Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Livro do Silêncio de PJ Pereira


As Iyá-Mi Osorongá são as senhoras dos pássaros noturnos, conhecidas feiticeiras que possuem tanto poder (axé) como ambição de tomar o lugar que hoje é dos Orixás, para isso sequestraram a fonte de troca de axé entre Orum (O 'Céu' habitado pelos Deuses) e Aiê (A Terra habitada pelos homens) os Odus que são responsáveis pelas predições de sábios através do jogo de búzios. 

Com a fonte de informação roubada os sacerdotes, babalaôs, não conseguem mais descobrir que sacrifícios fazer para colheitas e eventos importantes funcionarem. Através de uma África ancestral e fantástica, Orunmilá, um dos maiores babalaôs partirá numa jornada para reaver os totens que lhes dá o poder de prever o futuro para isso reunirá grandes heróis para auxiliar nessa busca, grandes guerreiros como Ogum, Xangô e Oxóssi. 

Essa é a premissa de PJ Pereira ao criar uma das mais interessantes e criativas sagas da literatura fantástica brasileira, utilizando personagens da religião dos Iorubás, um dos povos africanos que mais contribuíram para a formação da cultura brasileira, inserindo os ancestrais africanos na atualidade através da narrativa de Newton Fernandes, o protagonista que conta através de e-mails sua experiência com essa religião. 

O Livro do Silêncio é o primeiro da trilogia de Deuses de Dois Mundos, sucedido por O Livro da Traição e O Livro da Morte, como todo início de sagas serve como base para todo o desenvolvimento da trama além de apresentar personagens e introduz a cultura africana para o leitor que não a conhece.  O projeto gráfico do livro ficou excelente e a capa é de uma arte incrível, faz alusão ao grande corvo negro que as bruxas enviam para destruir os heróis do livro e causar destruição durante um grande festival.

O Livro do Silêncio é uma leitura imperdível, pois cria um cenário diferente para o gênero fantástico, cujas tramas são centradas em paisagens europeias ou similares, poucas aproveitam o Antigo Continente Africano como fonte de inspiração, tão rico em lendas, ritos e costumes. 

O ritmo narrativo é leve e ágil, o autor consegue dosar surpreendentemente bem a tensão dos mistérios com as cenas de ação construindo os capítulos através das expectativas que os finais dos mesmos criam. Ao final da leitura surgem muito mais perguntas que respostas e ânsia por saber o que acontecerá a seguir é imensa. Leitura indicada!

  O Livro do Silêncio (2013) | Ficha Técnica 
   Autor: PJ Pereira
   Editora: Livros de Safra
   Páginas: 264 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Espero que goste do segundo livro também. Outros leitores dizem que o segundo é melhor que o primeiro.

    ResponderExcluir
  2. Oooolha fiquei MUITO interessada em ler isso por que a ideia parece interessantíssima, vou procurar na minha próxima ida a São Paulo por que se tem algo que eu quero ver crescer no país, é a literatura fantástica e uma que tenha tudo a ver com nossa cultura me parece melhor ainda. E seus posts são um perigo para o meu bolso e para o meu tempo. Sempre quero ler suas recomendações.

    http://anatomiadomal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir