ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15 de março de 2014

Coleção Mestres do Horror e da Fantasia

   Uma das mais famosas coleções de livros de horror que surgiu no início dos anos oitenta é a Coleção Mestres do Horror e da Fantasia  da Editora Francisco Alves.   As publicações se inciaram em 1981 com Eu sou a Lenda de Richard Matheson e terminaram em 1992 com Trocas Macabras de Stephen King, a editora tanto apostou em autores renomados como trouxe obras de desconhecidos para o Brasil. Fazem parte desta coleção grande maioria dos livros do King que estão em estado de raridade, assim como  A Assombração da Casa da Colina de Shirley Jackson. Nomes como H.P. Lovecraft, H.G. Wells e Ray Bradbury também foram publicados na coleção. A seguir a lista completa dos livros publicados:






O Enigma do Trem Perdido - Sir Arthur Conan Doyle

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

1982



 O Passa-Paredes - Marcel Aymé

Sombras da Noite - Stephen King


Um Sussurro nas Trevas - H.P. Lovecraft

1983


A Casa das Bruxas - H.P. Lovecraft

 A Ilha do Dr. Moreau -H.G. Wells

As Máquinas do Prazer - Ray Bradbury

Christine - Stephen King

1984

 A Alma de Anna Klane - Terrel Miedaner

 A Última Esperança Sobre a Terra - Richard Matheson

O Alimento dos Deuses - H.G. Wells

O Cemitério - Stephen King

 Os Dias do Cometa - H.G. Wells

Terror na Oktoberfest - Frank De Felitta

1985

As Miniaturas do Terror - Tabitha King

 O Feitiço de Aquila - Joan D. Vinge

 O Homem Invisível - H.G. Wells

 O Talismã - Stephen King e Peter Straub

1986


1987

A Coisa - Stephen King (2 volumes)



Tripulação de Esqueletos  - Stephen King



1988

Angústia - Stephen King

Os Olhos do Dragão - Stephen King



Quatro Estações - Inverno no Clube
Quatro Estações - Outono da Inocência
Quatro Estações - Primavera Eterna
Quatro Estações - Verão da Corrupção

PS: Quatro Estações foi lançado em 1988 em quatro volumes distintos, cada capa dava enfase ao nome da história que continha deixando as outras três em preto e branco. Em 1991 a Editora publicou todas em um volume único.

1989

A Maldição do Cigano - Stephen King

 Dança Macabra - Stephen King

1990

A Noiva da Maldição - Thomas Altman
Dissecando Stephen King - Tim Underwood


Os Estranhos - Stephen King

Os Livros de Bachman - Stephen King

1991

 A Tumba ...E Outras Histórias  - H.P. Lovecraft

A Metade Negra - Stephen King

1992

Depois da Meia-Noite - Stephen King

 Koko - Peter Straub

Marcha Fúnebre das Marionetes - Frank De Felitta


Morte de Um Fantasma - Margery Allingham



Principais fontes:

   A pesquisa foi bastante demorada e levei em consideração, em relação aos anos de lançamento, o maior número de vezes em que o mesmo foi citado em alguma publicação online sobre o livro. Em muitos lugares há dados errados que confundem a data de publicação do livro internacionalmente com a da edição brasileira. Como não sou uma máquina, alguns erros devem ter sidos cometidos, se for o caso peço desculpas. Além disso esses são todos os livros que conheço, se estiver faltando algum por favor diga nos comentários. E então gostou? Quais estão na sua lista de leitura?

11 comentários :

  1. Ficou excelente a lista com todas as informações. Meu sonho de consumo é conseguir o máximo possível de livros dessa coleção, acho-a fantástica.
    Uma coisa que gostaria de fazer é trocar todas as minhas edições do King que tenho pela Objetiva para as edições da Francisco Alves. Será que alguém se disponibilizaria a trocar comigo???
    E Rafael, quais os seus favoritos dessa coleção???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, cara! Eu tenho o Angústia e posso trocar pela nova edição recém lançada, ou por algum outro do SK que eu ainda não tenha.
      Caso se interesse: vitor.dri@gmail.com
      abs.

      Excluir
  2. Ah, acabei de notar que faltou "A Entidade" do Frank de Felitta. Tenho a edição desse livro que saiu nessa coleção e a data é 1985.

    ResponderExcluir
  3. Bebi muito dessa fonte... Coleção excelente! Uma década atrás, era possível encontrar diversas edições em lojas de ponta de estoque de livros, com preços entre R$5,00 e R$10,00.

    ResponderExcluir
  4. HP Lovecraft já me fez muito feliz lendo seus livros maravilhosos!
    Faz tempo que não leio livros deste genero, irei atras de um para ler,pois adoro o tema.

    xoxo
    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Rubens obrigado pela visita! Bom eu adoro essa Coleção também porém o problema é que os livros são muito frágeis, as edições de livros maiores como as do King estão quase todas com a cola das laterais em péssimo estado. Quanto menos conhecido o livro melhor o seu estado de conservação. Ano passado comprei vários e espero esse ano ler todos para publicar novas informações sobre a série por aqui.
    Agora com questão a Entidade de Frank De Felitta, o livro foi publicado pela Francisco Alves mas não faz parte da coleção, como você pode notar pela falta do nome Coleção Mestres do Horror e da Fantasia na capa, coisa que todas as edições possuem. É o mesmo fato de Eclipse Total do King foi publicado pela Editora mas não faz parte dessa coleção

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho a Entidade e faz parte sim da coleção, aparece em cima na capa o nome da coleção

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem, parabéns, pesquisei muito por aqui, agora tenho todos dessa coleção, A Entidade também faz parte dela. abraço...

    ResponderExcluir
  8. Essa coleção é fantástica!
    Livros que aguçam a imaginação e que de certa forma obriga o leitor mais acostumado a ter um outro campo de ponto de vista em relação aos termos: ficção/terror.
    Não são obras difíceis de conseguir como muitas pessoas pensam; apenas algumas obras por serem um pouco raras custam um preço maior.
    Essas obras possuem capas fenomenais!
    Com certeza a arte das capas daqueles anos era mais criativa em relação às novas edições do momento e faziam jus às ao conteúdo dos livros.
    Quem coleciona: perspicaz
    Quem não coleciona: perde tempo.

    ResponderExcluir
  9. Caramba que lista incrível! Tenho cerca de 1/3 dessa coleção e bem que achava ter a maioria dos livros! Vou salvar esta lista para (tentar) completar a coleção.

    ResponderExcluir
  10. O A Entidade de Frank De Fellita saiu pela editora Francisco Alves 2 vezes, a 1ª fora da coleção Mestre do Horror e da Fantasia e a sua 2ª publicação acabou sendo incluída dentro da coleção da dita.

    ResponderExcluir