Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | FlashForward de Robert J. Sawyer


A imutabilidade do futuro é um tema recorrente nos livros de ficção-científica, os paradoxos de uma viagem temporal são amplamente discutidos, o efeito borboleta que uma pequena mudança no passado pode destruir ou alterar todo o curso do presente e do futuro. Um dos últimos livros que aborda essa questão lançados no Brasil é Novembro de 63 de Stephen King, será uma alteração grandiosa nos fatos históricos causaria uma boa mudança? 

No caso de King, um homem tenta impedir o assassinato de John Kennedy e as implicações são incomensuráveis. Porém isso tudo é obra de apenas um homem, agora imagine se a humanidade inteira tivesse um vislumbre de seu futuro? Cada ser humano, dos vastos bilhões que povoam o nosso planeta, sejam eles bons ou maus, com sua própria visão particular de seu futuro. Quais as implicações de um evento desta magnitude? Em uma tentativa de produzir o tão sonhado Bóson de Higgs, os cientistas europeus do CERN há anos preparam uma experiência cujos resultados causariam um grandioso furor na comunidade cientifica. 

O experimento ocorre em um túnel subterrâneo, na fronteira da França com a Suíça, porém o efeito imaginado não ocorre e o acontece na realidade é uma perda de consciência coletiva por dois minutos, compartilhada mundialmente, nesse sono forçado as pessoas tiveram sonhos com elas mesmas mais velhas, vislumbres de novas tecnologias, outros experimentaram apenas o breu total sem nenhum sentimento presente, enfim após o evento foi constatado que todos tiveram a sua consciência projetada vinte anos no futuro. É então que o autor explora bem a questão dos paradoxos temporais. Se no futuro você se vê como uma magnata o que fará? Irá se acomodar e sair do trabalho esperando que algo caia em seu colo? 

E se seu sonho é ser ator ou escritor, e hoje estiver batalhando em dois empregos perseguindo sua meta, mas daqui a vinte anos descobre na sua visão que estará no mesmo lugar? Desistirá de seus sonhos FlashForward é uma leitura bastante leve e inteligente que realmente faz o leitor se sentir na pele dos personagens, e se você se descobrisse um assassino no futuro? Ou que irá estar morto? O que faria?

Robert Sawyer optou por dissecar o tema sob a ótica da ficção-científica, porém no mesmo instante em que as pessoas do mundo todo adormeceram, aconteceram incríveis e devastadores desastres mataram centenas, o autor pouco explorou esse aspecto e que poderia ser bem mais desenvolvido, o que obviamente tornaria o livro maior. Uma ótima opção de leitura para quem é fã do gênero e quem busca uma leitura descompromissada e surpreendente.

   
  FlashForward (2014) | Ficha Técnica 
   Título original: FlashForward (1999)
   Autor: Robert J. Sawyer
   Tradutor: Ana Carolina Mesquita
   Editora: Galera Record
   Páginas: 384 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários