ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 de outubro de 2012

Resenha: O Concorrente - Stephen King / Richard Bachman


Sinopse:
   Neste thriler, King se dá ao luxo de misturar ficção em sua história. No ano de 2025 de Bachman a TV domina as casas e drogas são vendidas em máquinas automáticas, o ar puro é para poucos que conseguem pagar, então Ben Richard embarca numa louca disputa via telinha para salvar sua filha, um jogo macabro onde ninguém sai vivo. Este livro escrito em 1980 inspirou a sétima arte com o filme O Sobrevivente, estrelado pelo ainda ator Arnold Schwarznegger.


Opinião:
     Li The Running Man há uns dois anos atrás nos Livros de Bachman com o nome de O Sobrevivente e agora decidi ler a "nova" versão da Suma de Letras, O Concorrente.  A primeira coisa que já me chamou a atenção foi à nova tradução que utilizou muitas expressões que na versão antiga não estavam, a tradutora do Concorrente, Vera Ribeiro, foi infeliz em colocar frases como: "Rodar a bolsinha". Que tipo de americano que vive no ano 2035 usaria uma expressão dessas? Confesso que gostei muito mais do livro da Francisco Alves e da tradução de Ruy Jungmann muito mais séria. 
   O Concorrente foi publicado originalmente como sendo um livro de Richard Bachman, pseudônimo literário que Stephen King já utilizou, as pessoas acham que vão ler um King estão erradas, pois o estilo Bachman difere um pouco do mestre.  As histórias de Bachman são pequenas e rápidas, como pinceladas raivosas em um quadro branco formando imagens simples e interessantes que dão uma nova visão a algo que o nosso olhar já está acostumado. King trabalha muito na base de que às vezes os personagens bons morrem na sua batalha contra o mal e que o bem triunfa, mas há sempre um preço a ser pago por isso seus finais às vezes são bastante criticados, já Bachman por ser "menos" conhecido e ter menos pressão sobre si escreve com um rascante humor sombrio e sarcástico revelando a podridão do sistema e do ser humano sem medo nem dó. Em suma Bachman é o King sem papas na língua e com um humor negro ácido.
    A história se passa num futuro próximo (2035) onde o abismo existente entre os ricos e os pobres intensificou mais e a televisão assumiu seu papel como principal droga de controle da população como o Coliseu do século XXI. Os reality shows dominam as programações da GratuiTV que os elevou a um novo nível de competição, os participantes batalham nas mais variadas atrações por grandes prêmios em dinheiro, porém colocam em jogo sua própria vida. O principal "game" da TV chama-se  "O Foragido" um reality no qual qualquer um pode interagir, as regras são simples, os participantes devem se manter vivos por 30 dias e ganharão um bilhão em novos dólares. Faz bastante sucesso pela violência que nele contém, as pessoas são caçadas pela cidade por policiais além de que a população em geral é incentivada a entregá-los as autoridades com a promessa de recompensa.
   Nesse contexto conhecemos Ben Richards, um homem normal, mas diferente da maioria não se deixa iludir pelo sistema e suas táticas de controle. Quando sua filha fica doente ele se vê sem dinheiro e sem ajuda alguma e a única solução é participar dos realitys que tanto odeia. Devido a sua inteligência é convocado para "O Foragido" é então que seu inferno começa...
    O livro é de uma leitura fácil e prazerosa, capítulos pequenos aliados a cenas de ação e tensão fazem as páginas passarem voando. O Concorrente se tornou umas das minhas histórias favoritas pela originalidade e o sentimento do protagonista em relação ao governo e seu descaso com a população. Em 1982 ano de lançamento do livro ele podia ser visto como uma ficção-cientifica de uma realidade alternativa, porém em pleno ano 2012 a história se assemelha muito a realidade pro meu gosto...

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (10/10 Caveiras) 

Um comentário :

  1. Oba! Meu nome é Sinistro Negro, mas não se assuste com isso.
    Sou do bem. Visitei o seu blog e gostei o que é raro e
    estou seguindo, o que pode ser preocupante.
    Tenho um blog e gostaria que o visitasse para o seu próprio bem.
    E se o seguir tudo Dara certo em sua vida.
    Valeu e boas almas para você.
    http://almaesferia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir