Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Ases Nas Alturas, ed. George R. R. Martin


A série Wild Cards começa a tomar forma com Ases Nas Alturas, diferente do primeiro livro na qual há uma variedade de histórias distintas entre si com o objetivo de apresentar alguns personagens, neste segundo volume uma narrativa mais sólida se inicia criando uma espécie de continuidade que traz mais ação e profundidade a saga. Wild Cards acaba se tornando uma verdadeiro mosaico da cultura pop na época que foi escrito, os gloriosos anos oitenta, com referencias que vão desde a celebridades e acontecimentos marcantes a uma mescla inteligente com a literatura dando maior verossimilhança ao universo das cartas selvagens. 

Referencias que vão das criaturas de Lovecraft, passando pelos aliens de Jack Finney e sua mutabilidade até o mito do Frankenstein de Marry Shelley. O nome em inglês faz referencia ao badalado Aces High o restaurante das estrelas, ondes os áses e famosos fazem suas refeições e encontros que decidem o futuro são realizados. A divisão temporal dos contos continua a mesma utilizada no volume anterior com pequenos interlúdios que servem tanto para marcar a troca de história e protagonista como para interligar as duas tramas através de pequenas menções de artefatos e acontecimentos. 

Que se manifestam nos relatos de Jube, um extraterrestre que se passa por um curinga, e que de maneira subjetiva está ligado a tudo o que ocorre nas páginas, escritos por George Martin esses interlúdios demonstram toda a sua sagacidade através da qual ele costura as tramas que formam Ases Nas Alturas, unindo estrategicamente as histórias e dando o tom de continuidade que aparece no texto. Muitas vezes explicando algo que outro escritor deixou vago ou relembrando algo importante para o próximo conto sua escrita funciona bem, sem esses toques a fluidez do livro estaria totalmente prejudicada.

Em Moedas Infernais o escritor Lewis Shiner retoma sua criação, um dos personagens mais marcantes da série, Fortunato em uma aventura que é o prólogo do livro tendo o centro de sua ação sendo em 1979. Fortunato ainda continua sua busca pelos motivos do assassinato de sua gueixas e após quase dez anos de procura começa a descobrir camadas de escuridão a sua frente, um culto antigo ainda sobrevive as margens da sociedade e seus planos são tornar concreta a vinda de um ser um ser intergaláctico conhecido apenas como TIAMAT.  Fortunato, o herói sensual (para quem não sabe ou se lembra, ele consegue seu poder através do sexo) embarca numa investigação em mundo de ocultismo regado a lendas sumerianas.

Walter John Williams vem a seguir com o prólogo de Até a Sexta Geração que estende a mais três partes, sem dúvidas é o grande nome entre os autores desse volume criando nada mais que o enredo principal de onde surgem pequenos braços que são utilizados pelos outros escritores para ampliar a trama. Neste prólogo o leitor conhece a ameaça da Mãe do Enxame e sua natureza destruidora além de que sua atenção está voltada para a Terra, um planeta objeto de cobiça por seu clima favorável a vida. Nas partes seguintes é narrado todo o processo de invasão e a consequente guerra que se deflagra tendo as criaturas da Mãe do Enxame (que sempre me lembram os Invasores de Corpos de Jack Finney) e os áses. Williams também introduz Modular, um androide criado por um cientista humano.

Roger Zelazny retorna em Das Cinzas às Cinzas com o dorminhoco Croyd Crenson, um ás cujas habilidades se modificam todas as vezes que dorme, de modo que é o único personagem que ainda está jogando com as cartas selvagens, as vezes a sorte lhe sorri e ele tira um ás, mas quando um curinga sai ele sabe se virar muito bem. Em Se Olhares Pudessem Matar, Walton Simons apresente James Spector o homem que pode matar através de um olhar. Também passamos a conhecer mais sobre o culto que Fortunato descobre e a mente por trás das coisas, o Astrônomo. A Contribuição de Martin fica por conta de Frio Invernal, uma dissecação da alma do Grande e Poderoso Tartaruga.

Melinda Snodgrass e Victor Milan dão continuação a "segunda parte" da história iniciada por Matin com Dificuldades Relativas e Com uma Ajudinha dos Amigos, história tendo como protagonistas o Tartaruga, Dr. Taychon e o Dr. Mark Meadows. É um novo arco da trama que se desdobra com facilidade e empolga o leitor após os acontecimentos envolvendo a Mãe do Enxame. Pat Cardigan com Por Caminhos Perdidos e John J. Miller através de Metade Morta dão conclusão as duas ameaças que assolam o livro todo a Terra.  E com mais um dos relatos de Jube, Martin encerra este volume abrindo espaço para os que virão a seguir.

   
  Ases Nas Alturas (2013) | Ficha Técnica 
   Título original: Aces High (1987)
   Editor: George R. R. Martin
   Tradutores: Petê Rissatti
   Editora: Leya
   Páginas: 400 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

0 Comentários