Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Sacramento de Clive Barker


Clive Barker é um dos maiores e melhores escritores vivos e Sacramento é uma das obras que marcaram a sua transição do horror gore para o horror fantástico que impregna seus escritos atuais, mostrando que sua imaginação não é apenas sanguinária e assustadora, mas também lírica e exótica. Como em todos os seus romances, Barker cria uma alma para seus personagens e a disseca perante nossos olhos. 

Expõe cuidadosamente todos os seus medos, alegrias, lembranças e paixões, fazendo um paralelo com o leitor, instigando-o a se aproximar mais e ver o lado mais sombrio e obscuro que forma a psique humana, o lugar onde se formam conceitos como o amor e a crueldade, o centro de cada pessoa, aquilo que nos separa  ou aproxima dos animais. É um livro profundo e forte que trata da corrupção e condenação da alma, da extinção de espécies e a busca pela imortalidade além da sexualidade no seu mais profundo significado carnal.

Will Rabjohns é talvez o personagem mais pessoal de Clive Barker. Há muito de um em outro. A maneira como o autor consegue mostrar toda a evolução de seu protagonista através de flashbacks e sonhos dentro de sonhos é magnifica, unindo camadas de fantasias e alucinações, o surreal se mistura a realidade aos poucos com uma suavidade enganadora e sedutora que faz do livro uma leitura irresistível. Will é um fotógrafo fascinado pela natureza, mais precisamente pelo lado selvagem e cruel da luta pela sobrevivência e nessa batalha para conseguir as fotos perfeitas que exprimem esse refinado olhar macabro coloca em risco sua integridade física. 

Numa dessas sessões é atacado por um animal selvagem, bem em meio a sua busca por um estranho casal, que o deixa com sérios ferimentos em coma. É nessa situação crítica de vida e morte que começa a relembrar sua infância e os aterrorizantes acontecimentos que marcaram a perda da sua inocência e que o modificaram profundamente tornando-o o ser humano que é hoje. Sacramento é um romance adulto com um conteúdo bastante violento e sexual, mas também de grande beleza e com um pouco de sua própria filosofia que faz do livro uma fábula fantasiosa sobre o ser humano e suas escolhas. 

As cenas criadas por Clive Barker são fortes e penetram fundo na mente e lá se mantém vívidas e deslumbrantes mesmo quando o próprio enredo da história é esquecido. Não é um livro que irá agradar aos mais pudicos, ao autor não possui a língua presa e vai ao fundo de qualquer tema que se propõe, é o primeiro livro dele no qual o protagonista é assumidamente gay, situação essa que lhe dá mais poder na hora de enfrentar o mal que permeia as páginas. Sacramento está na minha lista de favoritos do autor e do gênero.

   
  Sacramento (1998) | Ficha Técnica 
   Título original: Sacrament (1996)
   Autor: Clive Barker
   Tradutor: Fábio Fernandes 
   Editora: Bertrand Brasil
   Páginas: 523 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Noous cara, gostei muito da resenha e tenho que ler logo esse livro haha
    Este autor parece ser bão mermo hehe

    Até mais \o

    ResponderExcluir
  2. Woow! Que resenha fantástica!! Caraca!! Fiquei com vontade de ler o livro por causa da sua resenha. Vou procurar por aqui, para ver se acho.
    Abraços.
    Misael.
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro desse autor, mas gostei da sua resenha e me deu vontade de experimentar a leitura.

    Abraços

    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafa, desculpa comentar uma coisa nada a ver aqui na sua resenha, mas gostaria de disponibilizar o Livro que escrevi! Tô precisando de opiniões e divulgação, você poderia entrar em contato por e-mail comigo, por favor?

    igor_jkr_hp@hotmail.com

    Obrigado!
    E se quiser saber mais antes, acesse: horadelerlivros.blogspot.com.br ...
    Valeu! \o/

    ResponderExcluir