ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 de fevereiro de 2013

Resenha: Fúria Lupina - América Central - Alfer Medeiros




Sinopse:
    Em Fúria Lupina – Brasil, um ciclo de autoconhecimento, revelações e conflitos foi encerrado. Agora, uma nova etapa tem início, envolvendo disputa de território, vingança e traição. O sequestro de uma criança autista com grandes poderes mentais (autêntica peeira, ou fada dos lobos) dá início à missão suicida que é o fio condutor da trama de Fúria Lupina – América Central. Um trio de agentes da Alcateia Global precisa abrir caminho com unhas e dentes por território extremamente hostil dominado por lobisomens arredios e violentos, que renegam o nobre comportamento dos lobos e deixam vir à tona o pior da natureza dos homens.
   Alheio a toda essa movimentação de guerra, um jovem investiga crimes de estupro supostamente cometidos por um licantropo conhecido como El Lobo, buscando na jornada de morte da fera um furo jornalístico para mudar sua vida. Ao mesmo tempo, surge uma nova geração de caçadores, mais numerosa, mais jovem, com recursos tecnológicos e bélicos aprimorados.
    Prepare-se para um passeio pelo submundo do crime, em meio à prostituição, drogas e violência, onde, há décadas, licantropos poderosos e perversos se alimentam impunemente da decadência em subúrbios sujos. Essa influência nefasta, mantida com muito dinheiro e sangue, pode estar chegando ao fim.


Opinião:
   Fúria Lupina - América Central dá continuidade ao universo que nos foi apresentado em Fúria Lupina – Brasil mas de um modo diferente com uma história mais diversificada e uma narrativa instigante. A primeira coisa que posso afirmar é o quanto aprendi sobre lobisomens com esse livro (e a saga em geral), como um fã de terror antes eu acreditava saber o suficiente sobre o mito do lobisomem, mas após a leitura me dei conta do quão amplas e profundas são as raízes da lenda e aprendi muito sobre o tema. Como por exemplo, a peeira, uma mulher que tem o dom de se comunicar com os lobos e controlar alcateias. Dá pra notar todo o árduo trabalho de pesquisa que foi realizado pelo autor para que a história ganhasse essa força de entreter e ao mesmo tempo ensinar o leitor.
    A narrativa começa com quatro histórias paralelas entre si que aos poucos vão se unindo e construindo a trama, que a cada página traz uma nova descoberta ou revelação fazendo com que a curiosidade do leitor aumente com a leitura.  Alfer mostrou toda sua criatividade e inteligência ao intercalar ao romance em si, narrativas correlatas que dão um sabor especial ao livro, como por exemplo, utilizar os reportes oficiais da Green Death para esclarecer mais sobre os lupinos da América Central além de exemplificar suas ações, porém seu principal triunfo é transcrever um blog para o papel no qual de uma maneira bem humorada relata a busca do Dr. Glendon por El Lobo.
    Os personagens são bem construídos, alguns já velhos conhecidos com os lupinos Dante, Monica e Fênix assim como a peeira Nazaré, outros são novos como o Dr. Glendon que rouba a cena com seu blog. De uma maneira divertida ele começa uma caçada a El Lobo, uma figura conhecida e temida no submundo do crime, inicialmente dando a impressão de pouca seriedade, mas conforme se aproxima da verdade seus post no blog se tornam cada vez mais tensos e o leitor passa a ansiar cada vez mais por uma noiva atualização. Em suas postagens Dr. Glendon nos traz entrevistas com personagens inesquecíveis além de trazer algumas criticas sociais verdadeiramente relevantes. Nazaré também ganha a simpatia do leitor ao trazer seus relatos de maneira aparentemente fragmentados da sua fuga e sequestro, sua inocência e seu amadurecimento ao longo da história são seu ponto forte. Há também a nova geração de caçadores de lobisomens que são um reflexo critico dos jovens de hoje.
   Fúria Lupina - América Central é um ótimo livro recheado de suspense e ação com ótimas cenas de luta e perseguição além de um mergulho no submundo das drogas e prostituição com boas críticas sociais relativas a eles.

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠(9/10 Caveiras)  

Um comentário :

  1. Achei interessante, colocarei na minha lista de livros.

    http://literatadepijama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir