Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | O Analista de John Katzenbach


O Analista é um livro incrível com uma narrativa ágil e de tirar o fôlego, uma obra-prima do suspense. John Katzenbach com seu jeito veloz de escrever consegue prender a atenção do leitor logo na segunda página, que se vê literalmente sugado numa trama sufocante e altamente verossímil. É um livro bastante perturbador, pois nos faz refletir sobre nossa identidade, somos capazes de provar quem realmente somos na frente de uma adversidade?  Somos realmente quem deveríamos ser? Somos reconhecidos por nossos semelhantes como sendo quem afirmamos ser?

O Dr. Frederick Starks é uma analista metódico e entediado com seu trabalho. Mantém uma rotina isolada e extremista com uma repetição diária de caminhos a seguir e horários a cumprir. Porém toda a sua condição muda quando ao fim do dia de seu aniversário, após a saída do ultimo paciente, ele encontra um misterioso envelope deixado na recepção do seu escritório. Lá há uma carta de um sujeito que se autodenomina Ruplestilskin e que resumidamente expressa um ódio avassalador e cruel.   

Ruplestilskin dá 15 dias para o doutor descobrir sua identidade senão ele matará uma a uma 52 pessoas que possuem uma ligação com o analista a menos que este se suicide no mesmo período. Assim começa o jogo da sobrevivência e tensão "escorre" das páginas envolvendo o leitor. O livro tem bastante reviravoltas que aumentam ainda mais a qualidade da história, porém o triunfo do autor está na maneira como consegue a empatia de quem está lendo. 

Ao longo do livro enquanto a ação se desenrola e as pistas são reveladas, o leitor se sente realmente na pele do analista e se questiona acerca das suas ações para escapar e ganhar este jogo de gato e rato.  Bastante inteligente em sua ideia central, O Analista é indicado a todos que querem uma leitura inesquecível, um suspense viciante e cheio de adrenalina além de um enredo que foge de clichês e tem um final estonteante. Quem será Ruplestilskin?

   O Analista (2004) | Ficha Técnica 
   Título original: The Analyst (2002)
    Autor: John Katzenbach
   Tradutor: ---
   Editora: Novo Século
   Páginas: 464 páginas
   CompreAmazon
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras)

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Sou completamente apaixonada por esse livro! A narrativa, os diálogos, pensamentos, tudo te leva pra dentro da história, é fantástico! E o que falar do final? Sensacionaaaaaaal <3

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha mais uma vez Rafa. Acabei de comprar este livro que pela história que achei muito interessante provavelmente irei gostar muito do livro.

    www.bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir