Resenha | Lunar Park de Bret Easton Ellis

Lunar Park foi o livro que me introduziu no universo caótico de Bret Easton Ellis e que surpreendeu pela sua evolução ao longo das páginas passando rapidamente de uma biografia para uma história de terror repleta de suspense. O livro tem profundas ligações com as obras anteriores do autor, principalmente O Psicopata Americano o qual é uma das bases do enredo.  Lunar Park ganhou em 2005 o INTERNATIONAL HORROR GUILD AWARDS na categoria de melhor novela e em entrevistas o próprio autor disse que o livro é uma homenagem a Stephen King, em especial ao O Iluminado onde Terby, um assustador pássaro de brinquedo, tem significado semelhante à Redrum.

O romance começa com um relato autobiográfico do autor, que é o protagonista, sobre a sua precoce fama após o lançamento de seu primeiro livro.  Bret detalha os incidentes de sua vida desregrada e do uso absurdo de drogas, a principal fonte de seus problemas, além da sua relação com Jayne Dennis que posteriormente se torna sua esposa com quem tem um filho, Robby, que só é admitido como legítimo 10 anos após seus nascimento.

A história se inicia em um simples dia das bruxas quando Bret resolve dar uma festa e ficar chapado. Em meio á vários problemas a bebida e as drogas se tornaram o ponto de escape para o autor/narrador e quando a primeira experiência sobrenatural acontece ele está sobre efeito das drogas, o que causa certa dúvida sobre a realidade dos acontecimentos...

Terby, um pequeno pássaro preto, começa a agir estranho, ou melhor, ele simplesmente começa a agir, pois esse fato já é estranho para um ser inanimado. Porém isso não é tudo as luzes começam a piscar e os móveis da casa se encontram em lugares diferentes dos quais estavam.  E com o tempo as manifestações apenas aumentam de intensidade chegando até a acontecer materializações. Enquanto isso a cidade em que moram está em meio a uma onda de desparecimentos misteriosos de crianças que não deixam rastros para a polícia seguir.

E se isso não for o bastante, um assassino está matando pessoas com as mesmas técnicas que o Patrick Bateman do livro O Psicopata Americano do Bret. Acontecimentos que a primeira vista são distintos na verdade possuem uma ligação surpreendente e aterrorizante, as respostas para as questões levantadas no livro são assustadoras porque são parecidas demais com a realidade para serem ignoradas. Lunar Park é uma história fantasmagórica sobre a loucura e as relações entre pais e filhos, mas mais do que isso é uma narrativa surreal de um escritor que vê seu personagem mais sombrio criar vida.

Recomendo o livro com moderação, quem gosta de Stephen King e de um terror mais "refinado" que se distancia da visão tradicional hollywoodiana sobre fantasmas irá encontrar uma ótima leitura. Porém aqueles que buscam apenas a descrição da carnificina e de sangue por toda a parte é melhor passar longe de Lunar Park. E quiser se aventurar pela história indico primeiro a leitura de O Psicopata Americano por estar intrinsecamente ligado ao enredo.

Lunar Park (2006) | Ficha Técnica
   Título original: Lunar Park (2005)
    Autor: Bret Easton Ellis
   Tradutora: Aulyde Soares Rodrigues e Maira Parula
   Editora: Rocco
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

1. Oi Rafa! No topo da sua lista e também da minha. Parece ser um excelente livro!!!

2. Não tem download dos livros comentados?