ÚLTIMAS NOTÍCIAS

8 de julho de 2014

Resenha: Star Wars: A Trilogia (Special Edition) - George Lucas, Donald Glut and James Khan


Sinopse:
   A saga que atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs retorna ao público brasileiro em grande estilo. As histórias clássicas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader ganham as páginas luxuosas de Star Wars, A Trilogia. A obra reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Os três títulos chegaram a ser lançados no Brasil, sendo o último deles em 1983. Mas esta é a primeira vez que a trilogia completa é editada em nosso país num único volume, em capa dura. O acabamento segue o padrão quase psicopata de qualidade da editora DarkSide.



   A Editora DarkSide mais do que tudo preza pela qualidade do material de seus livros e no produto final que será oferecido aos leitores, que são feitos especialmente para aqueles fãs mais ensandecidos e fanáticos por suas paixões, com a edição de luxo da trilogia clássica de Star Wars não é diferente. A fantástica edição possui uma capa estilizada que une a resistência e durabilidade, que apenas a proteção de uma capa-dura pode oferecer a um design atraente com um extremo cuidado pela minucia de detalhes, a imagem da capa é uma arte bastante bonita que através de pontos brilhantes forma o busto do Darth Vader e atrás a forma do C-3PO. As folhas de rosto, de papel mais resistente, imitam o espaço com todas as suas estrelas brilhantes desafiando-nos a descobrir seus segredos e desvendar mistérios. Na página seguinte com a mesma textura, surge a frase: “Há muito tempo em uma galáxia muito, muito distante”... É então que a música tema de Star Wars começa a tocar em nossa cabeça e a aventura se inicia...

Os roteiros adaptados de Star Wars
  Uma Nova Esperança, O Império Contra Ataca e O Retorno de Jedi, o três romances que formam este livro são adaptações de roteiros de cinema escritos por George Lucas e mais um time de nomes que cresceu e variou ao longo dos filmes. Cada "Episódio" se inicia com um comentário do próprio diretor discorrendo sobre o processo criativo por trás de Star Wars, as dificuldades de produção e de roteirização, além de curiosidades interessantes acerca de personagens a até mesmo de toda a política por trás da indústria cinematográfica.

EPISÓDIO IV: UMA NOVA ESPERANÇA
   Publicado oficialmente como Star Wars: From the Adventures of Luke Skywalker, Uma Nova Esperança teve um sucesso modesto no mercado literário, pois seu lançamento ocorreu antes da versão cinematográfica. Adaptado do roteiro de George Lucas por Alan Dean Foster, autor responsável pelas novelizações de Alien, O Oitavo Passageiro filme de Scott Ridley e A Coisa, O Enigma de Outro Mundo de John Carpenter, que atuou como ghost-writer cedendo os créditos ao autor. Uma curiosidade interessante é que outros autores já haviam desistido do papel pelo pagamento, eram oferecidos apenas cinco mil dólares. Foster ainda escreveu mais uma história de Star Wars chamada Splinter of the Mind's Eye em 1978, muito antes do lançamento de O Império Contra Ataca que se perdeu em meio à mitologia da série por trilhar rumos afoitos a aqueles tomados por George Lucas nos longas, principalmente com relação ao relacionamento de Luke Skywalker e a Princesa Leia.
   Em Uma Nova Esperança os personagens icônicos, amados e odiados, são inseridos e as bases para o universo Star Wars lançadas. A galáxia está abalada por guerras civis, o Império jaz sufocante, impedido de respirar por sua própria corrupção e maldade que se infiltraram aos poucos, mas profundamente no coração do poder, como contraponto está a Aliança Rebelde, ultima defensora dos valores da República, os dois lados se digladiam em pequenas batalhas e atos de guerrilha, roubando planos e tentando impedir que o outro tenha êxito na conquista da galáxia.
  A história começa quando dois androides escapam de uma emboscada do Império, em direção a um planeta desértico onde uma pequena comunidade resiste às intempéries do tempo.  Um jovem residente do local os encontra e logo tentar consertar as máquinas que jazem avariadas pela queda da nave através da atmosfera, sem querer ativa partes de uma mensagem cifrada cujo destinatário é um misterioso ermitão das dunas ao redor da cidade. Suas aventuras começam quando decide ir atrás do estranho homem e sua vida jamais será a mesma.

EPISÓDIO V - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA
   George Lucas desde o inicio concebeu Star Wars como duas trilogias, sendo a segunda o prequel da primeira, mas mesmo assim pensou no fracasso da saga de modo que Uma Nova Esperança foi feito para funcionar como um filme isolado se este fosse o caso. Mas o sucesso de bilheteria foi tão estrondoso que poucos anos depois a tão esperada continuação chegava aos cinemas: O Império Contra-Ataca. Um dos filmes mais amados pelos fãs é curiosamente o menor dos livros com poucas mais de 150 páginas.  A novelização desta vez ficou a cargo do escritor Donald F. Glut. Há algumas curiosidades acerca do livro dentre quais as principais são que no livro Mestre Yoda é referido como azul (na primeira versão original) além da descrição do sabre de luz de Darth Vader ser azul e não vermelho como nos filmes. Em O Império Contra-Ataca, Luke Skylwalker finalmente dará inicio a seu treinamento Jedi e a frase mais famosa de Darth Vader é proferida neste volume.

EPISÓDIO VI - O RETORNO DE JEDI
  Desta vez o responsável pela novelização foi James Khan, conhecido também por outras adaptações como Os Goonies, Indiana Jones e O Templo da Perdição e Poltergeist. Em termos narrativos é o mais diferente dos três, o autor mergulha fundo no universo de Star Wars expandindo  a visão interna que o expectador possui dos personagens, mas que através do filme não é possível ver, como por exemplo a evolução de Luke, os conflitos de Darth Vader e a mudança de Han Solo.Khan também é o único autor, desta trilogia, que ao invés de apenas referenciar os bipes furiosos de R2-D2 e os grunhidos de Chewbacca, os traduz em palavras. 
   Star Wars - A Trilogia é uma viagem incrível aos confins da galáxia através das naves mais rápidas pelo hiperespaço em uma space ópera memorável. Para os fãs de longa data dos filmes anteriores e aqueles que leram as primeiras publicações dos livros na década de oitenta, será uma leitura nostálgica e cheia de emoção. Para aqueles que ainda desconhecem o fascinante universo dos Jedi será uma grandiosa porta de abertura para outros mundos, repletos de criaturas elegantes e aterrorizantes, uma espécie de abraço de boas vindas ao glorioso universo expandido de Star Wars. Que a Força esteja com Você!

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

4 comentários :

  1. Ouço tanto falar bem Star Wars, que me sinto uma aliem por nunca ter lido/assistido. Estou atrás dessa faz tempo. Adorei o post

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também quero ler este livro pela falta de paciência de assistir os filmes. Estou super curiosa. Parabéns pelo post!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do resumo, porque você consegue deixar o leitor curioso para ler ou assistir os filmes. Adquiri esse livro recentemente e estou muito ansioso para começar a ler, mas a arte dele é tão bem produzida que não tive coragem nem de tirar o plástico protetor ainda kkkk

    Sou muito fã de Star Wars, já assisti todos os filmes, mas minha busca agora é pela leitura, e meio que ainda estou perdido por qual livro começar, então caso vocês façam uma postagem com uma linha do tempo para ler sobre Star Wars e com links para adquirir os livros, vou gostar muito :D

    Fica a dica... e caso isso aconteça, podem me procurar no meu blog( http://devaneiouniversitario.blogspot.com.br/ ) lá tem meu contato :D

    ResponderExcluir
  4. Interessante sua resenha.

    Obrigado por compartilhar.

    Patesi

    ResponderExcluir