Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Saga do Mago: Aprendiz de Raymond E. Feist


Vivemos em uma época de ouro na literatura brasileira tanto com relação às publicações nacionais, que vem crescendo amplamente e tomando conta das livrarias, como as traduções de obras estrangeiras há muito consagradas. Se os anos oitenta foram marcados pelo “boom” das publicações de terror agora é a vez do gênero fantástico que impulsionado pelo sucesso das Crônicas de Gelo e Fogo ganha cada dia mais adeptos a sua grandiosa seleção de obras. As maiores editoras do mercado brasileiro apostam pelos uma carta em alguma série de fantasia famosa internacionalmente e o resultado é tão positivo que já estão surgindo editoras focadas no gênero e público leitor, como é o caso da recém-chegada Saída de Emergência. 

Iniciando suas publicações com a Coleção Bang, a editora conceituada em Portugal possui lá direito de títulos que vão de ficção científica ao horror, autores como H. P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e Richard Matheson ilustram bem a pegada do selo editorial. Espero que em breve além das sagas fantásticas já mencionadas tragam ao Brasil a obra de Dan Simmons, O Terror presente no catalogo europeu de publicações.

O primeiro livro escolhido pela Saída de Emergência para se apresentar aos leitores brasileiros foi nada menos que a Saga Mago escrita por um jovem e inexperiente Raymond E. Feist em 1982 cujo primeiro volume chama-se Aprendiz. A escrita do autor embora seja um pouco vacilante no inicio ganha força conforme as páginas passam e cresce em qualidade na mesma medida que seu protagonista Pug fica mais velho, passando por várias transformações criando seu caráter a partir das experiências emocionais e psicológicas que tem de enfrentar até o final. 

É um livro que fala sobre a difícil tarefa de crescer enfrentada por jovens que veem sua infância acabar de maneira repentina por causa de uma guerra, descrevendo bem espírito da época em que o livro foi escrito. Na historia o leitor é apresentado à cidade de Crydee uma das tantas do grandioso mundo de Midkemia, um lugar com ares medievais habitado por cavaleiros, magos, anões, elfos e outras criaturas inumanas e lá conhece Pug um garoto órfão cheio de sonhos com terras distantes e aventuras perigosas.

Ao lado de Tomas seu melhor amigo e irmão de coração almeja tornar-se um soldado a serviço do rei. Não é uma vida fácil, mas muito melhor que as outras opções apresentadas que envolvem ou tornar-se pescador ou agricultor, não interessa como o consenso geral é que todos os cidadãos devem servir a comunidade de maneira produtiva e benéfica de acordo não com seus gostos mas sim aptidões, de modo que o dia da Escolha foi criado. O Solstício de Verão marca a data que todos os jovens de Crydee ficam mais velhos e são escolhidos pelos Mestres da cidade para tornarem-se aprendizes de algum ofício. 

A escolha é feita através de uma reunião secreta em que são discutidas as habilidades de todos os jovens entre o conselho sendo acertado a função de cada um, e o dia da Escolha nada mais é que o momento em que as decisões já tomadas eram tornadas públicas. Pug está entre os jovens neste ano e sua escolha causará choque em todos, o Mestre Mago Kulgan o escolherá. Uma coisa inédita em muitos anos, um aprendiz de magia.  É dessa maneira que se iniciam suas aventuras e seu aprendizado que será posto a prova através de uma grande ameaça que está surgindo. Uma grandiosa guerra está próxima. 

Raymond Feist divide a história em capítulos, que se alteram entre a visão de Pug e dos outros protagonistas, o inicio e o fim de cada um na maioria das vezes marca um salto no tempo seja de horas ou dias e até mesmo semanas.  Assim a leitura não se torna chata, pois o formato dá mais agilidade e exclui a existência de partes desnecessárias. 

O Aprendiz é um livro delicioso de se ler, com personagens cativantes em um cenário belíssimo, as suas aventuras são cheias de ação e a guerra travada a partir do segundo quarto da história é muito bem descrita, as imagens se formam na cabeça tão límpidas quanto em uma versão cinematográfica. Em suma é um exercício de imaginação que expande ainda mais aquele cantinho povoado de criaturas fantásticas na mente do leitor, que se não é fã de fantasia com certeza se tornará. O livro ainda conta nas páginas finais com um capítulo de degustação da sua continuação que serve só para deixar o leitor ainda com mais vontade de continuar essa jornada. Tornou-se um dos meus livros favoritos. 

   
  Mago: Aprendiz (2013) | Ficha Técnica 
   Título original: Magician: Apprentice (1982)
   Autor: Raymond E. Feist
   Tradutor: Cristina Correia
   Editora: Saída de Emergência Brasil
   Páginas: 432 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Ótima observação sobre o "boom" do gênero fantástico no Brasil. Li uma resenha sobre o livro "Terror" do Dan Simmons e fiquei curiosa. Estou na segunda parte da edição britânica que será publicado aqui como "Mago Mestre" e estou gostando muito. Excelente texto. Abraços e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu ainda vou aprender a ler em inglês só para ler esse tipo de obra: Dan Simmons, Clive Barker, Richard Laymon, Jack Ketchum e um monte de outros autores que não foram publicados no Brasil. Que bom a fantasia está sendo valorizada né? Esperar a roda do Ka girar novamente pra ver se o horror volta a ser publicado regularmente. A Darkside tem grandes promessas além da coleção ter citado que publicará terror também, então vamos aguardar...

      Excluir
  2. Preciso muito deste livro, esta na minha lista, adorei a sua resenha !!

    ResponderExcluir
  3. Caraca Rafa to louco pra ler este livro, e como você disse estamos passando por um "boom" da literatura fantástica, temos excelentes publicações tanto nacionais quanto estrangeiras e esse livro é uma dessas excelentes publicações.

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha! Mesmo não tendo muito interresse em livros desse gênero fiquei interessada, com certeza vou procura-lo na proxima vez em que for a uma livraria.

    http://escritoraqualquer.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    estou realmente empolgado para ler Aprendiz. Concordo com você: nos últimos tempos, as editoras tem investido em apostas no estilo As Crônicas do Gelo e do Fogo. É tudo uma fase: foi assim quando saiu Harry Potter, Crepúsculo, Cinquenta Tons de Cinza e Jogos Vorazes. Mesmo assim, darei uma chance para Aprendiz. Espero ler o quanto antes!

    Parabéns pela resenha!
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog, continue assim!

    ResponderExcluir
  7. Deu vontade de ler, adorei o método de avaliação com caveiras :D

    ResponderExcluir
  8. Eu já estava de olho neste livro, mas não conhecia nada sobre ele só tinha visto a capa e gostado, me pareceu muito interessante e já quero pra mim, eu adoro fantasia então tenho certeza que vou gostar

    ResponderExcluir
  9. Muitas pessoas estavam falando dessa série, mas eu não conhecia. Essa "janela" que você mostrou aqui, permitindo me conhecer um pouco sobre essa série foi sensacional. Eu gosto de vários tipos de livros, mas gosto muito de fantasia, acho que todo leitor tem um pouco dela guardada no cérebro. Essa série parece ser incrível, parabéns, sempre que leio uma indicação aqui tenho vontade ir lá ler o livro. *-*

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante seu blog... Resenha e livro, parecem ser incríveis. Gostei!

    http://joiareluzente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Comecei a ler hoje, e já fui fisgado no primeiro capitulo e lendo a introdução escrita pelo autor me surpreendi que esta é uma saga relativamente antiga, já com vinte anos, não surgiu com o boom da literatura fantastica......

    ResponderExcluir
  12. Mas eu não disse que ela surgiu agora, o referido "boom" da literatura fantástica é que aconteceu recentemente nos proporcionando o lançamento da obra aqui no Brasil. Oitenta por cento das séries fantásticas lançadas no Brasil atualmente foram escritas em meados dos anos 80 e 90

    ResponderExcluir
  13. *Rafael , bom dia !
    *Garoto, comecei a ler o primeiro volume dessa saga a semana passada e estou gostando muito !
    Este ano , decidi ler mais livros no gênero fantasia !
    Dou preferência aos livros eletrônicos e, normalmente, eu os leio no Kindle !
    Obrigada pela sua resenha aqui !
    Sei que você não é novela, mas, vou te seguir aqui !
    *Boas leituras !
    *Fiques com Deus.
    *Um abraço.

    ResponderExcluir