Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Mulheres Perfeitas de Ira Levin


Mulheres Perfeitas é a segunda tradução do livro "Stepford Wives" de Ira Levin publicada no Brasil. A primeira edição foi em 1972 pela Record com o nome de As Possuídas, um título que não tem qualquer conexão com o conteúdo e que foi agravado com as escolhas das capas na década de oitenta dando a entender que o livro possuía alto teor pornográfico. 

Em 2004, Nicole Kidman estrelou uma nova versão cinematográfica da obra de Levin, chamada de Mulheres Perfeitas e a editora Bertrand Brasil se aproveitando do lançamento do filme, republicou o livro em uma nova tradução atualizada com direito a comentário de Stephen King na capa e a prefácio de Peter Straub. 

Porém o filme não é muito fiel ao livro principalmente com relação ao final então quem já assistiu ao filme pode ler sem problemas Mulheres Perfeitas que sentirá todo o suspense e espanto de quem ainda não o viu. Ainda falando de filmes em 1975 foi o ano de estreia da primeira adaptação conhecida no Brasil como Esposas Em Conflito, que possui um enredo mais fiel ao livro.

Ira Levin para quem ainda não o conhece é autor de uma das obras de suspense mais famosas de todos os tempos, O Bebê de Rosemary, em 1967 que influenciou a maneira de escrever de muitos autores posteriores. Mulheres Perfeitas, Stepford Wives, também alcançou grande sucesso nos Estados Unidos e virou até gíria popular o termo "Stepford Wife" que designa uma mulher submissa e dócil. 

Escrito em 1972 em meio à conturbada época em que as mulheres lutavam por seus direitos, o livro satiriza esses costumes e a maneira de pensar das pessoas principalmente com relação o machismo e suas manifestações. É uma crítica ácida diretamente na base da família do século XX cujo principal papel da mulher era cuidar de seus filhos e da casa estando sempre pronta para atender desejos e caprichos de seu marido. 

Mulheres Perfeitas é um livro pequeno, uma leitura rápida mas que deixa rastros na mente do leitor, sementes para questões que surgem após o assustador final.  A sinopse já narra o suficiente da história para que eu me atenha a maiores explicações, porém tenho algumas considerações sobre o final. Poucos livros possuem um final tão forte como este. 

É o tipo de leitura que quando acaba deixa o leitor espantado tamanho é o poder de sugestão que do autor, que o utiliza para criar uma imagem cuja descrição não está presente no livro mas aparece apenas na mente do leitor, de modo que os finais possíveis não infinitos e cada pessoa terá o seu final especial baseado nas suas experiências e convicções. 

Ira Levin possui um ritmo tenso de escrita, como unhas arranhando um quadro negro, o melhor exemplo de que um livro não precisa ter rios de sangue para te assustar, basta apenas uma gota inserida no momento exato para trazer a tona medos obscuros. Uma leitura aconselhável. Homem ou mulher este livro irá te assustar.

   Mulheres Perfeitas (2004) | Ficha Técnica 
   Título original: The Stepford Wives (1972)
    Autor: Ira Levin
   Tradutor: Franklin David Rumjanek
   Editora: Bertrand Brasil
   Páginas: 144 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Oi Rafa!!

    Nossa eu não sabia que o Filme "Mulheres Perfeitas" eram um livro...
    Obrigado por escrever se post, agora vou correr para ler *-*

    Bjus

    http://babi-teixeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir