ÚLTIMAS NOTÍCIAS

11 de agosto de 2012

Resenha: Um plano Simples - Scott Smith




"Por vezes se imagina diante um drama elisabetano, mais do que um romance psicológico pós-freudiano"
                                  The New York Times


"Pense em James M Cain, Thomas Harris, David Morell ou até mesmo em Jane Smiley [...] Pense em quem você quiser, mas leia esse livro"
                                                           Stephen King


Sinopse:
Ano novo numa pequena e gelada cidade dos EUA. Os irmãos Hank e Jacob, junto com Lou, amigo de Jacob, encontram um pequeno avião acidentado na floresta. Ao se aproximarem, descobrem o piloto morto e uma mala com US$ 4 milhões! Os três resolvem ficar com o dinheiro, mas vão esperar um tempo para dividí-lo e começar a gastá-lo. Sarah, esposa de Hank, sugere que ele devolva US$ 500 mil para despistar. Porém, quando Hank está colocando o dinheiro no avião, Jacob se assusta com um morador da região e acaba atingindo-o mortalmente. Para piorar a situação, um agente do FBI chega à cidade para investigar a possível queda de um avião na região e Lou, que está desempregado, começa a fazer pressão para receber sua parte. Assim, o plano que parecia tão simples vai ficando cada vez mais complicado... 

Opinião:
O plano parecia simples, guardar o dinheiro e se alguem aparecer procurando ou se eles descobrirem a procedencia entregá-lo ou queimá-lo se for o caso, mas o que era simples se torna complicado a cada dia que passa e as coisas se tornan... interesssantes.  Esse é o primeiro livro de Scott mas para mim parece o romance de estréia de um autor experiente, tamanha a qualidade e conteúdo que o livro oferece.
Sempre vemos alguem ou nós mesmos querendo ganhar na mega-sena, imaginamos todo aquele dinheiro na nossa conta, o que faríamos, aonde iríamos, o que  compraríamos; porém nunca pensamos de verdade no que fazer com o dinheiro, uma coisa é sonhar e outra coisa totalmente diferente é acontecer. O dinheiro muda as pessoas e é essa concepção abordada pelo autor. A mudança que acontece dentro de cada um dos protagonistas conforme a idéia de riqueza firma-se cada vez mais fundo.
O livro é pequeno e descomplicado, uma leitura prazerosa não apenas para passar o tempo mas refletir sobre a sociedade de valores em que vivemos, Scott Smith nos ensina que o dinheiro pode mudar a nossa vida claro, mas nossas atitudes, força de vontade e ações a mudam muito mais rápido e mais profundamente.


Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras) 

Postar um comentário