ÚLTIMAS NOTÍCIAS

30 de setembro de 2015

Mês do Horror: Desafio Halloween Literário 2015

   O silêncio da noite é interrompido pelos sussurros gelados do vento, que anunciam a chegada de mais um Mês do Horror e do Desafio do Halloween Literário. Nenhum leitor está imune a seus efeitos, por mais que você tente se esconder atrás de uma leitura segura, a sensação de estar sendo observado não lhe dará paz enquanto não liberar seus medos e enfrentá-los. É uma época perigosa para se negar morada aos personagens da literatura de horror, às vezes o mal só pode ser combatido com o mal e aquele vampiro que você não deixou entrar talvez fosse sua melhor defesa contra o demônio que tenta lhe tomar a alma! O Desafio do Halloween Literário foi criado para incentivar os leitores a se aventurarem pelo mundo obscuro da literatura de horror, O Biblioteca do Terror em parceria com o Canal Ler Vicia desafia você a enfrentar seus medos e abrir a mente para o fantástico e o sobrenatural ao embarcar em leituras macabras e inesquecíveis. Aproveitando o clima assustador que permeia o mês de outubro você pode desafiar seus amigos e a si próprio com o Halloween Literário. 
   As regras deste ano são um pouco diferentes: São sete categorias dentre as quais você deve encaixar suas leituras. Cada categoria é temática e bem abrangente de modo que você pode selecionar um livro que possa estar em duas ou mais ao mesmo tempo, o limite mínimo de livros escolhidos é três, embora seja interessante reservar um para cada categoria. Não há um limite de tempo para o Desafio embora o ápice de sua duração seja no mês de Outubro. Se você quiser compartilhar suas escolhas pode fazer isso diretamente aqui na postagem ou nas redes sociais com a hashtag #DesafioHalloweenLiterario, em especial no instagram. Desafio aceito você deve indicar mais três amigos a participar da iniciativa, deste modo fica mais divertida a participação e a corrente do terror se torna maior. Confira as categorias:


1. O horror onírico de H. P. Lovecraft 
"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." Assim dizia Lovecraft, o grande mestre do horror cósmico, que com suas descrições fantásticas de seres de outra dimensão consegue despertar os pesadelos mais profundos da alma humana. A primeira leitura do Desafio deve ser uma obra, pode ser um livro ou  conto, ligada a Lovecraft. 

A minha escolha é:

O Caso De Charles Dexter Ward de H. P. Lovecraft

2. Criaturas Sobrenaturais: Monstros que nos assustam 
   Desde criança somos avisados que se não obedecermos as ordens de nossos pais seremos pegos por algum tipo de criatura mutante canibal, que  é contrária a todos os preceitos religiosos que tentam nos incutir. O segundo desafio é escolher um livro que contenha uma criatura que lhe cause medo!

A minha escolha é:

Os Cães de Robert Calder

3. Os Clássicos assombrados
   A denominação de clássico não se refere apenas a livros antigos, mas sim a aqueles que por serem tão diferentes do usual se tornaram um modelo para o gênero, suscitando cópias e desbravando medos e fobias desconhecidos. O terceiro desafio é se aventurar em um clássico assustador!

A minha escolha é:

Hellraiser de Clive Barker

4. Antologias Macabras
  O consenso popular é de quem conta um conto, aumenta um ponto, mas na literatura de horror isso não é válido pelo simples fato de que geralmente quem conta um conto pode não estar vivo no final. O quarto desafio é sobreviver a uma Antologia de Terror. 

A minha escolha é:

Livros de Sangue de Clive Barker: Vol. I e II

5. O Horror nos cinemas
  A indústria do cinema é reconhecidamente um vampira insaciável quando se trata de adaptações de livros de terror, como se não bastasse sugar toda a sua essência vital para as telas ainda estupra repetidamente a obra com sequências bizarras. O quinto desafio é ver se realmente o livro é melhor que o filme. 

A minha escolha é:

Christine de Stephen King

6. Páginas de Sangue: Serial Killers 
O serial killer é um monstro real e você pode estar nesse exato momento sendo observado por um, ou pior dormindo ao lado de um. Os livros sobre assassinos são assustadores porque tratam sobre uma realidade doentia que é o reflexo da nossa sociedade. O sexto desafio é descobrir qual o pior assassino da literatura.

A minha escolha é:

O Colecionador de Peles de Jeffery Deaver

7. O Horror Nacional
   Diferente do que muitos acreditam existe sim literatura de horror nacional e de qualidade! A verdade é que os autores se escondem nas vielas escuras da internet, esperando leitores incautos para seduzir com suas doces promessas e depois horrorizar com estórias tétricas e macabras! O último desafio é descobrir um autor nacional perto de você e alimentá-lo com seus medos. O resultado será surpreendente!

A minha escolha é:

Caídos de M. R. Terci

   Então é isso pessoal, não deixem de participar do Desafio do Halloween deste ano, convidem seus amigos e se preparem para o horror!

17 comentários :

  1. Adorei!
    Já estava querendo dedicar esse mês a leituras somente deste gênero.
    Não sei se conseguirei ler 7 livros, mas tentarei seguir todos os desafios.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a lista. Eu não conhecia "O Colecionador de Peles". Chamou a minha atenção! Caídos de M.R. Terci também vai para minha lista de prioridades.

    Posso replicar uma postagem semelhante no meu Blog, O Mundo Tentacular? Indicações de livros de horror sempre são bem vindas. As categorias foram muito bem sacadas.


    ResponderExcluir
  3. King In Yellow pode sim cara! Esse é o objetivo do Desafio Halloween Literário, incentivar leitores a montar suas próprias listas de leituras e indicar a outros fãs! Será uma honra você participar :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rafa! Você comentou no meu blog me convidando a participar e eu aceito!
    Muito em breve estarei postando as minhas escolhas. Até logo!

    ResponderExcluir
  5. Minhas escolhas são:

    1- A Cor que Caiu do Céu;
    2- O Cardume de Frank Schatzing;
    3- O Iluminado;
    4- Contos de Imaginação e Mistério de Allan Poe;
    5- Os Mortos Vivos de Peter Straub;
    6- Rios Vermelhos de Jean-Christophe Grange;
    7- Os 7 de André Vianco.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da ideia. Olhem o que vou ler em Outubro ler:
    O Demonologia De Andrew Pyper
    O Vilarejo de Raphael Montes
    Do Fundo dos Seus Olhos de Dean Koontz
    Escuridão Total, Sem Estrelas de King
    Calafrios da Noite de César Bravo.

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar ler ao menos três livros dentre estas categorias !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. ADOREI a ideia, Rafa! Parabéns pela iniciativa. Não conheço alguns dos livros escolhidos, mas as categorias cumprem a função de diversificarem as leituras no gênero terror. Infelizmente, não poderei participar. Mas estou também incluída em um projeto de Halloween e pretendo ler, em outubro, o Tomo II da série O Bairro da Cripta, do autor M.R.Terci – mesmo autor de Caídos. O cara é fera no gênero terror nacional. Achei ótimo ver Caídos – que também é uma das minhas próximas leituras – entre as suas escolhas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Meu cronograma já está repleto, pois preciso diminuir minha lista de não lidos, mas vou tentar encontrar entre meus livros alguns que se encaixem em três dessas categorias.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Os livros que escolhi para o desfio foram:

    1 - O horror onírico de Lovecraft: A casa das bruxas
    2 - Criaturas sobrenaturais: Lobisomem - Um tratado sobre casos de licantropia
    3 - Os clássicos assombrados: Hellraiser
    4 - Antologias macabras: O vilarejo
    5 - O horror nos cinemas: A profecia
    6 - Serial Killers: Sangue na lua
    7 - O horror nacional: Necrópole - histórias de vampiros

