ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de março de 2014

Coleção Mestres do Horror e da Fantasia

   Uma das mais famosas coleções de livros de horror que surgiu no início dos anos oitenta é a Coleção Mestres do Horror e da Fantasia  da Editora Francisco Alves.   As publicações se inciaram em 1981 com Eu sou a Lenda de Richard Matheson e terminaram em 1992 com Trocas Macabras de Stephen King, a editora tanto apostou em autores renomados como trouxe obras de desconhecidos para o Brasil. Fazem parte desta coleção grande maioria dos livros do King que estão em estado de raridade, assim como  A Assombração da Casa da Colina de Shirley Jackson. Nomes como H.P. Lovecraft, H.G. Wells e Ray Bradbury também foram publicados na coleção. A seguir a lista completa dos livros publicados:






O Enigma do Trem Perdido - Sir Arthur Conan Doyle

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

1982



 O Passa-Paredes - Marcel Aymé

Sombras da Noite - Stephen King


Um Sussurro nas Trevas - H.P. Lovecraft

1983


A Casa das Bruxas - H.P. Lovecraft

 A Ilha do Dr. Moreau -H.G. Wells

As Máquinas do Prazer - Ray Bradbury

Christine - Stephen King

1984

 A Alma de Anna Klane - Terrel Miedaner

 A Última Esperança Sobre a Terra - Richard Matheson

O Alimento dos Deuses - H.G. Wells

O Cemitério - Stephen King

 Os Dias do Cometa - H.G. Wells

Terror na Oktoberfest - Frank De Felitta

1985

As Miniaturas do Terror - Tabitha King

 O Feitiço de Aquila - Joan D. Vinge

 O Homem Invisível - H.G. Wells

 O Talismã - Stephen King e Peter Straub

1986


1987

A Coisa - Stephen King (2 volumes)



Tripulação de Esqueletos  - Stephen King



1988

Angústia - Stephen King

Os Olhos do Dragão - Stephen King



Quatro Estações - Inverno no Clube
Quatro Estações - Outono da Inocência
Quatro Estações - Primavera Eterna
Quatro Estações - Verão da Corrupção

PS: Quatro Estações foi lançado em 1988 em quatro volumes distintos, cada capa dava enfase ao nome da história que continha deixando as outras três em preto e branco. Em 1991 a Editora publicou todas em um volume único.

1989

A Maldição do Cigano - Stephen King

 Dança Macabra - Stephen King

1990

A Noiva da Maldição - Thomas Altman
Dissecando Stephen King - Tim Underwood


Os Estranhos - Stephen King

Os Livros de Bachman - Stephen King

1991

 A Tumba ...E Outras Histórias  - H.P. Lovecraft

A Metade Negra - Stephen King

1992

Depois da Meia-Noite - Stephen King

 Koko - Peter Straub

Marcha Fúnebre das Marionetes - Frank De Felitta


Morte de Um Fantasma - Margery Allingham



Principais fontes:

   A pesquisa foi bastante demorada e levei em consideração, em relação aos anos de lançamento, o maior número de vezes em que o mesmo foi citado em alguma publicação online sobre o livro. Em muitos lugares há dados errados que confundem a data de publicação do livro internacionalmente com a da edição brasileira. Como não sou uma máquina, alguns erros devem ter sidos cometidos, se for o caso peço desculpas. Além disso esses são todos os livros que conheço, se estiver faltando algum por favor diga nos comentários. E então gostou? Quais estão na sua lista de leitura?

23 comentários :

  1. Ficou excelente a lista com todas as informações. Meu sonho de consumo é conseguir o máximo possível de livros dessa coleção, acho-a fantástica.
    Uma coisa que gostaria de fazer é trocar todas as minhas edições do King que tenho pela Objetiva para as edições da Francisco Alves. Será que alguém se disponibilizaria a trocar comigo???
    E Rafael, quais os seus favoritos dessa coleção???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, cara! Eu tenho o Angústia e posso trocar pela nova edição recém lançada, ou por algum outro do SK que eu ainda não tenha.
      Caso se interesse: vitor.dri@gmail.com
      abs.

      Excluir
  2. Ah, acabei de notar que faltou "A Entidade" do Frank de Felitta. Tenho a edição desse livro que saiu nessa coleção e a data é 1985.

    ResponderExcluir
  3. Bebi muito dessa fonte... Coleção excelente! Uma década atrás, era possível encontrar diversas edições em lojas de ponta de estoque de livros, com preços entre R$5,00 e R$10,00.

