ÚLTIMAS NOTÍCIAS

24 de outubro de 2013

Resenha: Erebus: O Jogo da Morte - Ursula Poznanski



Sinopse:
   Um misterioso jogo de computador se torna sensação entre os alunos de uma escola londrina. Mas as regras são extremamente rígidas. Cada pessoa tem apenas uma oportunidade e deve jogar sempre sozinha, não comentando com ninguém. Quem viola essas instruções ou deixa de cumprir suas missões é eliminado e não pode iniciar outro jogo. O mais estranho, no entanto, é que as missões são realizadas não no mundo virtual, e sim no real. Ficção e realidade se confundem de maneira intrigante neste thriller, best seller na Alemanha.

Opinião:
   O Jogo Da Morte é um daqueles livros em que se bate o olho e a atração é imediata, nem precisei olhar a sinopse para saber que queria ler o livro. Na primeira noite devorei mais de duzentas páginas. A história é feita para quem, assim como eu, já foi ou é viciado em MMORPGs. Quem já passou por isso conhece esse sentimento que corrói a alma de todo o jogador que não está online, a completa reflexão das ações executadas no game e de suas reações e ramificações no futuro. Aquilo que você fez, que poderia ter feito e que irá fazer na próxima vez que jogar povoa a mente tirando qualquer tipo de concentração a tarefas mundanas que poderiam advir. A autora conseguiu transpor em palavras todo esse sentimento compartilhado pelos gamers e isso torna a leitura tão nostálgica que reacende aquela chama adormecida no coração de um "recuperado". Mas não quero transformar isso em um relato de "jogadores anônimos", vamos ao conteúdo do livro.
   Érebus é o nome de um estranho jogo que está sendo passado de aluno em aluno em uma escola. As circunstancias são extremamente diversas e há várias condições para que se possa receber o tão desejado disco que contém o jogo, entre eles está a promessa de nunca, nunca mesmo, comentar com ninguém do mundo real sobre o jogo e seu personagem no mundo virtual. Outra é nunca fazer nenhuma cópia do disco a menos que o jogo lhe peça para fazer isso. As missões também são diferenciadas, elas ocorrem no mundo real e são pequenas tarefas que parecem não ter nenhuma lógica com o que acontece nos computadores... Mas tudo está ligado a uma trama tão diabolicamente inteligente e perversa que quando se percebe já é tarde demais... No início tudo é apenas lenda e a história não passa de sussurros em meio às aulas e nos corredores, mas à medida que mais e mais alunos começam a faltar aulas e aqueles que frequentam as salas demonstram o cansaço de uma noite mal dormida, a atenção de outros alunos e professores é chamada. Aquilo que parecia ser apenas mais um inocente jogo online acaba se tornando um pesadelo cruel no qual pessoas reais começam a se machucar.
   Os personagens são em sua maioria adolescentes e sua construção é apenas um esboço tão comum em livros com histórias juvenis, a profundidade das suas ações é controlada para não se tornar complexa demais. O enredo é bem linear e aborda quase todos os temas tabus entre jovens se desenvolvendo tanto no mundo virtual como físico em um suspense crescente e viciante. As reviravoltas são ótimas e o final delicioso e plausível. A autora criou um livro na medida certa, uma boa história sem enrolação e não uma odisseia literária de seis volumes dispensáveis. Talvez isso seja o melhor de tudo. A brevidade. O Jogo Da Morte é uma ótima leitura para um fim de semana, rápida e saciante, recomendado especialmente a gamers, novos e velhos, que se verão refletidos nos dramas dos protagonistas. 

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras) 

7 comentários :

  1. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas depois da sua resenha fique animada em lê-lo. Achei super interessantes.

    http://maio97.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse livro faz uma semana. Pretendo começar a ler esse final de semana, parece realmente bom. E gostei da sua resenha =D

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas adorei a resenha, muito bem elaborada... Acho que vou dar uma chance pra ele. :)

    Buttercup de Galocha - Carla

    ResponderExcluir
  4. Com toda a certeza quero ler o livro após ler sua resenha! ;)

    Ine

    ResponderExcluir
  5. Cara, por um lado eu te odeio por me fazer ficar horas procurando esse livro kkk por outro lado, te agradeço, pois o livro é incrível, e a sua resenha também...parabéns

    ps: o odeio é zoa :p

    ResponderExcluir
  6. Já li o livro e recomendo demais, melhor livro que eu já li

    ResponderExcluir
  7. Já li o livro e recomendo demais, melhor livro que eu já li

    ResponderExcluir