ÚLTIMAS NOTÍCIAS

25 de agosto de 2012

Resenha: A Invasão dos Ratos - James Herbert


Sinopse:
  A história é aterrorizante. O autor mantém este clima de pavor em toda a seqüência narrativa. 
  Uma grande metrópole é atingida por uma invasão. Mulheres, crianças, jovens e velhos, ninguém está a salvo da mortal ameaça. Os ataques são seguros, relâmpagos e silenciosos, escapar é impossível. 
Um estado de emergência é decretado. A evacuação parece a única solução frente ao crescente pânico e a escalada da mortandade. 
  Guerra é declarada ao inimigo numero um: os ratos.



Opinião:
   James Herbert conseguiu criar um livro de horror sem nenhum elemento sobrenatural ou força maléfica, tudo o que fez foi pegar um animal odiado por muitos e faze-lo experimentar sangue humano e se viciar elevando-o assim a categoria de predador. Os ratos são os vilões dessa história, uma trama que realmente dá a impressão de ser real. 
  Os ratos de alguma maneira, talvez por falta de comida de um dia para o outro simplesmente começaram a atacar humanos. Mas não ratos pequeninhos como os que habitam as casas... Não, definitivamente esses são diferentes, ratos do tamanho de gatos que vivem na escuridão do subsolo em bueiros e galerias. Eles são mais fortes e espertos e com um paladar muito refinado.
  Os ataques começam  devagar e  em lugares diferentes, um homem no banheiro; uma criança deixada soziha em casa; um adolescente indo para a aula; mendigos dormindo nas ruas... Mas o tempo passa e a população de ratos cresce com a disponibilidade de "comida" e em pouco tempo os habitantes de Londres sente caos através desses monstrinhos.
   O que o autor  mostra nessa história é como o ser humano é fraco diante de um perigo, algo tão pequeno como ratos não nos assusta e até fazemos piadas sobre isso, porém quando centenas de milhares aparecem não há nada o que fazer, o numero ganha da força e a melhor defesa é se trancar em algum locale esperar ajuda ou eles irem embora. Para o homem vencer, ele precisa se unir e trabalhar em equipe contra o mal que atinje sua sociedade. Isso vale não apenas a ratos, bandidos e tal, mas também para as outras coisas do mundo que atacam não somente o corpo mas a mente.
  A Invasão dos Ratos é uma história curta de como o horror nasce da escuridão e dos nossos medos e que para enfrentá-lo temos que estar preparados para tudo... até a morte.

Minha nota: ☠☠☠☠☠☠☠☠☠ (9/10 Caveiras) 

Um comentário :

  1. Olá,adoro histórias de terror,mas não cheguei a ler muitos livros com essa temática,mas já vi muitos filmes.Esse livro deve dar uma certo "medo" rsrs,ratos são realmente muito nojentos,parabéns pela resenha,gostei bastante.Tem post novo lá no blog :)

    beijos

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir