Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Terrospectiva #4: Os Melhores Livros de Fantasia de 2014

   Fantasia é o gênero do momento no Brasil, o "boom literário" começou com o sucesso das Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin que ocasionou uma verdadeira maratona entre as editoras para publicar e traduzir tudo o que ficou para trás nesses anos de negligência do gênero. O resultado é o lançamento compulsivo de sagas fantásticas, com livros que às vezes beiram as mil páginas, fazendo com que o leitor fique perdido em meio a tanta opção de escolha. São mais de trinta anos de publicações estrangeiras que chegam em um tsunami em um período de pouco menos de três anos. Este ano foi marcado tanto pelo inicio da publicação de novas séries, como pela continuação de trilogias e quadrilogias tão esperadas além de finais de sagas famosas. Como são séries é difícil falar das qualidades dos livros sem abordar a história da saga, coisa que tornaria esta lista grande e chata. Por isso optei apenas por listar os melhores:

   A Editora Leya principal responsável por esse renascimento é uma das mais competitivas com as séries de George Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo e Wild Cards, além de A Saga do Assassino de Robin Hoob, A Sombra do Corvo de Anthony Ryan, O Ciclo Nessântico de S. L. Farrell e Mistborn: Nascidos da Bruma de Brandon Sanderson. A Editora Saída de Emergência, nascida em meio ao furacão fantástico, com A Coleção Bang aumentou ainda mais a lista de lançamentos com A Saga do Mago de Raymond E. Feist, Tigana de Guy Gavriel Kay, A Espada de Shannara de Terry Brooks, As Joias Negras de Anne Bishop e Outlander de Diana Gabaldon. A Arqueiro apostou em novos talentos, detentora das A Crônica do Matador do Rei de Patrick Rothfuss, como A Trilogia da Primeira Lei de Joe Abercrombie e Os Nobres Vigaristas de Scott Lynch. A Record não ficou atrás com As Crônicas da Companhia Negra de Glen Cook e Revelações de Riyria de Michael J. Sullivan. A Intrínseca aposta na Roda do Tempo de Robert Jordan. E é claro a Darkside e a afamada Trilogia dos Espinhos de Mark Lawrence.
























Postar um comentário

3 Comentários

  1. Excelente post mais uma vez.

    Os Melhores livros de Fantasia que li este ano em minha opinião foram:

    1º O Oceano no Fim do Caminho
    2º O Temor do Sábio
    3º A Maldição de Alaizabel Cray
    4º O Nome do Vento
    5º Coraline
    6º Elantris
    7º O Hobbit
    8° A Trama da Maldade

    Maurilei.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler Prince of Thorns e o achei excelente, uma escrita muito fluída e rápida, e a estória muito boa também. Com certeza também entra entre os melhores livros de fantasia do ano em minha opinião.

    Maurilei.

    ResponderExcluir