Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Eclipse Total de Stephen King


Eclipse Total é um dos livros que mostra ao máximo todo o talento do mestre Stephen King para contar histórias, é escrito de uma maneira tão íntima e inteligente que envolve o leitor totalmente na trama fazendo-o viver intensamente cada emoção que a protagonista sente: dor, amor, paixão, tristeza, ódio. 
 
O único problema é raridade que o livro se tornou, com apenas uma publicação no início dos anos 90 pela editora Francisco Alves, Eclipse Total é difícil de encontrar até em sebos além de que o preço também está bem salgado chegando a custar o mesmo preço dos lançamentos mais recentes do King. Eu mesmo esperei bastante tempo para adquirir o meu, com um preço absurdamente baixo e um exemplar praticamente perfeito, e confesso que valeu a pena cada segundo e centavo investido.

Dolores Claiborne é a personagem central que dá nome a versão original do livro. No Brasil ele passou a ser chamado de Eclipse Total por causa do eclipse que ocorre na história e tem grande importância para o que se desenrola na trama. Uma curiosidade é que esse mesmo eclipse é retratado em Jogo Perigoso que apresenta uma espécie de ligação com a história de Dolores do jeito que só King sabe fazer e descrever. 

O que chama a atenção no livro é a maneira cuidadosa na qual a história é narrada, em primeira pessoa pela própria Dolores com seu sotaque e maneirismos "caipiras", com descrições precisas e emocionantes de personagens realistas e situações à lá King que fazem o leitor sentir que está ouvindo a história diretamente da sua contadora. 

Tudo começa com a morte de Vera Donovan, patroa de Dolores que por ser a única a estar na casa com ela logo se torna a principal suspeita de ter forjado o acidente. Para se ver livre das acusações ela terá que contar o seu lado da história, não apenas o que aconteceu naquele dia, mas sim tudo o que contribuiu para o que ela se tornasse a principal suspeita. 

Isso está ligado ao eclipse que ocorreu anos atrás no qual de maneira igualmente estranha o marido de Dolores sofreu um acidente horrível e morreu, desde então as pessoas da cidade consideram-na de reputação duvidosa e por isso a desconfiança perante o aparente acidente. 

Assim Dolores sentada pacientemente na delegacia começa seu emocionante relato da sua vida, tem que relembrar dolorosas memórias e também doces lembranças para fazer entender a sua relação com seu marido e sua patroa.
 
Stephen King, como em Rose Madder, cria uma história centrada na violência domestica na qual a mulher cansada de apanhar em silêncio resolve fazer algo e deixar a inércia. Eclipse Total é indicado para todos aqueles que querem se emocionar com uma história de uma mulher que viveu um inferno e o superou com toda sua fibra e garra e nos dá uma grandiosa lição.

   Eclipse Total (1995) | Ficha Técnica 
   Título original: Dolores Claiborne (1992)
    Autor: Stephen King
   Tradutor: Louisa Ibañez
   Editora: Francisco Alves
   Páginas: 286 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Nós compartilhamos o mesmo gosto de genero! Amo ler suspenses, terror, policial!! Vou seguir com certeza seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi, acredita que ainda não tive "coragem" de ler um livro desse autor..acho que também me falta vontade...Mas eu já assisti uma entrevista com ele e isso despertou um pouco do meu interesse nas obras dele..
    Beijinhos no coração.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/


    P.S: Aproveito a oportunidade para anunciar que tem sorteio de livro nacional. Venha apoiar. http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Deixei um selinho para você em meu blog!
    Karol,
    http://heykarol.blogspot.com.br/2013/01/outros-memesselinhos_28.html

    ResponderExcluir
  4. Muito legal!
    Esse é um dos livros que deveria ser relançado pela Suma de Letras! :)
    Muito bom seu blog! ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é simplesmente perfeito.
    Uma verdadeira obra-prima.

    ResponderExcluir