Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

O Suspense Médico de Robin Cook [Uma Seleção de Livros Favoritos]

 Robin Cook é o principal nome do suspense médico, responsável pela  popularização do gênero no final dos anos setenta, continua em franca produção até hoje. Seu estilo de escrita é famoso por misturar situações fantásticas e assustadoramente reais com o dia a dia de clinicas e hospitais, em histórias que transformam médicos nos vilões maléficos dos piores pesadelos da mente delirante de um paciente. Cook é formado em medicina e aproveita toda sua experiência para trazer verossimilhança à suas tramas, mas não é a maneira simples com que descreve procedimentos da área que tornam seus livros famosos, e sim sua capacidade de se colocar no papel de seus pacientes, a questão ética da medicina é um de seus assuntos preferidos.  
   Seus livros sempre discutem questões que tem importância para a sociedade, o entretenimento não é sua única preocupação mas também o esclarecimento de seus leitores sobre questões pertinentes a sua saúde e direitos, além de abordar tema que são considerados tabus dentro do próprio universo médico, como a questão dos transplantes de órgãos e o mercado negro em Coma, o terrorismo biológico como em Vetor e células-tronco e doação de óvulos em Choque, apenas para citar alguns. Seu foco nos anos oitenta e noventa era em como as novas tecnologias eram um perigo nas mãos de médicos antiéticos, atualmente seus livros abordam recentes controversas como privatizações na indústria hospitalar, fraudes em seguros médicos e a influência da política na medicina moderna, sem nunca perder seu tom crítico e informativo. Confira a seguir uma lista com meus livros favoritos de Robin Cook:



Cérebro 
   O mercado negro de órgãos é um dos maiores horrores da industria médica, não há um momento em que estamos mais debilitados e indefesos do que durante uma internação, basicamente ficamos nas mãos dos médicos e enfermeiras. Mas e se esses profissionais não seguissem o código de ética da classe? E se os médicos do hospital em que você fará uma operação estivessem cometendo erros em cirurgias delicadas por vontade própria? E você descobrisse isso apenas minutos antes de o bisturi cortar sua pele já sentindo o beijo suave da inconsciência provocada pela anestesia? Mas para que tudo isso você pergunta? Seu cérebro! Eles querem seu cérebro!


Coma 
   Diariamente milhares de cirurgias são realizadas ao redor do mundo, desde uma simples correção de um abscesso  no joelho até uma complicada cirurgia de revascularização do miocárdio. Graças a evolução da tecnologia um grande número tem sucesso, mesmo assim sabe-se lá porque ironia do destino algumas são um fracasso. A morte muitas vezes não é pior que pode acontecer, as vezes aqueles que se deitam na cama da sala cirúrgica jamais acordam novamente. O coma é uma espécie mais de morte mais cruel. Imagine se um familiar querido vai realizar uma operação cujo risco é praticamente zero, mas algo acontece e ele entra em coma. O hospital dá respostas vagas e se abstém da culpa. Investigando mais a fundo você descobre que seu parente não foi o único, na verdade há um grande número de pessoas que simplesmente jamais abriram os olhos depois de cirurgia naquele hospital novamente. O que você faria? Que tipos de segredos existem por trás disso?



Toxina
  Você confia na qualidade da comida de que lhe servem em fast-foods e restaurantes? Toxina é um dos livros mais controversos de Robin Cook porque é uma acusação direta a indústria de carne americana, por sua crueldade e falta de higiene na hora de abater os pobres animais. Imagine se ao ingerir um hambúrguer em uma refeição em família, um de vocês acaba adquirindo a bactéria E. Coli, proveniente da má manipulação da carne. Ninguém quer assumir a culpa pelo acontecido, a rede de lanches diz que os culpados são os distribuidores que por sua vez forçam a inocência ao apontar os criadores de gado. A questão é que há toda uma industria por trás do que você come e ao reconstruir os passos da carne, desde o abate até o processamento e o caminho para chegar em sua mesa, Cook vai mudar para sempre a maneira como você enxerga um simples hambúrguer. 


Vírus
  Recentemente houve um grande surto de Ebola que deixou o mundo preocupado com a rapidez com que o vírus se espalha e mortalidade da infecção. Robin Cook escreveu nos anos noventa Vírus, um livro que se antecipa a realidade ao abordar um surto de Ebola disseminado por terroristas biológicos. A principal discussão da obra é questão política que envolve a divulgação de informações por parte das autoridades, no romance apenas o leitor e poucos personagens sabem que é uma ação terrorista, o resto do mundo é cegado pela transmissão de informações omissivas com a justificativa de não espalhar pânico. Muitas vezes não chegamos a saber a verdadeira proporção da virulência com que uma doença está se espalhando pelo globo e o fim do mundo pode estar a passo além da porta ou a um espirro para ser mais exato.

   Robin Cook não se dedica apenas ao suspense médico, alguns de seus livros flertam com a ficção-científica e são releituras de clássicos como é o caso de A Invasão , uma versão moderna de Os Invasores de Corpos de Jack Finney, e Mutação, uma nova versão do mito do Frankenstein de Mary Shelley. Se você busca uma leitura instrutiva e interessante definitivamente Robin Cook é sua escolha...

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Rafa, apesar de ter visto várias vezes blogueiros e leitores falarem muito bem dos livros de Robin Cook, nunca tinha me interessado. Agora que li sobre seus livros preferidos do autor fiquei com uma curiosidade para conhecer este gênero novo pra mim. Assim que tiver uma oportunidade pretendo ler algum livro de Cook.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li todos os livros de Robin Cook dos anos '70, '80 e '90. A maioria é ótima. Somente uns dois ou três deixam a desejar. Recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Arnoldo, e quais foram os melhores que você achou ?

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Rafa!
    Apenas uma correção ao teu ótimo texto: E. Coli é uma bactéria, e não um vírus como foi mencionado!
    Abraços do leitor, admirador e seguidor do Biblioteca do Terror...

    ResponderExcluir
  5. Maurilei taí uma lista dos meus preferidos: Cego, Médico ou Semideus, Cura Fatal, Cérebro, Febre, Mutação, Cromossomo 6, Medo Mortal, Contágio, Cura e Abduzidos ( esse foge do tema recorrente na sua obra). Boa leitura.

    ResponderExcluir
  6. Arnoldo, sua lista e a do Rafa contribuirão muito para eu ter como base para futuras compras deste autor que ainda não li livro algum. Comprei Coma mas ainda não foi entregue.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Meu preferido não está em sua lista, A Esfinge, que tem um tema bem diferente dos outros livros do autor.

    ResponderExcluir