ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de março de 2014

Resenha: Sombras do Castelo de Oscar Mendes Filho


Sinopse:
   Em 1937 a morte de toda a família César dos Reis abalou a sociedade paulistana. A partir de então o Castelo da Rua Apa, palco da tragédia, passou a apresentar fenômenos sinistros e inexplicáveis. Seriam essas histórias somente mais uma lenda urbana ou ele realmente permanece sendo morada da antiga família? Acompanhe o relato de uma testemunha que inadvertidamente adentrou seus domínios e tire suas próprias conclusões.


Opinião:
   Oscar Mendes Filho é um dos poucos autores brasileiros de horror que possuem coragem suficiente para escrever e publicar suas próprias histórias insanas, tentar ganhar um lugar no mercado literário nacional já é uma cruzada árdua, pois o preconceito contra tudo o que é produzido por aqui é grande, então imagine aqueles poucos escritores que decidiram escrever sobre um gênero pouco conhecido e admirado no Brasil que é o terror? De cada dez leitores de horror menos de dois admitem ter lido uma obra nacional sobre o tema, estimativa aqui do blog, eu mesmo apesar de conhecer bastante sobre o gênero me deparei com poucas obras de horror nacionais. O autor já teve duas obras resenhadas pelo Biblioteca Do Terror, o horror sobrenatural de Waverly Hills e a crítica ácida a moralidade da sociedade Hanz.
   Sombras no Castelo traz um estilo bastante marcante na literatura de horror, a narrativa que se passa de boca a boca, o "aconteceu comigo", que retrata um acontecimento sobrenatural através da visão de um personagem cético, quando o mesmo é confrontado por forças paranormais. Waverly Hills possui a mesma premissa e apesar de contar com personagens brasileiros, o cenário é desconhecido pelo leitor que não sente familiaridade com o sanatório americano. Já Sombras do Castelo possui um clima sombrio, o Castelinho da Rua Apa é exatamente como centenas de outras edificações existentes em todas as cidades brasileiras, aquela casa ou galpão abandonado de aparência assustadora, cuja fama de assombrada passa de geração em geração. 
    O enredo é bastante simples e na simplicidade reside a crivelidade. Relembrando a noite mais estranha e assustadora de sua vida, um homem retorna aos momentos de horror que se seguiram a sua viagem para São Paulo e a visita inesperada ao Castelo da Rua Apa, cenário de um crime macabro. A realidade entra em atrito com a loucura, o medo subverte a coragem e o horror eclipsa todas as demais sensações. Serão os acontecimentos descritos pelo protagonista produto de sua imaginação ou a verdade aterradora sobre a ignorância humana? Oscar Mendes Filho mais uma vez disseca um lugar real com maestria e inteligência, em Sombras do Castelo ainda há um epílogo que comenta a verdade por trás do crime na Rua Apa, que é de fato verídico. Tem coragem de visitar o Castelinho?

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras) 

6 comentários :

  1. George von Landgruber10 de março de 2014 01:18

    Já tinha lido esse livro e achei sensacional.
    Se não me engano é o único livro do gênero que aborda o tema.
    Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Os livros nacionais sao mesmo os mais excluidos das estantes de leitura, parece haver um pensamento coletivo de que se nao é clássico não vale a pena ler. Sem falar que poucas editoras apostam nos novos escritores e as que tentam fazer isso nao possuem grande voz no mercado. Dou maior apoio a esse tipo de autor e publicação

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste conto. Sombras do castelo é a prova de que com poucas páginas pode-se envolver fascinar o leitor. Maurilei.

    ResponderExcluir
  4. Oscar Mendes Filho é um dos poucos escritores de terror da nova safra que merece atenção.
    A maioria não passa de escritorezinhos promovidos pelo marketing, mas que na real deixam muito a desejar, com livrecos água com açúcar que não dão medo nem no meu sobrinho de seis anos.
    Os livros desse cara te prendem, fazendo com que você não desgrude o olho até a última página.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Oscar, estou, já, há algum tempo, tentando entrar em contato com o Lenda Urbana por ocasião dessa história, mas sem sucesso. Gostaria de saber como posso ter esse livro e como consigo um contato com a equipe, uma vez que, segundo os meus entendimentos, o material que tenho sobre esse caso poderão ser de grande interesse e grande valia para todos. Grato pela atenção. ACH

    ResponderExcluir
  6. Saudações senhor Antonio.

    Agradeço pelo interesse, o senhor pode obter maiores informações sobre meus livros através da minha página oficial: http://livrosdeterror.wix.com/oficial

    Um abraço.

    ResponderExcluir