ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 de março de 2014

Lançamento Darkside®: A Menina Submersa de Caitlín R. Kiernan


“Com A Menina Submersa, Caitlín R. Kiernan segue firme para a nova vanguarda, ainda em formação, de nossos melhores e mais potentes autores de romances góticos e fantásticos – aqueles capazes de escrever ficção com uma profunda seriedade moral e artística. Esse romance sutil, obscuro e envolvente, através do qual se apresenta um gênio estranho e constistente, não se parece com nada que eu tenha lido antes. A Menina Submersa é uma assombrosa obra de literatura e, se me permitirem, talvez a obra-prima de Caitlín R. Kiernan.”   Peter Straub, autor de O Talismã, Mr. X. e Um Lugar Especial


A Editora Darkside além de desenterrar grandes clássicos do horror decidiu apostar nos novos nomes que nos últimos tempos vem inovando e dando um novo fôlego aos livros de terror, Caitlín R. Kiernan  é uma dessas novas autoras que impressionam até os mais conceituados escritores de horror e fantasia como Peter Straub e Neil Gaiman. A Menina Submersa será sua primeira publicação traduzida no Brasil e foi a ganhadora de melhor romance na edição de 2012 do Bram Stocker Awards. Sem mencionar que na edição deste ano está concorrendo com a Graphic Novel: Alabaster: Wolves e o livro de contos The Ape’s Wife and Other Stories . Leia o release da Darkside sobre a obra:

   "A Menina Submersa: Memórias é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por sereias e licantropos. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de camadas, mitos e mistério, beleza e horror, em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do “real” sobre o “verdadeiro”e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma“obra-prima do terror” da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards.
   É um livro dentro de um livro, e a incoerência uma isca para uma viagem
mais profunda, onde a autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial – na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa –, e sabem que o medo real nos habita. Caitlín dialoga ainda com o universo insólito de artistas como P.G. Wodehouse, David Lynch e Tim Burton, e o enigmático personagem Sandman, de Neil Gaiman, com quem aliás, trabalhou, escrevendo The Dreaming, spin-off derivado da obra-prima de Gaiman. A Menina Submersa evoca também as obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, além de referências diretas a artistas mulheres que deram um fim trágico à sua existência, como a escritora Virginia Woolf. Com uma narração intrigante, não-linear e uma prosa magnífica, Caitlín vai moldando a sua obsessiva personagem. Imp é uma narradora não-confiável e que testa o leitor durante toda a viagem, interrompe a si mesma, insere contos que escreveu, pedaços de poesia, descrições de quadros e referências a artistas reais e imaginários durante a narrativa.Ao fazer isso, a autora consegue criar algo inteiramente novo dentro do mundo do horror, da fantasia e do thriller psicológico."

   A Menina Submersa conta a história de  Índia Morgan Phelps ou como é conhecida, Imp. Misturando elementos sobrenaturais com uma doença mental, a autora cria uma espécie de histórias de fantasmas (mas não ficando apenas nisso)  contada através da percepção de uma  protagonista esquizofrênica, que escreve suas memórias ao mesmo tempo que as narra ao leitor. Isso torna a narrativa não-linear, o enredo se desenrola a partir do fluxo de memórias e da maneira que Imp acha mais fácil de contar as coisas. O problema mental da narradora faz o leitor continuamente se perguntar se pode confiar nas visões e relatos da mesmaO lançamento do livro está marcado para Maio numa edição de 320 páginas com o selo de qualidade Darkside Books.

Postar um comentário