Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Inferno de Dan Brown


Simplicidade, esse é o segredo de Dan Brown. Um livro recheado de descrições de obras de arte e seus artistas, que tornam a leitura fascinante sem tirar o ritmo prodigioso da narrativa, com uma escrita simples e de fácil compreensão, sem termos técnicos e palavras longas, ele cria uma história profundamente envolvente que mantém o leitor acordado após a hora de dormir lendo "apenas mais um capítulo".  Inferno me impressionou bastante e se tornou minha obra predileta do autor, o tema me cativou e as obras me fascinaram mais ainda, é um reencontro maravilhoso com Robert Langdon após o péssimo Símbolo Perdido.

A narrativa é rápida, mais acelerada que o Código da Vinci, e leva ao leitor já nas primeiras páginas a uma perseguição implacável tendo como centro o professor de simbologia. As cenas de ação são intercaladas com páginas de revelações e intrigas que servem para dar ligação e um molde à estória, mas mais do que isso as reviravoltas da trama estabelecem a capacidade de Dan Brown de conseguir criar um cenário diferente a cada livro. Então a velha premissa de que o bonzinho é o vilão não vale aqui. Desde o começo dá para perceber que esse é um livro diferente dos demais do autor, uma leve variação de estilo aliada a perseguições e fugas espetaculares por cidades europeias com um toque sombrio das imagens do Inferno de Dante fazem do livro uma leitura imperdível.

Os personagens estão bem caracterizados, o protagonista simbologista é o mesmo de suas aventuras anteriores, inteligente e com um conhecimento quase que perfeito dos símbolos do mundo dessa vez um dos seus maiores triunfos se torna a maior complicação: a memória. A bela da história é assumida por uma doutora inteligente e atraente, mas ao mesmo tempo misteriosa e imersa em segredos. Há também outro personagem fascinante cujo caráter é tecido ao longo das páginas, com pequenos pedaços de visões e opiniões alheias ele é introduzido na história aos poucos. O melhor antagonista de Brown.

O tema central de Inferno é o livro a Divina Comédia de Dante Alighieri mais especificamente na primeira parte: Inferno. Para quem não conhece a obra, Divina Comédia não tem nada de engraçado, narra a viagem ao inferno, purgatório e paraíso de um homem apaixonado. Recheada de críticas à obra foi escrita em forma de poema épico e Inferno retrata uma horrível visão do lugar de danação cristão, não é a toa que após o lançamento do livro voltaram a lotar. 

Dante descreve minuciosamente os nove círculos do Inferno onde os pecadores são castigados nas mais horríveis punições: glutões sofrem a fome eterna enterrados na lama, luxuriosos são arrastados por furacões e ventos fortíssimos, os avarentos carregam sua fortuna em vida em forma de pesos e barras, os violentos estão mergulhados em rios de sangue fervente... Porém não apenas a obra literária serve de guia mas também as pinturas que por ela foram inspiradas como as pinturas de Sandro Botticelli e Gustave Dore.

Dan Brown retorna as livrarias com um livro estrondoso, Inferno tem tudo para se tornar um best-seller e uma ótima aventura cinematográfica.   Uma curiosidade interessante é que até a data do livro foi pensada: nos EUA o livro foi lançado em 14/5/13 um anagrama do valor aproximado do PI, 3,1415 fazendo referencia aos círculos do Inferno de Dante.

   
  Inferno (2013) | Ficha Técnica 
   Título original: Inferno (2013)
   Autor: Dan Brown
   Tradutores: Fabiano Morais e Fernanda Abreu
   Editora: Arqueiro
   Páginas: 448 páginas
   CompreAmazon
   Nota:☠☠☠☠☠☠☠(10/10 Caveiras)

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Oie :)

    Tenho que ler esse livro o mais rápido possível antes que eu enloqueça meus amigos me enchem o saco porque nunca li nada do Dan, abraços !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Eu nem preciso dizer que estou morrendo de vontade de ler esse livro, Dan Brown é um dos meus autores prediletos.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Parei de ler em "o péssimo Simbolo Perdido"

    ResponderExcluir
  4. Quero muito esse livro *-* e eu gosto de "O símbolo perdido" :c

    ResponderExcluir
  5. Fiquei sabendo do livro a pouco tempo. Irei lê-lo logo logo. Dan Brown é muito bom, um dos melhores. Abraços. Sua matéria ficou show de bola.

    ResponderExcluir
  6. Assim como vc, eu ñ gostei do Símbolo Perdido, e cheguei a pensar q a fórmula para as histórias de Langdon havia acabado, mas Inferno mostrou o contrário. É o meu segundo livro favorito do autor.

    ResponderExcluir