    Farei o possível para ler todos estes livros.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Putz! DESAFIO é escolher um para cada categoria entre tanta obra de peso. Pensei muito. Se deixei alguém vivo de fora, meu, desencana. Foi por 0,0000001 ponto percentual:
    1 - O Horror Onírico de H.P.Lovecraft: NAS MONTANHAS DA LOUCURA;
    2 - Criatura Sobrenaturais: O REI DE AMARELO - ROBERT W. CHAMBERS
    3 - Clássicos Assombrados: A VOLTA DO PARAFUSO - HENRY JAMES
    4 - Antologias Macabras: APOCALIPSE Z - MANEL LOUREIRO
    5 - O Horror nos Cinemas: HELLRAISER - CLIVE BARKER
    6 - Serial Killers: O COLECIONADOR DE PELES - JEFFREY DEAVER
    7 - O Horror Nacional: ALÉM DA CARNE - CESAR BRAVO

    São minhas escolhas.
    M.R.Terci - http://www.bairrodacripta.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Amo desafios, ano passado eu tentei participar mas não consegui ler tudo T_T.
    Eu fiz no meu blog uma TBR que saiu no mesmo dia que o seu e até aquele dia não tinha aparecido nada na net, dai tudo veio de uma vez só XD.
    Coloquei quatro livros na minha TBR, e preciso terminar um cenário para jogar RPG que farei para uns amigos no dia 31 com a temática de horror.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Socorro, Raffa! Acho que todas as criaturas malígnas e temíveis vão vir atrás de mim neste mês. E EU NÃO TENHO COMO COMBATER MAU COM MAU! D:

    Este ano não vou poder nem tentar me desafiar com as leituras de terror. Eu resolvi participar de outro projeto, só que de desenho! :B Todo mês de outubro rola essa maratona em que você tem que postar todo dia um desenho feito com alguma tinta, já estamos no dia 6 e eu já to arrancando os cabelos hahaha

    Se quiser dar uma olhada nos que fiz até agora, tá mais do que convidado a conferir a página: BabiIlustra

    Mas vou ficar acompanhando o Halloween Literário pra anotar algumas dicas de livros tenebrosos.

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  14. Socorro, Rafa! Acho que todas as criaturas malígnas e temíveis vão vir atrás de mim neste mês. E EU NÃO TENHO COMO COMBATER MAU COM MAU! D:

    Este ano não vou poder nem tentar me desafiar com as leituras de terror. Eu resolvi participar de outro projeto, só que de desenho :B Todo mês de outubro rola essa maratona em que você tem que postar todo dia um dedsenho feito com alguma tinta, já estamos no dia 6 e eu já to arrancando os cabelos hahaha

    Se quiser dar uma olhada nos que fiz até agora tá mais do que convidado a conferir a página: BabiIlustra

    Mas vou ficar acompanhando o Halloween Literário pra anotar algumas dicas de livros tenebrosos.

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  15. Eu desisto de digitar certo nesse comentário hahaha vai ficar "dedsenho" mesmo :)

    ResponderExcluir
  16. Livros Escolhidos

    1. O Horror onírico de H. P. Lovercraft
    Dagon - H. P. Lovercraft

    2. Criaturas Sobrenaturais: monstros que assustam
    A Menina mais Fria de Coldtown - Holly Black

    3. Os Clássicos assombrados
    O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson

    4. Antologias Macabras(contos)
    ANTOLOGIA DE HISTORIAS EXTRAORDINARIAS - Poe

    5. Horror nos cinemas
    Horror em Amityville - Jay Anson

    6. Páginas de sangue: serial killers
    Post Mortem - Patricia Cornwell

    7. Horror nacional
    Limbo - Thiago d'Evecque

    ResponderExcluir
  17. Minha lista:
    1. O Horror onírico de H. P. Lovercraft
    A Tumba - H. P. Lovercraft

    2. Criaturas Sobrenaturais: monstros que assustam
    A Ilha do Dr. Moreau - H. G. Wells

    3. Os Clássicos assombrados
    O Espírito do Mal - William Peter Blatty

    4. Antologias Macabras(contos)
    Fantasmas do Século XX - Joe Hill

    5. Horror nos cinemas
    Hellraiser - Clive Barker

    6. Páginas de sangue: serial killers
    O Perfume - A História de um Assassino - Patrick Süskind

    7. Horror nacional
    Sementes no Gelo - André Vianco

    ResponderExcluir