Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Desafio Halloween Literário


   Outubro está chegando e é reconhecidamente um mês famoso pela data do Halloween, o Dia das Bruxas, uma época em que o terror, na sua totalidade de gênero artístico se torna protagonistas nos principais meios de diversão, seja nos cinemas com os lançamentos de filmes e horror ou especiais de TV, que variam desde a exibição de filmes clássicos até maratonas de desenhos com temática sombria. O Biblioteca do Terror em parceria com o canal Ler Vicia quer trazer esse clima para a blogosfera, incentivando mais leitores a terem contato com o obscuro mundo literário do horror, através de um desafio de leitura que vale não apenas para blogueiros e vloggers, mas também para qualquer leitor que se sinta inspirado o suficiente para embarcar nesta aventura. O Desafio Halloween Literário.
   O Desafio envolve a leitura de cinco livros de terror, que serão definidos pelo gosto do participante seguindo as regras que serão especificadas mais abaixo. O leitor deverá realizar no mínimo duas postagens referentes ao Desafio, sendo a primeira para definir as obras escolhidas e outra para relatar o resultado das leituras, se no caso o leitor não possuir blog ou similares pode utilizar os espaços do Biblioteca do Terror e Ler Vicia para realizar seus comentários. Além disso, é obrigatória a indicação de no mínimo mais dois blogs/vlogs para participar do desafio. Bom, sem mais delongas vamos ao desafio:



1° O Mestre do Terror, Stephen King:
  Stephen King é o mestre do terror e seus livros marcaram gerações de fãs do gênero, porém sempre que resenho um livro do mestre sempre aparecem comentários do tipo: "Amo terror, mas nunca li Stephen King." ou "Sou fã de Stephen King, mas ainda não li nenhum livro dele." Sacrilégio. Eu mesmo iniciei meu vício em livros de terror através de O Iluminado, então nada melhor que começar com o melhor não? O primeiro livro a ser lido deve ser um dos vários escritos pelo Stephen King.


2° Criaturas Sobrenaturais:
   O desconhecido sempre fascinou a humanidade, desde os primórdios dos tempos o ser humano busca respostas para identificar aquela sombra que ofuscava a luz da fogueira durante a noite, aquela fera que mata homens na escuridão e muitos outros mistérios da natureza lhe atribuindo aspectos sobrenaturais. Assim nasceram as lendas sobre vampiros, lobisomens, mortos-vivos... E todo um sortimento de criaturas assustadoras que servem como solo fértil para os piores pesadelos que podemos imaginar. O segundo livro do Desafio deve ter como protagonista uma criatura sombria.


3° O Horror Cinematográfico:
   Desde o sucesso arrebatador de O Exorcista nos cinemas, as grandes distribuidoras passaram a apostar mais no gênero produzindo uma enorme obra cinematográfica a partir de livros tornando-os automaticamente clássicos. Principalmente nas décadas de setenta e oitenta foram várias adaptações que seguiam os parâmetros que mais tarde passaram a ser conhecidos como trash, criando um cânone que é seguido até hoje na hora de passar as páginas para as telas. Da mesma maneira que roteiros famosos acabaram sendo romantizados para aproveitar o sucesso dos mesmos. O terceiro livro do Desafio é um que foi adaptado para as telonas ou criado a partir de um filme de terror famoso.


4° Os Clássicos e sua veia seminal:
   Os clássicos são famosos por serem únicos, obras de rara qualidade que surgiram de mentes assombradas lançando as bases e criando raízes para o horror que surgiria anos depois. Drácula. Frankenstein. Eu Sou A Lenda. O Chamado de Cthulhu. Exemplos de livros que marcaram época e se tornaram clássicos sendo conhecidos por serem pioneiros em seus veios de origem. O penúltimo livro do Desafio deve ser um clássico da literatura de terror, deixando um grande espaço em aberto para a interpretação do significado da palavra.


5° Curto e Grosso!
  Os contos são os símbolos da literatura de terror. Como o beijo gelado de um cadáver, um vulto rápido que atravessa o canto da visão, os segundos intermináveis da busca pelo interruptor da luz durante a noite, a sensação arrepiante de ser observado. Os contos de horror conseguem atingir uma grandiosa miríade de emoções de seus leitores e por isso o último livro do Desafio deve ser um livro de contos de horror!

Espero que gostem e participem do Desafio Halloween Literário e convidem seus amigos, quanto mais pessoas lendo livros de horror melhor. Em breve postarei as minhas escolhas, deixo a seguir as minhas indicações para participar do desafio:


Postar um comentário

21 Comentários

  1. adorei esse desafio, o problema é que não tenho 5 títulos de terror na estante a serem lidos [apenas 1 de King], porque os que tenho já foram todos lidos xD
    se eu comprar alguns no sebo, farei o desafio. Ou então fazer releituras... xD
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O post ficou incrível Rafa, e ainda hoje sai vídeo lá no canal onde mostro os meus livros escolhidos
    E quero ver quais você vai escolher.

    ResponderExcluir
  3. Amei o desafio, mas vale ler só livros do King, Joe Hill e Poe?? É oq tenho na estante...

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia, mas só tenho livros do King, Joe Hill e Poe, pode??

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pode sim Érica :) O que vale é ser livro de terror. Conto com a sua participação

    ResponderExcluir
  6. Desafio muito interessante, mas não tenho nada de S. King!! Frankenstein - M. Shalley, Drácula - Bram Stoker, Histórias de Horror de Edgar Allan Poe, O médico e o Monstro - Robert L. Stevenson, eu tenho e recomendo!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela indicação, amigos, participaremos!

    http://coupleliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fantástico esse desafio. Vou aderir agora mesmo para meu blog, ótima iniciativa. E seu blog é fantástico e é o que faz minha lista de livros de terror nunca morrer. Valeu.

    http://gothicnox.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei dessa tag, hahahaha. Inclusive, gostei do seu blog :3

    www.gabistaniak.com

    ResponderExcluir
  10. EU AMEI A PROPOSTA DESTE DESAFIO!!!! Com certeza irei participar desse e fico muito feliz com a indicação por que eu estava precisando de um empurrãozinho mesmo e este veio em ótima hora. Já tenho algumas ideias mas vou pensar sobre minha lista e postarei.

    ResponderExcluir
  11. Opa!
    Desafio aceito. Já escolhi os livros e vou começar a por em ordem desde já!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Aí estamos nós *O* http://coupleliterario.blogspot.com.br/2014/09/desafio-halloween-literario.html

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse desafio!!!! Show de bola!

    ResponderExcluir
  14. Eu queria ler NOSA4A2 e Os Três, mas não dá pra incluir numa dessa categorias, mas tenho algumas ideias! Preciso só de uma ajuda, qual livro se encaixaria no "Criaturas Sobrenaturais"? Abçs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ei, gentes, como estão?

    Primeiramente, gostaria de agradecer por terem indicado o S2 Ler para participar. Fiquei super empolgada e adorei o desafio proposto.

    Eu gostaria muito de participar, ainda mais pq esse mês comprei O Exorcista e encaixaria perfeitamente no desafio, mas não sei se vou conseguir, pois estou estudando para concurso e estou com muitos livros de parceria atrasados, dentre eles, IT: A COISA, do King.

    Comecei a lê-lo nesse fim de semana, já pensando no desafio, por isso demorei tanto para dar uma resposta. Achei que conseguiria ler pelo menos metade nesse fim de semana, mas ainda estou na página 350 :( Caso consiga terminá-lo até a próxima semana, com certeza vou participar do desafio. O problema vai ser que terei de intercalá-lo com os atrasados de parceria, mas prometo que vou tentar.

    Caso não consiga terminar, vale um post com 5 livros já lidos anteriormente? Se puder, já tenho indicação para todos.

    Beijocas
    e mais uma vez obrigada pelo convite!
    Amei, amei, amei <3

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafa!

    Falta só um livro para eu escolher ( de contos), mas já fiz o post:
    http://www.ummetroemeiodelivros.com/2014/09/desafio-heloween-literario.html

    Beijão!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Rafa. Adorei o desafio e já escolhi os livros. Dá uma olhadinha lá, ok?
    http://bloggpaginassecretas.blogspot.com.br/2014/09/desafio-halloween-literario.html
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  18. Fiz um vídeo falando do desafio

    https://www.youtube.com/watch?v=TYUMtFT1MO4

    Se tiver algum erro, é só falar =D

    ResponderExcluir
  19. Como faço pra me informar sobre o desafio em 2015?

    ResponderExcluir