Últimas Resenhas

6/recent/ticker-posts

Resenha | Quando o Vento Sopra de John Saul


Quando o Vento Sopra é uma obra perturbadora que traz uma trama carregada de estranheza. Essa sensação é traduzida durante a leitura através da impressão de que o autor não está nos contando tudo, de que há segredos escondidos entre as linhas do livro que aos poucos, pedaço por pedaço, vão montando o quebra-cabeça da história.

É um livro de terror, porém com uma abordagem diferente da usual. Aqui o horror pode ser traduzido como A Mina de Carvão onde crianças podem ser ouvidas quando o vento sopra, o seu choro ecoa pela mina e é ouvido por aqueles que residem próximo a ela. A origem disso são lendas dos nativos do local que dizem que quando seus filhos saem natimortos jogam os corpinhos na mina onde supostamente esperarão até poderem "viver" novamente. John Saul se utiliza do misticismo indígena como pano de fundo para a sua trama. que explora os efeitos do contato com esse tipo de narrativa supersticiosa em mentes mais suscetíveis. 

A protagonista do livro é Christie Lyons, uma garotinha de 9 anos que após ficar órfã passa a viver na Casa das Ambers, um lugar fonte de lendas para os moradores locais devido às excentricidades de suas moradoras, Edna Amber de 80 anos e Diana Amber de 50 anos. O autor explora de uma maneira espetacular o relacionamento entre essas três mulheres, o horror surge desta estranha dinâmica social infiltrando-se lentamente pelas palavras até o leitor ser surpreendido e ser pego pelo enredo.

A construção das personagens se aprofunda conforme a narrativa avança, John Saul apresenta ao leitor inicialmente protagonistas bidimensionais, que parecem se encaixar nos esterótipos do gênero, para então desconstruir essa percepção. No início Edna parece ser uma velha possessiva que nunca deixou sua filha crescer alegando uma suposta doença nunca comprovada; Diana mostra-se um pouco fraca, bastante influenciável e logo de cara ganha a nossa confiança; Christie parece frágil e infantil, após a morte de seu pai perde um pouco de sua identidade e começa a se perguntar o que é família, morte e porque a vida é tão cruel com ela. E todas elas caminham em direção ao horror.

Cheio de surpresas e tensão Quando o Vento Sopra de John Saul é uma ótima leitura para ser degustada nas noites em que o vento parece sussurrar na janela do quarto... Sussurrar nosso nome com uma voz estranha e hipnótica... Consegue ouvir as crianças chorando?? 

   
  Quando o Vento Sopra (1981) | Ficha Técnica 
   Título original: When the Wind Blows (1981)
   Autor: John Saul
   Tradutor: ---
   Editora: Record
   Páginas: 266 páginas
   Compre: ---
   Nota: ☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Estou quase acabando essa leitura maravilhosa!! É uma pena haver tão pouca coisa do autor aqui no Brasil.

    ResponderExcluir