    ResponderExcluir
  4. HP Lovecraft já me fez muito feliz lendo seus livros maravilhosos!
    Faz tempo que não leio livros deste genero, irei atras de um para ler,pois adoro o tema.

    xoxo
    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Rubens obrigado pela visita! Bom eu adoro essa Coleção também porém o problema é que os livros são muito frágeis, as edições de livros maiores como as do King estão quase todas com a cola das laterais em péssimo estado. Quanto menos conhecido o livro melhor o seu estado de conservação. Ano passado comprei vários e espero esse ano ler todos para publicar novas informações sobre a série por aqui.
    Agora com questão a Entidade de Frank De Felitta, o livro foi publicado pela Francisco Alves mas não faz parte da coleção, como você pode notar pela falta do nome Coleção Mestres do Horror e da Fantasia na capa, coisa que todas as edições possuem. É o mesmo fato de Eclipse Total do King foi publicado pela Editora mas não faz parte dessa coleção

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a Entidade e faz parte sim da coleção, aparece em cima na capa o nome da coleção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sebo Atria, poderia me passar os dados deste livros, quantidade de páginas, ano de publicação etc, ajudaria muito pois estou em busca desta edição. Abçs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Excelente postagem, parabéns, pesquisei muito por aqui, agora tenho todos dessa coleção, A Entidade também faz parte dela. abraço...

    ResponderExcluir
  8. Essa coleção é fantástica!
    Livros que aguçam a imaginação e que de certa forma obriga o leitor mais acostumado a ter um outro campo de ponto de vista em relação aos termos: ficção/terror.
    Não são obras difíceis de conseguir como muitas pessoas pensam; apenas algumas obras por serem um pouco raras custam um preço maior.
    Essas obras possuem capas fenomenais!
    Com certeza a arte das capas daqueles anos era mais criativa em relação às novas edições do momento e faziam jus às ao conteúdo dos livros.
    Quem coleciona: perspicaz
    Quem não coleciona: perde tempo.

    ResponderExcluir
  9. Caramba que lista incrível! Tenho cerca de 1/3 dessa coleção e bem que achava ter a maioria dos livros! Vou salvar esta lista para (tentar) completar a coleção.

    ResponderExcluir
  10. O A Entidade de Frank De Fellita saiu pela editora Francisco Alves 2 vezes, a 1ª fora da coleção Mestre do Horror e da Fantasia e a sua 2ª publicação acabou sendo incluída dentro da coleção da dita.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa coleção, minha mãe tem vários. destaque para O berço, que livro bom!!! Marcha fúnebre das marionetes e A noiva da maldição também são ótimos!!!!

    ResponderExcluir
  12. Só me faltam doze títulos para completar essa coleção. Vamos que vamos! Uma obra melhor que a outra!

    ResponderExcluir
  13. Pena que a maioria dos livros dessa coleção encontram-se hoje em péssimo estado, mas pelo menos quase sempre em preços bem acessíveis (tirando alguns como "Trocas Macabras", que tive que comprar parcelado kkk). E por sinal, "Eu sou a Lenda" e "A Última Esperança Sobre a Terra" não são a mesma história?

    ResponderExcluir
  14. Pois é Unknown, essas duas histórias são uma só. A Francisco Alves resolveu relançar a história com esse nome por conta do sucesso nos cinemas da versão cinematográfica da obra e com o mesmo título do filme inclusive, questões comerciais. Realmente, essas edições eram muito passíveis de danos, principalmente a lombada, que a partir da primeira leitura já ficava inclinada, o que deixa os livros com um péssimo aspecto, fica ruim de organizar em estantes, danifica outras lombadas, enfim. Porém eu tenho todos os exemplares da coleção (ostentação!!) e reafirmo o que disseram acima, apesar das dificuldades em encontrar, comprar (altos preços de algumas edições), catalogar (a Francisco Alves extinguiu-se e não há catálogos oficiais de suas coleções), alguns erros grotescos de tradução, algumas capas estranhas, alguns títulos que não fazem jus à coleção, a ausência lamentável e inexplicável de Edgar Allan Poe, repito, apesar de tudo isso a coleção vale bastante a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC tem toda colecao então na contra. Capa de cemitério tem por amor a Audrey rose pq não tem nesta lista?

      Excluir
  15. Alguem pode explicar na contra capa do cemitério que tenho esta por amor a Audrey rose existe ou pode ser erro da editora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, o livro Por amor a Audry Rose é da Ed. Francisco Alves, porém não foi publicada DENTRO DA COLEÇÃO "MESTRES DO HORROR E DA FANTASIA". A editora Francisco Alves na época era talvez uma das mais grandes editoras na época,mas conforme o tempo passa ela passou por dificuldades de negócios ou seja lá o que for, hoje eu sei que o nome dela foi assimilada pela editora Record.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Acabei de adquirir a entidade do Frank fellita e é sim da coleção mestres do horror e fantasia ano 1985 530 paginas demorei garimpeiros encontrei na estante virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação Alexandre, grande abraço.

      Excluir