ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 de abril de 2014

Resenha: Aguardo Sua Resposta de Dan Chaon


“Aguardo sua resposta ultrapassa a prosa elegante, o enredo fascinante e a excelência literária habituais de Dan Chaon.” Publishers Weekly 

"Este é um livro de impacto e beleza. Devo ter lido suas páginas finais uma dúzia de vezes, simplesmente deixando o que existe dentro delas tomar conta de mim. A partir da pura perda, Chaon criou uma magnificência real, Aguardo Sua Resposta alcança uma espécie de perfeição desfocada e manchada de sangue." Peter Straub

"O brilhante Dan Chaon realizou uma façanha. Ao mesmo tempo um 'policial' com mistura de gêneros e uma meditação profunda sobre a identidade, Aguardo Sua Resposta deixou-me sem fôlego de tanta admiração. As páginas se viram sozinhas." Justin Cronin

Sinopse:
   Chega ao Brasil um dos autores mais elogiados dos Estados Unidos na atualidade: Dan Chaon, finalista do National Book Award. Seu livro de estreia, Aguardo sua resposta, recebeu críticas consagradores em grandes veículos, como The Washington Post, The New York Times, The Guardian e Los Angeles Times. Uma obra-prima com fôlego de thriller, um romance inesquecível em que passados são inventados e reinventados, e o futuro é sedutoramente inexplorado e, ao mesmo tempo, está perigosamente à deriva. 
   O livro é essencialmente dividido em três histórias. Na primeira delas, Chaon traz Ryan Schuyler, que após se formar na faculdade e fugir sem deixar pistas, é dado como morto pela polícia. Causa: suicídio. A cena inicial deste personagem prova por que o autor é tido pelos críticos como um dos poucos que não tem medo nem vergonha da brutalidade. Na trama seguinte surge a jovem Lucy Lattimore, que fugiu às escondidas com seu professor de história. O que parecia uma aventura excitante e promissora ao lado do misterioso docente, logo se torna monótona e assustadora. Para finalizar, Miles Cheshire, que continua sua busca frenética - iniciada há dez anos - pelo irmão gêmeo desaparecido. Para piorar, toda pista leva a uma inusitada situação, algo como uma brincadeira. Aguardo sua resposta possui uma dinâmica narrativa que proporcionará ao leitor a sensação de estar lendo um suspense. Contudo, ele é mais do que isso. Com uma linguagem provocadora e precisa, o autor criou um teia de sentimentos, sensações, lugares e situações que, com maestria, vão se encaixando como um quebra-cabeça. Caberá ao leitor, no fim da história, saber como e onde colocar cada uma das peças.


Opinião:
   Aguardo Sua Resposta, primeiro lançamento no Brasil de Dan Chaon um dos novos nomes do suspense americano, é um livro que fala sobre a identidade, a personalidade e a capacidade de mudança do ser humano. Já li muitas histórias do gênero, como por exemplo o ótimo O Intruso de Peter Blauner onde o autor discute sobre a perda do próprio auto reconhecimento através da dor e das drogas, Keith Donohue em A Criança Roubada se utiliza da fantasia para discorrer sobre o assunto e o próprio Philip K. Dick com sua escrita particular aborda a verdadeira essência do ser em Fluam Minhas Lágrimas, Disse o Policial. Mas nenhum abordou a questão da identidade de maneira tão enigmática, fluída e reflexiva como Aguardo Sua Resposta.
   Dan Chaon escreve com propriedade e um estilo próprio que diferem da maneira habitual de contar uma história. Partindo das visões de três protagonistas, as tramas são tecidas cuidadosamente, cenas banais são entrecortadas com reflexões, que levam a momentos de bondade e a brutalidade. Já se imaginou vivendo uma vida que não fosse a sua? E se pudesse criar uma nova identidade a partir do zero, quem você seria? Apropriar-se-ia da identidade de um morto? E se pudesse esquecer todos os seus erros e tentar recomeçar em algum lugar diferente? Quem realmente é você? O que te define? Algo simples como um nome? Ou o reconhecimento das pessoas próximas a você? Você realmente conhece as pessoas que vivem ao seu entorno? 
   O leitor conhece os personagens no decurso de suas vidas, quando os acontecimentos que marcaram as suas existências, sejam elas as novas ou antigas, já aconteceram e as mudanças estão em curso. De modo que para explicar as coisas e situar ações o autor se utiliza muito de flashbacks que avançam e retomam a narrativa a seu bel prazer, como em um quebra cabeça em que as peças são apresentadas de modo bastante subliminar ao leitor, que fica a cargo da organização e interpretação dos sinais. Na verdade não existe nenhum mistério na trama, todas as pistas estão lá na cara, a única coisa que falta é chave que as páginas finais contém. É aí que reside a maestria do autor. Quando tudo faz sentido é inevitável voltar as páginas e reler as passagens, desta vez com um novo olhar, fazendo de Aguardo Sua Resposta uma leitura interessante e altamente recomendável.

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras) 

Um comentário :