Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Navio Negreiro de Cesar Bravo


E se Clive Barker tivesse escrito À Espera de Um Milagre? O resultado seria algo parecido com Navio Negreiro, o mais novo pesadelo escrito com sangue do mestre do horror César Bravo, autor de Calafrios da Noite, Além da Carne e Caverna de Ossos. Diferente de suas obras anteriores, Navio Negreiro mistura o gore com o sobrenatural, em uma narrativa ágil e chocante, tanto pela capacidade do autor de fazer o leitor sorrir com um mordaz humor negro nos momentos mais inesperados, como pelas cenas explícitas de violência. 

Mistura o sangue das vísceras com as sombras sinistras do lado escuro da sala, o arrepio gelado que cavalga pela espinha na tensão com a ânsia de vômito nas cenas em que é impossível desviar os olhos. É o horror nacional em toda sua magnificência. 

César Bravo é bastante visceral em sua escrita, seus protagonistas são bastante reais e ao mesmo tempo surreais em seus atos, nada do estereotipo do herói que salvará o dia e a todos ou o anti-herói com pose de mau, mas que no fundo é bondoso são humanos cujas almas enfrentaram a imundície do mundo e por ela foram maculadas, pessoas como eu e você cuja estrada se alterou drasticamente por uma esquina de diferença.

O conto se inicia com a sutileza áspera característica do autor, em uma cela de prisão um cadáver verte lentamente o liquido de sua massa encefálica, enquanto o cérebro outrora fresco em contato com o ar se torna esponjoso. Há uma construção de um ar sombrio que se imiscui lentamente durante a obra, rasgando aos poucos a fina membrana que separa a realidade do sobrenatural.

Navio Negreiro é conto rápido para ser lido em apenas uma noite de insônia, o fertilizante perfeito para preparar o solo da mente para uma admirável colheita de pesadelos. Mesmo um tempo após a leitura ainda é possível ouvir as vozes cantando suas misérias e os gritos dos condenados ecoando pelos corredores do presídio. Leitura obrigatória aos fãs nacionais de horror. Mas por que do título Navio Negreiro você me pergunta? Bem caro leitor apure seus ouvidos e deixe os espíritos lhe responderem...

   Navio Negreiro (2014) | Ficha Técnica 
   Autor: Cesar Bravo
   Editora: Independente
   Páginas: 61 páginas
   Compre: ---
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Cara, nem li o livro e já simpatizei com o Manfredini.
    Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  2. Gente que horror!!!

    Tio Cesar vai me causar mais pesadelos!
    O cara é D+ mesmo!
    Sabe como apavorar os leitores!

    Com certeza quero ler! o/

    ResponderExcluir
  3. Saber escrever é o diferencial. Isso independe do estilo. Não foco o meu olhar em terror ou não/terror. Assim, César Bravo, tem em mãos, o limiar entre imaginários e concretudes. Trançados até o ápice simbiótico.
    Na minha lista.

    ResponderExcluir