ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de setembro de 2012

Resenha: Quando o Vento Sopra - John Saul


Sinopse:
  As crianças irão chorar. As crianças esperaram séculos. Esperaram que alguém ouvisse seus prantos. Agora, a pequena Christie Lyons veio morar na casa sobre a colina. Agora o terror de Lyons começará.

Opinião:
   Quando o Vento Sopra é uma obra bastante perturbadora e estranha. Estranha no sentido de que até o final da leitura o leitor tem a impressão de que o autor não está nos contando tudo, há segredos escondidos entre as linhas do livro que aos poucos, pedaço por pedaço, vão montando o quebra-cabeça da história.
  É um livro de terror, porém com uma abordagem diferente da usual. Aqui o horror pode ser traduzido como A Mina de Carvão onde crianças podem ser ouvidas quando o vento sopra, o seu choro ecoa pela mina e é ouvido por aqueles que residem próximo a ela. A origem disso são lendas dos nativos do local que dizem que quando seus filhos saem natimortos jogam os corpinhos na mina onde supostamente esperarão até poderem "viver" novamente... Mas John Saul se utiliza da lenda apenas como pano de fundo para a real história que é sobre os efeitos da lenda nas pessoas, em especial numa mulher.
  A protagonista do livro é Christie Lyons, uma garotinha de 9 anos que após ficar órfã passa a viver na Casa das Ambers, um lugar fonte de lendas para os moradores locais devido às excentricidades de suas moradoras que são Edna Amber de 80 anos e Diana Amber de 50 anos. O autor explora de uma maneira espetacular o relacionamento entre essas três mulheres que é de onde surge o horror infiltrando-se lentamente pelas palavras até o leitor ser surpreendido e ser pego pelo enredo.
  Conforme a história segue a nossa opinião muda, no início Edna parece ser uma velha possessiva que nunca deixou sua filha crescer alegando uma suposta doença nunca comprovada; Diana mostra-se um pouco fraca e bastante influenciável e logo de cara ganha a nossa confiança; Christie parece frágil e infantil, após a morte de seu pai perde um pouco de sua identidade e começa a se perguntar o que é família, morte e porque a vida é tão cruel com ela. 
   Cheio de surpresas e tensão Quando o Vento Sopra de John Saul é um livro ótimo para se ler nas noites em que o vento parece sussurrar na janela do quarto... Sussurrar nosso nome com uma voz estranha e hipnótica... Consegue ouvir as crianças chorando??

Postar um comentário