Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Fênix: A Ilha de John Dixon


Fênix: A Ilha foi uma surpresa, a expectativa era de que fosse apenas mais um livro de temática juvenil, com protagonistas adolescentes e todos os típicos ritos de passagem desta fase. Porém à medida que o enredo se desenvolvia, a história foi se mostrando diferente, nas páginas iniciais todos os citados acima aparecem, porém quando a primeira morte acontece é que a realidade se abate sobre o leitor. John Dixon possui uma escrita bem leve, intercalando cenas de tensão com diálogos concisos e diretos, cria um livro de leitura e empolgante com várias surpresas até o enigmático final, que a meu ver é o trunfo da trama abrindo espaço para os demais volumes. 

A Ilha Fênix é o único lugar no planeta que para se chegar ao Inferno precisa-se subir de elevador, lar dos piores delinquentes juvenis, aqueles que a justiça desistiu de tentar recuperar, é uma espécie de detenção-acampamento, onde os jovens aprendem noções de obediência e cooperação à moda do exercito. Sua localização é desconhecida, sabe-se apenas que não é solo americano, e o espanhol falado por alguns empregados delimita as opções, sendo assim as leis americanas não valem para aquele lugar. 

A ilha Fênix possui seu próprio código espartano de sobrevivência, comandada por uma pequena elite de sádicos, alguns deles ex-alunos, que irão transformar cada segundo da vida dos jovens em um pesadelo infernal. Os protagonistas descobrem que se conseguirem passar por tudo aquilo, ao completar a maioridade ganharão a liberdade e a ficha limpa de todas as acusações, porém a ilha parece esconder vários segredos, atrás da beleza do verde uma podridão negra escorre, mentiras são contadas e punições extremas são realizadas apenas para deleite dos comandantes. Então a barreira que cria a ilusão que esconde a verdadeira realidade da ilha Fênix começa a se esfarelar e o que leitor descobrirá o deixará perplexo.

O resultado final não é um livro espetacular que vai entrar na lista dos mais vendidos e também certamente não irá agradar a todos os leitores, porém faz o seu papel principal que é ser uma leitura deliciosa e divertida, além de escape fugaz da realidade. Os leitores de sci-fi se identificarão mais com o estilo do autor, porém o tema no primeiro livro é apenas apresentado e suas bases são lançadas para as continuações cujo enfoque será mais preciso e direto. Um livro que fala sobre os principais valores que regem a nossa vida, o conceito de amizade e sacrifício, além das escolhas que a vida adulta impõe. É uma história que começa leve, mas vai ganhando ares obscuros até as páginas finais. Aguardando a continuação. 

   
  Fênix: A Ilha (2014) | Ficha Técnica 
   Título original: Phoenix Island (2014)
   Autor: John Dixon
   Tradutora: Camila Fernandes 
   Editora: Novo Conceito
   Páginas: 336 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠☠(8/10 Caveiras)

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Parece uma mistura de "O senhor das Moscas" (livro/filme) com um filme "Ilha: A prisão sem grades". Vou procurar saber sobre essa série "INtelligence" que dizem que é baseada nele. Já viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é ótima!! Mas não tem muito a ver com o livro, a não ser o fato de ter o chip implantado na cabeça do personagem principal

      Excluir
  2. Bom pelo que pesquisei durante a leitura a série parece tomar rumos totalmente diferentes do livro ou talvez seja baseada nas continuações, não sei. Mas é bem diferente de O Senhor Das Moscas, pelo principal fato de que existem adultos na Ilha que controlam a espécie de sociedade criada lá. Mesmo assim é uma boa leitura :)

    ResponderExcluir