ÚLTIMAS NOTÍCIAS

3 de abril de 2015

A Loucura nos Livros de Terror #1: Cientistas Malucos e seus Experimentos Macabros

   Os cientistas dos livros de horror e ficção-científica são exemplos de que  a genialidade é separada por uma membrana muito fina da loucura,  reconhecidamente vilões ou heróis são exploradores dos limites da imaginação humana, suas pesquisas muitas vezes tentam desvendar mistérios e tabus que há muito nos atormentam e seus métodos tendem a ser pouco ortodoxos, motivo esse que lhes transformam em pioneiros geniais para alguns e criaturas diabólicas brincando de serem deuses para outros. Conheça a seguir os cientistas mais famosos e loucos da literatura de horror e ficção científica:


Dr. Victor Frankenstein (Frankenstein de Mary Shelley, 1818)
   Victor Frankenstein é o estereótipo clássico de cientista louco e egocêntrico em sua busca insana para criar vida através de métodos científicos e alcançar a tão almejada imortalidade. Seu projeto tem inicio com invasões noturnas a cemitérios em busca de cadáveres frescos, depois de uma minuciosa seleção das "melhores partes" ele costura um novo ser humano e através de um experimento macabro consegue dar vida a criatura. O que seria início de uma nova era na ciência torna-se o prelúdio de tempos de horror.

Dr. Jekyll (O médico e o monstro de Robert Louis Stevenson, 1886)
 Dr. Henry Jekyll é um exemplo dos grandes alquimistas e sua poções "milagrosas", tentando controlar a dualidade do bem e do mal de sua identidade criou uma fórmula para tentar controlar seus impulsos malignos, sua busca por uma personalidade boazinha acabou sendo sua ruína. Seu aparente sucesso é perturbado pelo surgimento de um alter ego monstruoso, Mr. Hyde e sua fúria assassina.

Dr. Moreau (A Ilha do Doutor Moreau de H. G. Wells, 1896)
  A ideia da criação da vida através da mãos humanas, em uma transcendência ao patamar divino de criador, é uma das ideias que mais consome a sanidade dos cientistas da ficção. Doutor Moreau se exilou em uma ilha para conseguir privacidade para a obra de sua vida, a manipulação da genética para criar seres híbridos, uma mistura de homens e animais numa fauna bizarra de bestas que desafiam a imaginação com o horror de sua existência.

Dr. Herbert West (Herbert West – Reanimator de H. P. Lovecraft, 1922)
 Herbert West é da mesma escola amoral que produziu Victor Frankenstein, ambos buscavam resultados parecidos, a descoberta dos segredos da vida eterna, porém as abordagens divergiam, enquanto o último buscava "criar vida", West tentava "ressuscitar" os mortos através de uma solução de sua criação. Porém o que retornava da morte dificilmente era possível ser classificado como ser humano.

Os Modernos:
   Depois da Segunda Guerra Mundial e da revelação dos experimentos nazistas, os cientistas loucos passaram de esquisitões solitários e reclusos em seus laboratórios para esquisitões financiados por governos e iniciativas privadas. Os Meninos do Brasil de Ira Levin é exemplo desta mudança,  baseado nos horrores reais das experiências do Dr. Josef Mengele nos campos de concentração, traz uma história que passa trinta anos após a queda de Hitler no qual uma comunidade nazista exilada no Brasil coloca em execução seu último grande plano para o Terceiro Reich, clones que carregam os genes de seu estimado líder. Jurassic Park é a obra mais famosa de Michael Crichton é uma obra que explora a bioengenharia e o uso da ciência como um meio para atingir lucros, os cientistas se utilizam do DNA de dinossauros para recriar a vida desses seres, mas os resultados são maiores do que esperavam.  Robin Cook, o mestre do thriller médico, é talvez o escritor que sabe aproveitar melhor a questão de médicos dementes, clínicos enlouquecidos e cientistas loucos em suas histórias, Mutação em especial é seu livro em homenagem a Mary Shelley que apresenta o Doutor Victor Frank, um médico em busca da criação do ser humano perfeito. 

2 comentários :

  1. Amei a postagem, Rafa!!
    Ainda não li todos os livros citados, ainda faltam 2, o do Lovecraft e o do Levin, mas já vão entrar na lista =D
    Excelentes dicas!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rafa. Fiz em meu blog uma lista dos blogs mais relevantes da atualidade e mencionei o seu,do qual gosto muito. Tomei a liberdade de usar o logotipo de todos os citados para ilustrar a publicação. Se não autorizar o uso, é só em avisar que eu retiro a arte.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/04/sete-super-blogs-literarios.html

    ResponderExcluir