perturbar o suficiente para pausar a leitura e buscar um pouco de ar, o clima da narrativa é bem pesado e sufocante,  e O Endemoniado conseguiu isso várias vezes. Não há nenhuma informação no livro sobre sua data de publicação, mas na capa  há uma representação do autor que é assinada como sendo de 1978, se isso for verdade é impressionante que uma obra desse teor tenha sido publicada em meio a ditadura militar, mesmo para os parâmetros violentos de Livros de Sangue de Clive Barker a escrita de Olinto J. é pesada. Há muita coisa em O Endemoniado que pode chocar o leitor "normal", não é uma leitura saudável e politicamente correta por isso eu indico o livro apenas para os verdadeiros fãs de terror, o tipo de leitor que não tem problema nenhum em ficar com as mãos manchadas de sangue durante a leitura.  Tenha muito cuidado ao ler o livro e antes de começar tenha plena certeza de que é isso que realmente você quer, é um livro para quem possui estomago forte. Dito isto eu paro por aqui, não quero estragar a estranha e assustadora experiência que é a leitura do livro. 

Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

5 comentários :

  1. Livros de Sangue 3 me deixou desconfortável por ter gostado do livro. O Endemoniado deve dar uma sensação parecida.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse site é muito bom, nos apresenta cada livro...
    Parabens

    ResponderExcluir
  3. Acabei de comprar o meu. Um dos últimos.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir