Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Aguardo Sua Resposta de Dan Chaon


Aguardo Sua Resposta, primeiro lançamento no Brasil de Dan Chaon, um dos novos nomes do suspense americano, é um livro que fala sobre identidade, personalidade e a capacidade de mudança do ser humano. Já li muitas histórias do gênero, como por exemplo o ótimo O Intruso de Peter Blauner onde o autor discute sobre a perda do próprio auto reconhecimento através da dor e das drogas, Keith Donohue em A Criança Roubada se utiliza da fantasia para discorrer sobre o assunto e o próprio Philip K. Dick com sua escrita particular aborda a verdadeira essência do ser em Fluam Minhas Lágrimas, Disse o Policial. 

Mas nenhum aborda a questão da identidade de maneira tão enigmática, fluída e reflexiva como Aguardo Sua Resposta. Dan Chaon escreve com propriedade e um estilo próprio que diferem da maneira habitual de contar uma história. Partindo das visões de três protagonistas, as tramas são tecidas cuidadosamente, cenas banais são entrecortadas com reflexões, que levam a momentos de bondade e a brutalidade. Já se imaginou vivendo uma vida que não fosse a sua? 

E se pudesse criar uma nova identidade a partir do zero, quem você seria? Apropriar-se-ia da identidade de um morto? E se pudesse esquecer todos os seus erros e tentar recomeçar em algum lugar diferente? Quem realmente é você? O que te define? Algo simples como um nome? Ou o reconhecimento das pessoas próximas a você? Você realmente conhece as pessoas que vivem ao seu entorno? 

O leitor conhece os personagens no decurso de suas vidas, quando os acontecimentos que marcaram as suas existências, sejam elas as novas ou antigas, já aconteceram e as mudanças estão em curso. De modo que para explicar as coisas e situar ações o autor se utiliza muito de flashbacks que avançam e retomam a narrativa a seu bel prazer, como em um quebra cabeça em que as peças são apresentadas de modo bastante subliminar ao leitor, que fica a cargo da organização e interpretação dos sinais.

Na verdade não existe nenhum mistério na trama, todas as pistas estão lá na cara, a única coisa que falta é chave que as páginas finais contém. É aí que reside a maestria do autor. Quando tudo faz sentido é inevitável voltar as páginas e reler as passagens, desta vez com um novo olhar, fazendo de Aguardo Sua Resposta uma leitura interessante e recomendável.

   
  Aguardo Sua Resposta (2014) | Ficha Técnica 
   Título original: Await Your Reply (2009)
   Autor: Dan Chaon
   Tradutor: Roberto Muggiati
   Editora: Bertrand Brasil
   Páginas: 378 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (8/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários