ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de dezembro de 2013

InsideHorror #1: O Ciclo do Inimigo de F. Paul Wilson



Um grande mal está a espreita da humanidade...

    Enquanto Stephen King seguia a tradição de Richard Matheson de tirar o horror dos castelos sombrios e trazê-lo para as cidades americanas com ambientes reais para a classe média americana e nomes como  Blatty e Levin faziam os livros de terror esgotar das bancas surgiu um autor que ainda acreditava que podia espremer mais uma história sobre os sombrios campos europeus e suas lendas. F. Paul Wilson trouxe o cenário típico de Drácula em todo seu esplendor aos tempos modernos, em meio a Segunda Guerra Mundial um grupo de soldados nazistas precisa garantir a soberania sobre um antigo forte na Transilvânia local estratégico para o Eixo, porém o lugar é assustador e uma aura de terror paira sobre o local, a cobiça e a brutalidade dos homens acaba por acordar uma criatura que há anos jazia adormecida e enclausurada naquele Fortim. Iniciava-se assim o Ciclo do Inimigo.
    O proposito inicial de Paul Wilson não era escrever uma série tanto que os três primeiros livros, O Fortim, Sepulcro e o Toque Mágico não possuem nenhuma ligação entre si e podem ser lidos em qualquer ordem. O Ciclo do Inimigo possui seis volumes, dentre os quais cinco foram publicados no Brasil na década de oitenta e inicio dos anos noventa e além dos já citados é composta na ordem por: Renascido, Represália e Nightworld. A Editora Record foi a grande responsável pela edição da série no Brasil nos anos em que foram o ápice das publicações de terror em solo nacional, um gênero muito explorado pela Record, porém na metade da década de 90 ocorreu um grande declínio desse tipo de livro e talvez por isso a série acabou esquecida. Mas nos últimos anos o autor foi redescoberto pelos brasileiros e a mesma editora recomeçou a publicar o Ciclo do Inimigo agora em versão pocket com a promessa de enfim traduzir o tão esperado sexto volume. Lançando uma nova edição por ano a previsão para que isso aconteça é meados de 2016.
   O Ciclo do Inimigo narra a batalha entre a humanidade e uma força desconhecida que remota a tempos antes da memória dos homens e cujo único propósito é causar dor e destruição. Com uma aparição inicial bastante marcante em O Fortim o leitor descobre a existência de duas forças opostas se chocam num eterno combate tendo seres humanos no meio de tudo isso. As ligações entre Sepulcro e o Toque Mágico só podem ser vistas no sexto volume que trará a união dos personagens destes livros para enfrentar o fim do mundo proposto pela criatura denominada Rasalom. É a partir de Renascido que os contornos da série começam a se formar com a apresentação dos protagonistas e do Inimigo além de iniciar a série de acontecimentos que desencadeará a vinda desse grande mal para a Terra, em seguida surge Represália o livro mais pesado da série que traz cenas de horror bastante sangrentas para o que Paul Wilson vinha apresentando até o momento e seu final deixa espaço para uma épica conclusão em Nightworld.

Resenhas da série no Biblioteca do Terror:

Sepulcro (Em Breve)
Represália (Em Breve)

Postar um comentário